BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (22)

Sumiço da mesa em Iguaba; Publicado decisão em Búzios; CPI pede cabeça de diretores do HM; Ato relâmpago de Bernardo; Lívia made in USA; Mellman agitando em Arraial; Posse de deputados presos na ALERJ e muito mais...


SUMIÇO DA MESA

Imagina a cena: o vereador Balliester Praguer, que se tornou prefeito interino por força da justiça (na quarta-feira, a prefeita Grasiella foi afastada do cargo definitivamente), chega ao gabinete depois de tomar posse na Câmara e leva aquele susto. Cadê a mesa que estava aqui? O gato (gata) comeu? Pode parecer piada, mas é realidade. Como é possível isso? A cidade inteira de Iguaba está incrédula com a situação. E o pior é que não foi somente a mesa que sumiu. Desapareceram utensílios como xícaras, copos, canetas, papel, enfim. Balliester falou conosco ao telefone esclareceu que vai pedir o levantamento na prefeitura para saber se a mesa era patrimônio municipal. E se for comprovado furto, vai consultar a Procuradoria para saber que medidas irá adotar. O prefeito interino lembrou ainda que da outra vez que ele assumiu o executivo, a mesma mesa que desapareceu, estava lá e ele a usou. Outra curiosidade que lhe causou estranheza é o fato de que nenhum servidor sabia do sumiço e tampouco havia um informe sobre o pertencimento da desejada mesa à Grasiella. “Eu achei até que era uma pegadinha”, revelou Balliester. Nas redes sociais, a população avalia como furto, ou minimamente, mesquinharia tal atitude da ex-prefeita. Que fase vive Iguaba, hein?!

 

 

 

AS POSSES

Ato de Posse do prefeito interino e do presidente interino da Câmara de Iguaba Grande, aconteceu nesta sexta (22), às 14h. Na noite de quinta, o então presidente da Câmara, Balliester Praguer recebeu o ofício nº 09/2019 do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, 181ª Zona Eleitoral – Iguaba Grande, impondo a realização de eleições suplementares, em data a ser determinada pela corte do TRE/RJ e requerendo a posse do novo administrador do município. Os atos de posse do prefeito e do presidente da Câmara foram no plenário da Câmara. O então presidente do parlamento foi empossado como prefeito interino do município, o vice-presidente da Câmara, Adriano Batista Mairink, empossado como presidente interino da Câmara Municipal e o vereador Adalberto Moreira que estava afastado do cargo por ocupar um cargo no executivo retornará aos trabalhos na Casa Legislativa.

 

 

 

 

SAIU PUBLICAÇÃO

Em Búzios, finalmente saiu a publicação tornando oficial a decisão da desembargadora do TJ, que mandou André deixar o cargo, depois de recusar a apelação dos advogados do prefeito, alegando que eles teriam perdido prazo (embora eles neguem). Mas o que as pessoas querem saber, é se com essa publicação, Granado sai do cargo para o vice Henrique Gomes assuma? Não. Da decisão da desembargadora, ainda cabem embargos de declaração e o processo fica no TJ-RJ. Depois, ainda cabe agravo interno também. O detalhe é quanto tempo isso tudo pode demorar. O grupo de Henrique acredita que alguns dias a mais. Já os advogados do prefeito, apostam na morosidade da justiça e falam em meses e até anos. E agora, José? Ainda tem muita água para passar debaixo dessa ponte. Enquanto isso, o prefeito buziano segue sendo Granado e HG continua com terno pendurado esperando ansiosamente o momento de assumir a vaga. Coisas da justiça brasileira.

 

 

 

 

TRAVEL USA

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho e o maridão dela foram "tirar onda nos States". Embora não seja oficial, no oficioso, só se fala nisso em Araruama. O vice-prefeito, Marcelo Amaral, finalmente teve a chance de assumir a chefia do executivo. Aliás, foi uma surpresa, já que é sempre deixado de escanteio. Por sinal, vice assumir não costuma ser praxe no município. Normalmente o presidente da Câmara não fala nada e fica por isso mesmo. Mas nova presidenta, Penha Bernardes (MDB), fez questão de fazer tudo como manda o regimento e levou o ofício pessoalmente para Marcelo, que estava atendendo numa clínica particular da cidade, quando foi surpreendido pelo informe de Penha. Aliás, o vereador Oliveira (MDB), chegou a oferecer uma passagem para Amaral ir a Paris, pois assim, Penha assumiria a prefeitura, mesmo que por um curto espaço de tempo. Mas o vice não aceitou. Também se aceitasse, a prefeita Lívia era capaz de fretar um jatinho particular e voltar imediatamente para o município. Já pensou no quiproquó?

 

 

 

 

TRAVEL USA II

Mas a pergunta que não quer calar e vem sendo feita nos quatro cantos de Araruama: O que Lívia foi fazer nos Estados Unidos? Não se sabe. Mas ninguém acredita que tenha sido uma viagem oficial. A aposta é que seja para aproveitar a vida e fazer compras. Foi na quarta-feira (20) e volta no domingo (24). Mas nos bastidores do Paço Imperial de Araruama, a aposta é que essa viagem foi estratégica. Um encontro ultrassecreto com o ex-secretário de fazenda do governo dela, o Naldir Mendonça, que está sendo investigado pelo MP por causa de um escândalo desvios de pagamento de IPTU, que é alvo de investigação do Ministério Público. O Naldir foi morar em terras do Tio Sam, no final do ano passado, logo após esse caso ser objeto de apuração do MP. Será que a viagem foi por isso? Ou seria apenas mais uma dessas incríveis coincidências que vem assolando o Brasil?

 

 

 

 

 

PEDINDO CABEÇAS

Depois de diversos casos de mortes de bebês no Hospital da Mulher, em Cabo Frio, a CPI que investiga as irregularidades da unidade de saúde solicitou o afastamento cautelar da direção do hospital. O presidente da CPI, Ricardo Martins, afirmou que o afastamento dos diretores Dr. Paulo Hebert Dreyer Neto e Livia Natividade garante uma investigação mais isenta e mais transparente possível. A CPI ainda solicitou celeridade emergencial na resposta do ofício. Será que o prefeito, Dr Adriano vai acatar?

 

 

 

 

VISITA INFORMAL

O deputado estadual  do PSL, dr. Serginho, esteve nesta sexta-feira (22) na Câmara dos Vereadores de Cabo Frio para fazer uma visitinha informal ao presidente da casa, dr. Luiz Geraldo.

 

 

 

 

ATO RELÂMPAGO

Na tarde desta sexta-feira (22), o deputado estadual E Subtenente Mauro Bernardo (PROS) realizou um ato relâmpago na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio. Mesmo sem mobilização prévia, muitas pessoas prestigiaram a prestação de contas realizada pelo parlamentar novato, mas ligeiro no gatilho e nas ações. Todos sabem que ele vem se engajando em denúncias contra o que ele classifica como “Máfia dos Depósitos”, onde relata irregularidades sobre apreensões de veículos e a utilização de depósitos particulares. Bernardo também dedicou o ato em agradecimento ao governador Wilson Witzel, que recebeu Bernardo, ouviu seu relato e assinou decreto para a criação do Detran Seguro, que acaba com a participação da Polícia Militar em blitz para verificação de licenciamento de veículos a partir de abril. “Não foi fácil, mas depois de quase três meses de luta conseguimos dar o primeiro passo para acabar com essa máfia. Ainda não é lei, mas o governador está do nosso lado e não quer mais a polícia apreendendo veículos. O próximo passo vai ser conseguir um DPO para o Condomínio Monte Carlo, do Minha Casa Minha, no Jardim Esperança, além de resolver os problemas do Hospital da criança e do Hospital das Mulheres, que tem preocupado bastante a população de Cabo frio. Estou aqui para defender os interesses do povo e aberto a receber denúncias com provas sobre qualquer esquema de corrupção. Meu lema é faca na caveira e nada na carteira” – disparou o deputado.

 

 

 

 

AGLUTINANDO COMBATENTES

O vereador cabofriense Rafael Peçanha e o aldeense Ediel Teles, ambos do PDT, já se uniram na luta contra à “Máfia dos Depósitos”, se tornando os novos combatentes da causa. Tanto que mesmo sem convocação prévia e na maior espontaneidade, estiveram no ato relâmpago organizados por Bernardo e o chefe de gabinete dele, Dr Thiago. Na ocasião, deram depoimentos de que já estão criando formas de provocar a justiça e o poder municipal. Peçanha, ontem mesmo esteve no MP de Cabo Frio denunciando e reforçando a luta de Bernardo para acabar com a apreensão arbitrária dos veículos em Cabo Frio. Já Ediel, fará o mesmo em São Pedro da Aldeia. Aliás, hoje o deputado voltou a atacar o prefeito aldeense, Claudio Chumbinho, que insiste no funcionamento do depósito, mesmo com Bernardo dando entrada em investigação, provando que o local não tem condições técnicas nem legalidade para funcionar. Aliás, sequer tem convênio com DETRAN, conforme disse o deputado.  Essa coragem de Chumbinho vem gerando muitas especulações com o nome dele e o depósito. Mas como ele não anda pelas ruas da cidade, não deve saber o que se comenta a seu respeito.

 

 

 

ADIADO

Foi adiado para segunda-feira (25), o encontro do Prefeito Renatinho Vianna com o Grupamento de Guarda-Vidas de Arraial do Cabo. A gente lembra que o prefeito ficou satisfeito com a atuação da equipe nesse verão, e por isso, decidiu fazer uma homenagem a todos. Para tal, vai recepcionar o grupo em seu gabinete, para fazer um agradecimento especial. Além de Renatinho, o Secretário de Segurança Pública, Major Sodré, também irá participar do encontro.

 

 

 

AGITANDO ARRAIAL

Falando em Arraial do Cabo, ao que parece, Henrique Mellman não está de brincadeira. Ontem recebeu alguns poucos amigos na sua mansão, no Pontal do Atalaia, para começar “agitar as águas do Cabo”. A ideia é fazer um trabalho de visibilidade para aglutinar apoio em torno de sua candidatura à eleição de 2020. E vem conversando com nomes influentes na cidade, deixando para trás vários pré-candidatos que tentam um lugar ao sol. Um vídeo postado nas redes sociais hoje, em que ele fala que ainda está na ativa “e bom de cabeça” obteve o melhor desempenho dos demais concorrentes que estão na luta para chamar a atenção dos eleitores para disputa contra o prefeito Renatinho, no pleito do ano que vem. E tem mais, quem pensa que Mellman continua pão duro, engana-se. Na noite de ontem, ofereceu um jantar, e no menu, anchova assada, que foi um sucesso para quem degustou. Olho no coroinha, hein?! É idoso, mas de morto, não tem nada!

 

 

 

PEGOU MAL

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) autorizou a posse de cinco dos seis deputados estaduais que não puderam assumir o cargo em fevereiro porque estavam presos. Os parlamentares que assumiram o mandato mesmo atrás das grades são os seguintes: André Corrêa (DEM); Luiz Martins (PDT); Marcos Abrahão (Avante); Marcus Vinicius Neskau (PTB); Chiquinho da Mangueira (PSC).Os deputados foram presos em novembro de 2018, na Operação Furna da Onça, acusados de participar de um esquema de corrupção na Alerj.Uma mudança foi proposta do no regimento da Alerj para que os deputados pudessem tomar posse mesmo presos e para que, em seguida, os suplentes assumissem os mandatos. Dessa forma, se, ao longo dos quatro anos de duração do mandato, os deputados presos conseguirem liberdade, poderão retomar o mandato. Essa foi uma das notícias mais comentadas no dia de ontem, depois da prisão do ex-presidente Michel Temer e do ex-governador e ministo, Moreira Franco.

 

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias