A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionc88edf20c00da28a4846f668caee2485e64f29e0): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Bandeira Azul será arriada na Praia do Peró, em Cabo Frio | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Bandeira Azul será arriada na Praia do Peró, em Cabo Frio

Anúncio foi feito durante o encontro do 'MPF Praia Limpa' nesta terça-feira (19)


A Bandeira Azul da Praia do Peró será arriada no dia 15 de abril. O anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento de Cabo Frio, Felipe Araújo, durante o encontro do "MPF Praia Limpa", que aconteceu nesta terça-feira (19), em um hotel no Peró.

Ainda no encontro, o procurador da República, Leandro Mitidieri, reclamou da demora da Polícia em identificar o bugre amarelo que invadiu a área de pedestres da orla do Peró. Ele chegou a pedir auxílio da Polícia Ambiental para localizar o proprietário do veículo. "Não é possível que até agora não tenham achado este bugre amarelo. Se não foi feito registro na delegacia, o meu ofício é o registro. Praia não é lugar para trânsito de veículos", disse.

Em relação ao lixo resultante da venda de produtos pelos quiosqueiros e ambulantes, o procurador reafirmou que são de responsabilidade dos proprietários. "Os comerciantes e ambulantes precisam seguir o exemplo dos seus colegas da Praia de Geribá, onde eles cuidam da limpeza da sua área antes, durante e depois do uso do solo. O MPF também está estudando a legislação dos municípios para que sejam punidos com multa individual os banhistas que deixam lixo na praia. Pelo princípio da externalidade, cada um é responsável pelo lixo que produz. Se os comerciantes, ambulantes e banhistas não entenderem esta norma, temos um problema", advertiu Leandro, completando que também vai pedir explicações ao INEA sobre a abertura de uma fazenda marinha no Pontal do Peró.

As novas obras do projeto de revitalização da orla marítima da Praia do Peró já foram autorizadas pelo prefeito Adriano Moreno, que prevê, inclusive, a construção de novos quiosques. Os moradores vão pedir uma audiência ao prefeito para ouvir dele as garantias de prosseguimento do projeto. A Bandeira Azul só será hasteada novamente após o cumprimento dessa segunda etapa de obras.

O Secretário da Ordem Pública de Cabo Frio, coronel Fábio Carvalho, disse que a Praia do Peró, até há pouco tempo, não tinha nenhum esquema regular de ordem pública. Ele informou que foi criada uma inspetoria da Guarda Municipal, com sede na Praça do Moinho, e destacado um contingente da Guarda Marítima e Ambiental e da Fiscalização de Posturas para cuidar exclusivamente do Peró. Lembrou ainda que, depois de muitos anos, os ônibus e caminhões de lixo conseguiram entrar no bairro no réveillon e no Carnaval, com o trânsito ordenado.

"Não tem volta. Nós temos muita honra de hastear a Bandeira Azul num bairro que, até há pouco tempo, não tinha sequer ordem pública. O comprometimento com os projetos de mudança no Peró é de 100 por cento. Em breve, vamos entrar com ações para ordenar o interior do bairro. Barracas nas praças, calçadas e baias de estacionamento não serão permitidas", anunciou o secretário.

A reunião no Peró contou com a presença de representantes do INEA, OAB, Associação de Engenheiros e Arquitetos, Prolagos, ONG Viva Lagoa, quiosqueiros, ambulantes, Associação da Costa do Peró, Amigos do Peró e vários órgãos da Prefeitura. O secretário Felipe Araújo antecipou que as mudanças na orla estão passando por uma revisão de projeto, mas que serão amplas.

"As obras começam após a Semana Santa. O projeto do Novo Peró não é da Prefeitura, é do povo e é para ser duradouro. Não serão admitidos abusos, como churrasco e som alto na praia, entre outras práticas abusivas. Os quiosques são bens públicos e precisam ter uso compatível com a praia, não podem ser restaurantes. Se o quadro for mantido, um dia vai acontecer uma tragédia. Não vamos tolerar excessos. Todos terão que se enquadrar nas novas regras", afirmou o secretário.

Respondendo a pergunta da comunidade, o coordenador de Meio Ambiente, Mário Flávio Moreira, disse que será executado um projeto de arborização no Peró, mas que a supressão de espécies nativas (como piteiras, leucenas e capim colonião) da restinga, dos acessos à Praia das Conchas e do Morro do Vigia, depende o Plano de Manejo do Parque da Costa do Sol. Informou ainda que o arriamento temporário da Bandeira Azul estava previsto, pois o hasteamento foi autorizado apenas para a alta temporada em caráter provisório.

Sobre uma pergunta do ambientalista e ciclista Daniel Ribeiro, Mário disse que o proprietário do estacionamento da Praia das Conchas autorizou 100 vagas para ciclistas.

Quiosqueiros e moradores reclamaram da falta de policiamento na orla do Peró depois das 18h, quando saem do local os guardas municipais, da marítima e os agentes de Posturas.

Fábio Carvalho explicou que eles saem da orla, mas ficam baseados na cabine da Praça do Moinho, que é mais movimentada à noite. Ele prometeu, contudo, interceder junto ao comando do 25º BPM para que seja feito patrulhamento noturno no local à noite, sobretudo na orla e na área dos hotéis.

Os moradores também pediram à Prefeitura que solicite à concessionária Prolagos que faça o saneamento básico da área urbana do Peró. Os representantes da Prefeitura informaram que a obra está prevista.

Presente ao encontro, o presidente da ONG Viva Lagoa, Arnaldo Vila Nova, disse que ainda não há segurança para se garantir a obra, porque os recursos foram usados em outras áreas. O procurador Leandro Mitidieri sugeriu mais uma campanha de limpeza da praia do Peró, com apoio do MPF.

O secretário Felipe Araújo informou que, através de uma emenda parlamentar, Cabo Frio está recebendo R$250 mil para sinalização turística e que o Peró será contemplado. Disse também que, através de uma compensação ambiental do projeto Marinas Cabo Frio, será aberto um novo acesso ao Peró ligando a Estrada do Guriri à Avenida Wilson Mendes. Moradores e hoteleiros reclamaram muito do acesso pela Gamboa e Rua Samuel Lessa.

Categorias: Cabo Frio Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias