BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (19)

Iguaba de pernas pro o ar; Granado pode não deixar governo; Bate boca na Câmara aldeense; estranhezas de Araruama, Posse de Nenel em Cabo Frio; oposição de Arraial e muito mais...


DE PERNAS PRO AR

Literalmente de pernas para o ar. Foi assim que Iguaba Grande amanheceu nesta terça-feira (19). Cedo recebemos a informação de quem seis viaturas com a gentes do MP e da Civil estavam cumprindo mandados de busca e apreensão na casa de vários servidores. Somente depois veio a notícia da própria assessoria do MP informando do que se tratava, aquele monte de homens de preto circulando pelas ruas sem pavimentação da pacata Iguaba.

 

 

 

 

TRATAVA-SE DE...

Uma mega operação que foi deflagrada de forma surpreendente para cumprimento específico de nove mandados de busca e apreensão em endereços da prefeita de Iguaba, Grasiella Magalhães, e outros cinco denunciados por crime de corrupção e fraude em licitação, pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil. A ação é mais um desdobramento da Operação Apagão, que levou para cadeia o ex-prefeito de Silva Jardim, Wanderson Gimenes. A Polícia levou o celular e o notebook da prefeita e também do responsável pelo Serviço de Iluminação Pública, Adilson dos Santos, e do ex-Secretário de Obras, Luiz Jeronymo". Depois disso tudo, a justiça determinou o afastamento cautelar da prefeita, para instrução do processo. Mas na cidade, principalmente na Praça Edila Pinheiro, o comentário junto é que Grasiella seria presa também, mas conseguiu desmobilizar de alguma forma essa prisão.

 

 

 

 

MARIDO PRESO

Quem não teve a mesma sorte da prefeita, foi o esposo dela, Marcelo Magalhães, que foi preso e lavado para cidade da Polícia, na capital, por porte ilegal de arma de fogo. O curioso é que esse crime é afiançável, entretanto, não teve colher de chá para Marcelo. A suspeita é que arma tinha numeração raspada o que agrava a situação. Que fase!

 

 

 

 

COMO FICA?

Até que as investigações sigam o curso determinado, quem fica no cargo à frente da cidade é o vice Leandro Coutinho (MDB). Não existe essa de eleições suplementares. E a oposição, não cria expectativas nesse sentido, visto que segundo a lei, como o afastamento é cautelar, nenhum gestor público pode ficar afastado muito tempo, logo, se as investigações demorarem, ela deverá reassumir a função de chefe do executivo e responder no cargo. Para quem pensa que essa situação foi comemorada pela oposição, ledo engano. Vantoil Martins (PPS), elegante como sempre, se limitou a dizer que não vê motivos para comemorar essa derrota da prefeita: “ Acima de tudo, quem sai derrotado é o município que virou destaque em toda mídia do estado”, disse ele encerrando o assunto. 

 

 

 

 

EU AVISEI

No ano passado, logo após a prisão do deputado estadual e ex-prefeito de Silva Jardim, Wanderson Gimenes (SD), nós informamos aqui na Boca Miúda, que o Ministério Público e a Polícia Civil estavam investigando contratos nebulosos com a empresa envolvida no escândalo que levou Wanderson para cadeia tinha, em Iguaba Grande. Mas ninguém acreditou. Agora, deu no que deu. A operação de hoje foi possível graças à uma delação premiada, em que o empresário pivô do esquema entregou a prefeita Grasiella de bandeja ao GAECO.

 

 

 

 

NOVELA SEM FIM

O folhetim político de Armação dos Búzios vem surpreendendo até mesmo os maiores fãs de seriados no Net Flix. É um tal de senta e levanta da cadeira do prefeito que é de dar cãibras só de olhar. Ontem, divulgamos aqui na Boca Miúda que o julgamento do recurso do prefeito Granado seria hoje, às 13h30. Mas a Desembargadora da 20ª Câmara Cível do TJ-RJ, Denise Levy, decidiu antecipar tudo em decisão monocrática, aquilo que o colegiado decidiria. Foi uma surpresa para todos. Ela emitiu documento informando que o prefeito perdeu o prazo estipulado para apresentar a apelação no processo em que ele responde por improbidade administrativa, por não ter convocado concursados. Como punição, Dra Denise mandou André Granado deixar o cargo, o pagar multa de 50 vezes o valor do salário de prefeito e o proibiu de contratar com o poder público.

 

 

 

 

 

DEFESA REBATE 

Apesar da decisão, André Granado se mantém no cargo de prefeito. A defesa alega não ter recebido nenhuma notificação até o presente momento, por isso, ele segue trabalhando (quase) normalmente. Os advogados esclarecem ainda que não houve perda de prazo conforme aponta a justiça. E disseram mais, que a decisão que estava em pauta para ser julgada hoje, seria analisada por colegiado. Ou seja, vai ter muita água para passar debaixo dessa ponte. E os advogados apostam que o prefeito, (sabe-se lá como) ficará no cargo. Ainda no começo da noite de hoje, já circulava a notícia de que a defesa do prefeito já teria conseguido reverter a situação. Informações como essa deixam a turma na Praça Santos Drumont naquela adrenalina.

 

 

 

 

 

MARCANDO EM CIMA

E o “Trio Parada Dura” da Câmara de São Pedro da Aldeia, Claudinha (PTB), Ediel Telles (PDT) e Naldinho (MDB), está marcando em cima e não quer perder nenhum lance quandoo assunto é Educação. Tanto que mesmo tendo sessão hoje, eles preferiram acompanhar de pertinho a licitação da compra de merenda escolar para o município. Segundo a presidente da CPI da Merenda, Claudinha, a marcação cerrada tem explicação: “Fomos acompanhar para evitar acontecer algum tipo de esperteza, como sempre ocorria, que eram os famosos contratos emergenciais, que dispensavam a licitação, explicou a vereadora. Claudinha salientou que uma nova data, ainda sem definição, será marcada para continuidade do processo licitatório. 

 

 

 

 

BATE BOCA 

E na ausência do Trio Parada Dura na sessão de hoje, da Câmara de São Pedro, teve bate boca entre o presidente, Brunão Costa (MDB) e a vereadora Bia de Guga (MDB). Bia compareceu inspirada aos trabalhos e atacou Bruno sem piedade. Segundo ela, na sessão passada, “o presidente usou da prerrogativa para fazer o que lhe convém e desfazer do Regimento Interno”, detonou Bia. Toda essa revolta se deu porque ela pediu que fossem apreciadas três matérias na ordem do dia, na última quinta-feira (14), mas não foi atendida. E nesse espírito de indignação, ela foi além. Disse que está na hora do presidente “rever seus conceitos” e mandou uma indireta bem direta: “Ser líder é ajudar o próximo dentro da legalidade”, criticou. E não foi só isso, Bia fez questão de lembrar que tem vida política própria: “Eu não entrei aqui para ser a esposa de Guga, e sim, porque Deus viu em mim capacidade de estar aqui”, pontuou. Só que a vereadora acabou confessando que teve vontade de “voar no pescoço do Bruno na semana passada”. O presidente, por sua vez, mexia em pastas e documento fingindo que nem sequer ali estava. Mas ao final, Brunão saiu do silêncio e mandou assim: “A vontade da vereadora de voar em meu pescoço é fruto das minhas orações por vossa pessoa”, disse ele encerrando a sessão em seguida. Lá ao fundo pode-se ouvir um “Içaaaa” do povo que acompanhava.

 

 

 

NOVAS COMPOSIÇÕES

A CPI da Enel e a Comissão Especial de Educação contam agora com novas composições. Os grupos foram formados após uma reunião na Câmara Municipal de Cabo Frio, onde ficou definido que Rafael Peçanha irá presidir a comissão que apura possíveis irregularidades na prestação de serviços da concessionária de energia elétrica, tendo como vice Alexandra Codeço e como relator Vanderlei Bento. Já a Comissão Especial de Educação conta agora com Rodolfo Machado na presidência, Ricardo Martins como vice e Rafael Peçanha como relator. Vale lembrar que a CPI da Enel é recente, instaurada no dia 19 de fevereiro utilizando como base as diversas reclamações de prejuízos à população por conta da precariedade dos serviços prestados e também devido as constantes quedas e oscilações de energia. Já a Comissão Especial de Educação foi criada em maio de 2017, e agora conta como novo prazo e nova composição.

 

 

 

REUNIÃO NO MP

Foi antecipada para amanhã, quarta-feira (20), a reunião no Ministério Público de Cabo Frio que pode selar, de forma pacífica e jurídica, uma conciliação que reverta a determinação do MP que fechou 50 casas de veraneio no município às vésperas do Carnaval, e que causou grande prejuízo e dor de cabeça aos proprietários de imóveis. Na ocasião, os responsáveis pelas casas contestaram a decisão do Ministério Público, alegando que o órgão exigiu critérios que nunca foram cobrados pelas fiscalizações da Prefeitura de Cabo Frio, que anteriormente havia dado aval para a utilização das casas como hospedaria. Cientes do problema, os vereadores de Cabo Frio receberam os donos dos imóveis na segunda-feira (18) e tentarão intervir no caso. Os representantes do legislativo também foram convidados para participar da reunião desta quarta (20) no MP, e a expectativa é de que todas as partes saiam satisfeitas do encontro.

 

 

 

 

POSSE DE NENEL

A sessão plenária da Câmara de Cabo Frio deu posse hoje ao Nenel do Jardim, suplente de Miguel Alencar (que assumiu a Secretaria de Governo). Figura caricata, Nenel chegou daquele jeitinho todo peculiar. Chapéu branco e fala brejeira, o vereador falou da satisfação de voltar ao parlamento (foi suplente anteriormente) e agradeceu a fé dos seus eleitores que apostaram o voto nele e hoje percebem que não foi em vão. Os demais colegas foram receptivos ao novo edil da casa.  

 

 

 

 

OPOSIÇÃO SEM NOME
A oposição de Arraial do Cabo está se organizando pra enfrentar o prefeito Renatinho Vianna em 2020. Mas o grande desafio é unificar essa oposição. Se continuar fatiado, só favorece à máquina. Mas apesar de muitas reuniões, o que falta aos adversários de Renatinho é um nome forte para enfrentá-lo nas urnas. Henrique Mellman (PDT) diz que vem, mas o amanhã, a Deus pertence (se é que me entendes). Já o ex-prefeito Andinho, está mais sujo na justiça que “pau de galinheiro, como se diz no popular, portanto, carta fora do baralho, embora Andinho venha se reunindo e afirmando aos quatro cantos do Cabo que conseguirá viabilizar sua candidatura. Mas em Arraial, há quem aposte que os advogados dele deverão lhe trazer a má notícia sobre sua impossibilidade até sexta-feira (22). E mais do que informar é condicionar que ele abra mão desse sonho irreal e abrace um nome viável. Mas quem será esse nome viável?

 

 

ESTRANHEZAS DE ARARUAMA

Um vídeo postado nas redes sociais nesta terça-feira (19), a prefeita Lívia de Chiquinho (PDT) revela algo inusitado: existe uma denúncia no Ministério Público sobre fraude no pagamento de IPTU, Alvará e outras taxas na administração pública municipal. Segundo informações que circulam imprensa local, estariam envolvidos o ex-prefeito (Chiquinho), ex-secretário, advogados e servidores efetivos. Especula-se que os processos seriam incinerados para que a justiça não conseguisse levantar provas da operação criminosa e inescrupulosa no Departamento de Dívida Ativa da administração pública municipal. Mas tudo isso no campo da especulação. O curioso é que no vídeo, a prefeita Lívia transfere a responsabilidade aos empresários e contribuintes da cidade, mas não à equipe de governo. A oposição afirma que a ela chegou a ser intimada a comparecer à delegacia para dar maiores esclarecimentos a esse fato nebuloso. Vamos acompanhar essa situação para ver no que vai dar.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias