Ministério Público Federal vistoria pontos de derramamento de esgoto na Laguna de Araruama em Cabo Frio

Atividades serão realizadas nesta quinta-feira (21)


O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Leandro Mitidieri, realiza uma vistoria em mais de 50 pontos de derramamento de esgoto na parte da Laguna de Araruama, que abrange o município de Cabo Frio nesta quinta-feira (21). Ação faz parte do projeto MPF Praia Limpa em parceria com os projetos locais Pescadores da Lagoa e SOS Lagoa.

A vistoria é um dos resultados da audiência pública feita pelo MPF sobre a revitalização da Laguna de Araruama, que envolveu representantes legais dos sete municípios abrangidos pelo corpo hídrico, representantes dos moradores, das Associações de Pesca e comunidade em geral.

Participarão da fiscalização concessionárias, municípios, pescadores e associações. "Trata-se de um importante desdobramento do MPF Praia Limpa nessa parte tão nociva do esgoto nas lagoas, rios e praias", afirma Leandro Mitidieri.

A ação terá início nos canais da Lagoa da Gamboa, que integra a Laguna de Araruama, e seguirá para a Praia do Siqueira, de onde será feita uma vistoria na Estação de Tratamento de Esgoto a Tempo Seco. Em seguida, representantes da Associação de Moradores e de Pescadores farão uma “barqueata”, levando o procurador e o coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, para conhecer locais de descarte clandestino de esgoto identificados por eles.

Após a “barqueata”, um documento elaborado pelos pescadores e moradores da Praia do Siqueira será entregue ao procurador da República.

“Essa vistoria será de suma importância para que se perceba que o problema do esgoto clandestino jogado na Laguna é predominantemente o mais grave, assim como o tratamento a tempo seco. Esses dois, associados, contribuem para a degradação. Com a vistoria, também, poderemos identificar os pontos assoreados e dar início ao planejamento para, pelo menos em Cabo Frio, começarmos viabilizar essas ações”, afirmou o coordenador do Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

Categorias: Cabo Frio Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias