CABO FRIO / Mães que perderam bebês no Hospital da Mulher relatam abordagem agressiva de funcionários ao tentarem liberação de prontuários retidos na unidade

Secretaria de Saúde informou que lamenta e condena totalmente qualquer atitude desrespeitosa que tenha sido tomada por funcionários da unidade, e afirmou que irá orientar a equipe a liberar a documentação para as mães nesta terça-feira (19) até no máximo o perído da tarde


Pacientes que perderem bebês recentemente no Hospital da Mulher, em Cabo Frio, afirmam que a equipe da unidade está se negando a entregar o prontuário delas e, consequentemente, impedindo que elas tenham acesso à informação de forma transparente para uma apuração mais detalhada sobre o que teria realmente motivado os óbitos das crianças.

Algumas dessas mães, inclusive, afirmam que foram atendidas de forma desrespeitosa ao tentarem resgatar o prontuário, e chegaram a registrar ocorrência na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) além de buscar apoio jurídico para conseguirem a liberação desses prontuários.

Uma jovem que perdeu o bebê no dia 26 de fevereiro diz que o Hospital alegou que a criança morreu por falta de oxigenação, e desde então a família tenta ter acesso ao prontuário e busca esclarecimentos para saber se o óbito ocorreu de forma natural ou em função da demora na internação e procedimento de parto.

Após a equipe do Portal RC24h entrar em contato com a Prefeitura de Cabo Frio relatando a situação, a Secretaria de Saúde informou que lamenta e condena totalmente qualquer atitude desrespeitosa que tenha sido tomada por funcionários da unidade, e afirmou que irá orientar a equipe a liberar a documentação para as mães nesta terça-feira (19) até no máximo o perído da tarde.

 

CPI COMEÇA A ANALISAR DOCUMENTOS DO HOSPITAL DA MULHER

No último final de semana, foram entregues os primeiros documentos solicitados pelos integrantes da CPI que investiga a série de mortes de bebês ocorridas no Hospital da Mulher de Cabo. Entre o material estão documentos impressos e em pendrives com cópias do livro de entrada e saída dos pacientes, cópia do livro de óbitos, cópia de guias de entrada e saída de insumos, relação nominal e registro de frequência dos funcionários e cópia do controle de movimentação das ambulâncias que estão a serviço do Hospital nos meses de novembro/2018, dezembro/2018 e janeiro/2019.

Na quarta-feira (20) uma reunião aberta será realizada na Câmara Municipal. O encontro foi convocado pelo presidente da Comissão, o vereador Ricardo Martins (SD), que esclareceu que com a entrega dos documentos feita pela direção do hospital, a CPI vai comparar os dados, com informações e denúncias, para cruzar as informações e apurar possíveis negligências médicas. 

“Vamos analisar os documentos fornecidos, cruzar os dados com as denúncias e realizar oitivas. Nosso objetivo é democratizar a discussão e ouvir além das pacientes denunciantes e seus familiares, outros agentes da área de saúde” - destacou Martins.

A CPI, criada no inicio de fevereiro, tem como foco investigar as denúncias de mortes de nascituros que ocorreram no Hospital da Mulher, no início do ano, e várias denúncias de negligência que foram registradas na delegacia de Cabo Frio, Câmara e no Conselho Municipal de Saúde, resultando, inclusive, em uma audiência pública.

Os integrantes da comissão terão 90 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90 dias, para concluir as investigações.

Categorias: Cabo Frio Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias