Com falta de ar condicionado, crianças de escola em Macaé tomam banho de mangueira para aliviar o calor

Pais fizeram abaixo-assinado cobrando providências da Prefeitura


Devido ao calor intenso nos últimos dias e a falta de ar condicionado nas salas de aula, professores da Escola Municipal de Educação Infantil Attila de Aguiar Maltez Junior, no bairro Cajueiros, em Macaé, recorreram a um banho de mangueira para refrescar as crianças.

De acordo com funcionários da escola, os alunos estão sofrendo com a alta temperatura e "os ventiladores de teto não estão dando conta". Além disso muitas das crianças tem reclamado de dores de cabeça, segundo os pais.

Na manhã desta segunda-feira (18), pais e responsáveis pelos alunos da EMEI Professora Normal Shirley da Silva Fernandes se reuniram e fizeram um abaixo-assinado para pedir que a Prefeitura esclareça porque a escola não entrou na lista de instituições contempladas pelas instalações de ar condicionado "e não vai entrar na lista do próximo semestre, mesmo que a escola já tenha toda a parte elétrica pronta para suportar a instalação".

"Várias escolas de crianças de três e quatro anos estão sem climatização em sala de aula e a Prefeitura dá a desculpa que algumas estão sendo contempladas e, que até o final de 2020, pretendem climatizar todas", reclama a mãe de um dos alunos.

Em nota, a Prefeitura de Macaé alega que "considerando as Diretrizes e Bases da Educação Infantil, a aprendizagem perpassa dois eixos: interações e brincadeiras. Nos campos de experiência, trabalhados na BNCC, todo contexto escolar é educativo, além de estabelecer os direitos de brincar, conviver, conhecer-se, participar, expressar e explorar.

Considerando essas leis, o banho de mangueira é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento da consciência corporal. Através da brincadeira os alunos percebem seus movimentos, as sensações causadas pela diferença de temperatura em cada parte de seu corpo, estreita vínculos com o grupo, descobre mais sobre seu corpo e as possibilidades de movimentos além do incentivo dos hábitos de higiene e autonomia gradativa do auto cuidado. Além destes benefícios, nos dias de alta temperatura ele traz conforto, o que relaxa e refresca, preserva a integridade da pele prevenindo assaduras, brotoejas e micoses e traz prazer e divertimento".

A Prefeitura também afirmou que os aparelhos de ar condicionado estão sendo instalados seguindo um cronograma. "Das 106 escolas existentes, algumas já tinham ar. 87 escolas serão beneficiadas no final do processo de implementação do ar, que já foi iniciado. Licitamos 27 escolas e vamos licitar mais 60. 16 já estão com ar e 11 já estão sendo entregues ou finalizando as questões elétricas para poder instalar".

 

Confira a lista das escolas contempladas em 2019:

Categorias: Educação Macaé

Fotos da notícia




Outras notícias