A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionb44cfbd48f749b1a79a226c028632be5cafc1176): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

COLUNISTA RC24H / Alexandra Codeço - Mulheres: muitas conquistas e um horizonte delas pela frente | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

COLUNISTA RC24H / Alexandra Codeço - Mulheres: muitas conquistas e um horizonte delas pela frente

"Para conciliar tantas atividades, a mulher precisa ter cada vez mais consciência de si mesma, de suas forças, talentos e, acima de tudo, de suas limitações. E o principal: nunca desistir de lutar por uma sociedade mais igualitária"


O cenário para as brasileiras do século 21 é bem diferente daquele do passado. Foram inúmeras as conquistas, como o direito a estudar, trabalhar e, principalmente, decidir seu futuro e se ver representada por meio do voto. Mais recentemente, a Lei Maria da Penha, em vigor desde setembro de 2006, garantiu proteção à mulher e punições àqueles que perpetuam a barbárie opressora da violência doméstica. 

Sou mulher, mãe e estou vereadora do munícipio de Cabo Frio. Trajetória de vida da qual me orgulho, mas cheia de percalços comuns a milhões de brasileiras. Sofri violência, psicológica e patrimonial, por muitos anos, mas não resignei. Busquei coragem no apoio de minha família e, finalmente, consegui me libertar de um relacionamento violento e despótico. Um grito de liberdade, um basta que nos dias de hoje convencionou-se chamar de empoderamento feminino. 

Mas mesmo a independência tem seu preço quando se trata das mulheres. Moderna, independente, mas na maioria das vezes sobrecarregada. Dela se exige ser profissional de excelência, mãe diligente, esposa dedicada, mas sem nunca abdicar de sua feminilidade, da beleza e do bom humor, mesmo que enfrentando, por vezes, uma tripla jornada. Então, como equilibrar esta equação?  

Para conciliar tantas atividades, a mulher precisa ter cada vez mais consciência de si mesma, de suas forças, talentos e, acima de tudo, de suas limitações. E o principal: nunca desistir de lutar por uma sociedade mais igualitária. Por isso, como vereadora sinto-me na obrigação de legislar em prol da garantia dos direitos da mulher. Inclusive, lei de minha autoria dispõe sobre a obrigatoriedade de se realizar a Semana da Mulher em nosso município, com eventos, palestras, fóruns e seminários sobre temas importantes para as cabo-frienses. 

As conquistas das mulheres são muitas, os desafios, por sua vez, seguem grandes. É inegável que portas para as grandes oportunidades de emprego foram, enfim, abertas para elas. No entanto, décadas após tal conquista, constatou-se que as mulheres ainda não chegavam a cargos importantes de liderança na proporção esperada e correspondente às suas qualificações. 

Muito ainda há que se fazer, mas à medida que seu horizonte de escolhas se amplia e novas experiências são consideradas, a mulher - com sua maior sensibilidade, percepção aguçada, bom relacionamento interpessoal e flexibilidade – tem aptidões naturais de sobra para brilhar em qualquer situação, seja onde for, porque lugar de mulher é onde ela quiser.

 


 

 

* Alexandra Codeço, vereadora da Câmara Municipal de Cabo Frio pelo PRB.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias