BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (14)

Prefeito de Cabo Frio bate o martelo; Suplente assume cadeira na câmara cabofriense; CPI da merenda de São Pedro não será pizza; Prefeitura de Arraial quita atrasados; Disque Denúncia em Iguaba; Abraço em Araruama... E muito mais!


BATEU O MARTELO

Finalmente foi definido quem irá assumir o lugar de Duca Monteiro na prefeitura de Cabo Frio. Em reunião realizada na tarde de hoje, o prefeito Dr Adriano se reuniu com o vereador Miguel Alencar e ficou certo que será ele o novo titular da secretaria de Governo, como já havíamos divulgado no início da semana. Foi preparado ofício à Câmara de Vereadores para que a Casa oficialmente ceda Miguel para que assuma a função a partir de amanhã. A carta será lida pelo presidente da Câmara, vereador Luis Geraldo (PRB) na sessão plenária tornando oficial o ato. A mudança dentro do Executivo deixou clara uma questão fundamental: Duca não deu a devida atenção à Câmara que se articulou, derrubou ele e colocou um vereador que pode não ser unanimidade no parlamento, mas conseguiu a maioria suficiente para ocupar o cargo. A expectativa agora, com a chegada de Miguel, é que as relações dos vereadores com o prefeito fique mais próxima.

 

 


NENEL DO JARDIM

E quem assume o lugar de Miguel Alencar na Casa de Leis é seu suplente, Nenel do Jardim (PPS). Nenel já havia assumido a cadeira por um pequeno período ano passado, quando Miguel Alencar foi titular da secretaria de Cultura. Manoel Machado de Azevedo, conhecido popularmente como Nenel de Jardim, é casado, tem três filhas e uma neta. Chegou a Cabo Frio há 46 anos, vindo de Campos dos Goytacazes.

 

 

 


CALCANHAR DE AQUILES

Deu no blog do professor Chicão e a análise é realmente coerente. Segundo disse o professor, "fica cada vez mais evidente que os principais problemas deste governo são políticos, na Saúde e na Postura, de onde vem quase 100 % das queixas. O governo tem alta rejeição por conta dessas três áreas. Nas demais, o governo não é ruim, mas o que faz de bom não tem o mesmo destaque e é visto quase como obrigação do poder público". Sem dúvidas, a Saúde é o calcanhar de Aquiles da prefeitura de Cabo Frio. Os casos que vêm surgindo há tempos de problemas nessa área são prova cabal disso. O mais recente foi o caso da criança que morreu de meningite no início da semana por descaso do setor.

 

 


AINDA SOBRE ELAS

Na sessão solene da última terça (12), quando houve a entrega do diploma "Joelma Fidalgo" às mulheres que se destacaram em Cabo Frio durante o ano, também teve homenagem para aquelas que trabalham na Casa de Leis. Na ocasião, o vereador Guilherme Moreira (PPS) agraciou duas funcionárias da Câmara, Jéssica Lima e Eluana Casemiro. Deus flores, sandálias e ainda levou salgadinhos. Um verdadeiro gentleman.

 

 

 

 

 

 


CPI DO HOSPITAL DA MULHER

Ainda no âmbito do legislativo cabo-friense, membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Hospital da Mulher se reuniram hoje, quando receberam os documentos solicitados pelo presidente da CPI, uma caixa bem cheia por sinal, com pilhas de documentos de papel, mídias e pendrives, que serão analisados. Os trabalhos começaram em fevereiro e devem ir até maio. No encontro de hoje reuniram-se os vereadores Aquilles Barreto (SD), Ricardo Martins (SD) - que preside a CPI Alexandra Codeço (PRB) e Letícia Jotta (PSC), vice-presidente da comissão. Ainda compõem a CPI - que vai investigar as mortes de bebês ocorridas na unidade de saúde - os vereadores Vinicius Corrêa (PP), que é o relator, Miguel Alencar (PPS) e Rafael Peçanha (PDT).

 

 

 

NOVO PORTAL

A Câmara Municipal de Cabo Frio lança nesta quinta-feira (14) um novo site. O anúncio oficial será feito pelo presidente do parlamento, Luis Geraldo (PRB), durante a sessão ordinária da Casa Legislativa. Entre as novidades do portal estão o design responsivo, ou seja, layout preparado para se adaptar a tela, seja tablet ou smartphone, uma plataforma mais ágil e mais segura, além de novos conteúdos e links que devem dar mais transparência aos atos do Legislativo Municipal.

 

 

 


PM EXCLUÍDO DA LEI ÁUREA

O deputado estadual Subtenente Bernardo (PROS) fez uso da tribuna ontem para falar um pouco sobre sua luta pela extinção do RAS compulsório da PM. O RAS é o Regime Adicional de Serviço e deve ser pago além do salário mas, segundo o parlamentar, "nunca é pago". "Queria dizer que quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea ela falou 'peraí, peraí, o PM não. O PM continua escravo". O assunto é sério, mas temos que observar. Repare ao final do vídeo. É muito interessante essa 'saidinha relâmpago', quase ao mesmo tempo em que termina a fala, típico de Berna, é muito interessante e até engraçada. A gente fica esperando ele falar mais, não é verdade?

 

 

 


PIZZA NÃO

E por falar em Comissão Parlamentar de Inquérito, tem muita gente falando pela Praça do Canhão que as CPIs da educação e da merenda de São Pedro da Aldeia não vão dar em nada. E, ainda, que os membros vão pedir arrego. Mas a vereadora Claudinha (PTB) foi para a tribuna na sessão de hoje e disse que essas pessoas estão totalmente enganadas. "Tem muita gente falando que vai terminar em pizza. Eu digo que não. Estamos fazendo um trabalho árduo e nos dispomos a fazer o melhor pela população. Peço paciência", disse a parlamentar, que preside a Comissão que vai investigar a falta de merenda nas escolas.

 

 


'NÃO GUARDA O PAPELZINHO'

Outro membro da CPI da merenda que usou a tribuna hoje foi Naldinho Linhares (MDB). Mas para falar de outra fiscalização. É que apesar de não pertencer à Comissão de Saúde, Naldinho disse que vai na O.S. que administra o pronto socorro, devido à enxurrada de reclamações que tem recebido sobre falta de medicamentos, médicos de algumas especialidades e até mesmo lençóis. "Pelo que sei o pagamento está em dia então o serviço tem que ser prestado. Nosso pronto socorro está muito precário. O executivo investir na saúde é primordial. Se está faltando verba, vai em Brasília buscar. Não sou oposição ao governo, mas temos que fazer a coisa certa. Fico triste de ver minha cidade assim. Ô Francisquinho leva (o pedido) com carinho, não guarda o papelzinho não", pediu Naldinho ao assessor parlamentar do prefeito Chumbinho.

 

 


PENDÊNCIAS SENDO PAGAS

A prefeitura de Arraial do Cabo terminou de quitar atrasados relativos ao 13º salário de 2017 para os contratados que recebem até R$ 1.000,00. Segundo o prefeito Renatinho Vianna, nos dois últimos anos houve muitas dificuldades em pagamentos de atrasados por conta de bloqueios de verbas e foi preciso fôlego extra nos trabalhos das secretarias de Administração e Fazenda para fechar essa dívida. "Isso muito nos orgulha de estar a frente de uma administração que cumpre com suas obrigações. Parabéns a todos os envolvidos e parabéns aos colaboradores que vão poder desfrutar do que é seu de direito", disse Renatinho. O prefeito lembrou ainda que todos os contratados da educação e da saúde que também recebem até mil reais serão pagos. A próxima etapa será a quitação do 13º de contratados que ganham acima desse valor.

 

 


DESEMBARGO PRÓXIMO

Ontem teve vistoria do Ibama no Porto do Forno, em Arraial do Cabo, para tentar liberar o funcionamento das atividades portuárias, embargadas desde abril do ano passado. O prefeito Renatinho Vianna ficou bastante animado e disse que o desembargo do porto é questão de dias. Estão todos muito animados, eufóricos e ansiosos. A procura pelo porto, que estrategicamente é um dos melhores localizados, é muito grande. Estou muito otimista e feliz", disse o prefeito.

 

 


DISQUE DENÚNCIA EM IGUABA

Uma parceria entre a prefeitura de Iguaba e o Disque Denúncia vai possibilitar a criação de um canal de comunicação só para o município, onde as denúncias serão recolhidas de forma anônima, repassadas para os órgãos competentes para solucioná-las. "Com essa aproximação do Disque Denúncia no município, teremos mais facilidade de provar os índices; Assim, teremos mais propriedade nas solicitações feitas aos Governos Federais e Estaduais", declarou a prefeita Grasiella Magalhães, que se reuniu hoje com a gerente operacional, Adriana Nunes, a coordenadora Diária Irene Tobler e a administradora Viviane Albuquerque, representantes do programa.

 

 


ABRAÇO À LAGOA

Já está marcado o próximo "abraço" à Lagoa de Araruama: será dia 20 de abril, às 9h, na Praia do Centro. O manifesto está sendo organizado na internet através das redes sociais, e tem como objetivo pedir atenção e melhorias e preservação as autoridades do município juntos às Concessionárias responsáveis, além de conscientizar a população para a preservação da Lagoa.

 

 

 

 


PISCINÃO E DRENAGEM

Foi aprovada por unanimidade a proposta do vereador Val Ribeiro (PHS), de Macaé, na sessão de ontem, para a construção de um piscinão para receber água das chuvas e evitar alagamentos em bairros como Miramar e Visconde. A correspondência será enviada ao Executivo. "Acreditamos que seja a melhor solução para a drenagem, acabando com o sofrimento dos moradores", disse o autor. A iniciativa gerou nova discussão sobre o tema no plenário. Mesmo declarando voto a favor, Maxwell Vaz (SD) discordou de Val. "Essa obra ficaria mais cara que terminar o sistema de macrodrenagem iniciado antes do mandato do atual prefeito", disse ele, referindo-se à estrutura com bombas e elevatórias para fazer o escoamento.

 

 


HABEAS CORPUS

O TSE concedeu ontem habeas corpus em favor do deputado estadual eleito em 2018 e ex-prefeito de Silva Jardim, Wanderson Gimenes Alexandre, e do ex-presidente da Câmara de Vereadores do município Roni Luiz Pereira. O pedido de HC foi ajuizado contra a prisão preventiva decretada pela juíza da 63ª Zona Eleitoral da cidade e mantida pelo TRE-RJ. De acordo com o Ministério Público Eleitoral, os envolvidos no caso teriam fraudado atas de convenção para formação de coligações partidárias para concorrer às Eleições Municipais de 2016. Segundo a denúncia apresentada à Justiça Eleitoral, a convenção partidária sequer teria ocorrido. Ademais, teriam sido utilizados documentos falsificados no registro das candidaturas do ex-prefeito e do vereador para o pleito daquele ano.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias