BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (12)

Impasse continua na prefeitura de Cabo Frio; Processo de desembargo em Arraial do Cabo; Os ventiladores de São Pedro da Aldeia; CPI da merenda tem membros nomeados; Julgamento de recurso do prefeito de Búzios está marcado; Fim da contratação direta em Araruama; Impacto evangelístico em Iguaba; A retomada de Macaé... E muito mais!


IMPASSE CONTINUA

O dia terminou e ainda não se sabe quem, afinal, vai assumir o lugar de Duca Monteiro, o secretário de Governo de Cabo Frio exonerado pelo prefeito Dr Adriano, no último dia 8. Pela manhã, a informação era que Adriano havia recuado no nome do vereador Miguel Alencar (PPS) para assumir o cargo. Chegou a tarde. E com ela uma nova informação, a de que talvez Miguel pudesse assumir sim. Mas o dia acabou e o impasse permaneceu: até agora não se sabe quem assume o lugar de Duca na secretaria de Governo.

 

 

 

DIPLOMA JOELMA FIDALGO

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Cabo Frio realiza nesta noite a entrega do Diploma Joelma Fidalgo. São 35 homenageadas que se destacaram na cidade, indicadas pelos vereadores, como acontece todos os anos. Esse ano, a jovem Kéren-Hapuk Andrav fez a apresentação musical, num contraponto que se destaca, já que no ano passado quem se apresentou foi o músico Budega, que foi denunciado por Keren por pedofilia.

 

 

 

 

 

LULA LIVRE

Quem esteve ontem em Cabo Frio foi a primogênita do ex-presidente Lula, Lurian Cordeiro da Silva. Ela palestrou no Clube São Cristóvão sobre o movimento/comitê "Lula Livre", criado em 2018 durante o processo penal de Lula, com a intenção de lutar a favor da soltura do presidente e contra a atual judicialização da política brasileira. O movimento reconhece e denuncia o ataque à democracia. Na foto, Lurian entre os presidentes dos diretórios do PT de Cabo Frio, Priscila Soares, e de Iguaba, Guilherme Trindade. 

 

 

 

PROCESSO DE DESEMBARGO

A articulação do prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna e o presidente do Porto do Forno, Zezé Simas para tentar liberar o funcionamento das atividades portuárias gerou mais uma vitória nesse processo. O porto está embargado desde abril do ano passado, causando grave impacto econômico à região. Contudo, desde janeiro ocorrem reuniões técnicas e a partir deste mês todos os programas básicos ambientais relacionados às condicionantes para o desembargo estão em andamento. Ou seja, todas as obrigações pactuadas estão sendo atendidas. A implementação dos planos é exigência sine qua non do Ibama, e que também atenderá em parte as exigências de interdição feitas pela Anvisa, para que o porto volte a operar. Tomara, porque o Porto parado é prejuízo aos cofres públicos. 

 

 

 

CADÊ OS VENTILADORES?

A notícia de que a prefeitura de São Pedro da Aldeia teria comprado 800 ventiladores ao preço de R$ 100 mil para as escolas da rede, mas que até hoje os equipamentos ainda não haviam chegado às salas de aula, deu o que falar na rede social. Acontece que não houve compra ainda. Houve, sim, licitação, e quem venceu foi uma empresa catarinense. Mas não aconteceu a compra. A Prefeitura explicou que a empresa que ocupou a primeira colocação no processo de licitação dos ventiladores foi desclassificada, pois estava inadimplente com o fisco. Porém, a firma só apresentou tal problema após um determinado tempo depois de ter vencido a licitação. A secretaria municipal de Administração já fez o convite para que a segunda empresa colocada assuma, estando em curso um processo administrativo para que isso aconteça.

 

 

 

CPI DA MERENDA FORMADA

Foram nomeados hoje os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da merenda, instaurada dia 26 de fevereiro na Câmara de São Pedro da Aldeia. Os nomes foram apresentados na leitura da Ordem do Dia. A vereadora Claudinha Gregório (PTB), que propôs a instauração, será a presidente. Os demais membros são Ediel Teles (PDT) e Naldinho Linhares (MDB). A CPI fará amplo levantamento e averiguação de irregularidades existentes no fornecimento de merenda, entre janeiro de 2017 e os dias atuais. A comissão terá prazo de 60 dias (a partir de 26/2) para investigar e apresentar o relatório final. A CPI da Educação, também proposta por Claudinha e instaurada no mesmo dia que a da merenda, ainda não foi formada, o que deve ocorrer na próxima sessão.

 

 

 

JULGAMENTO DE RECURSO

Saiu a data para o julgamento do recurso do prefeito de Búzios, André Granado (MDB), no STJ, contra a sentença que cassou seu mandato por improbidade administrativa ano passado. Será no próximo dia 19. Na mesma sessão também será julgado o Mandado de Segurança que permitiu o retorno de Dr André ao cargo depois de 50 dias afastado. André foi cassado por suspender o concurso de 2012 e contratar funcionários temporários ao assumir em 2013.

 

 

 

FIM DA CONTRATAÇÃO DIRETA

A prefeita de Araruama Lívia de Chiquinho (PDT) confirmou ontem, por meio de vídeo publicado em sua rede social, que haverá concurso público na Prefeitura, conforme já divulgado pela coluna. A licitação da banca organizadora do exame acontece dia 12 de abril. Segundo a prefeita, apenas através de concurso público será possível trabalhar para a prefeitura, não havendo mais contratação direta.

 

 

 

 

 

IMPACTO EVANGELÍSTICO

A prefeita Grasiella Magalhães (PP) recebeu hoje o pastor Marcos Ramalho, do Ministério Ebenézer de São Vicente (Araruama). Na reunião foi apresentado o projeto "Impacto Evangelístico" de Iguaba Grande. A ideia é trazer para cidade apresentações da Orquestra Ebenézer, que promove diversas ações sociais. Quem intermediou com os pastores da região foi o presidente do Conselho de Pastores de Iguaba (Copig), Mauro Oliveira. O Projeto oferece aulas de música entre outras ações sociais. Na ocasião, Grasiella recebeu uma camiseta do "Canta Sapeatiba 2019", evento que aconteceu no último fim de semana com apresentação de vários cantores do segmento Gospel.

 

 

 

A PALAVRA É: RETOMADA

Hoje teve cerimônia de inauguração das obras de modernização do aeroporto de Macaé. E sem a presença do ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, como era esperado, já que Bolsonaro o convocou de última hora para receber uma comitiva do governo do Paraguai. O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (sem partido), estava bastante animado e disse que o maior significado desse momento era um só: retomada do crescimento da cidade. O aeroporto, que recebeu R$ 64 milhões destinados somente ao terminal, conta agora com instalações climatizadas, ampla praça de alimentação, novas esteiras de bagagens nas áreas de embarque e desembarque, além de dez novos balcões de check-in. "Nada disso será importante se a população não tiver a percepção que a economia de fato existe e que ela tem a capacidade de consumir. Tão importante quanto o avião pousar no aeroporto é que a última padaria do bairro Lagomar possa vender o seu pão. Macaé vai ser a grande porta do Estado para o desenvolvimento", ressaltou o prefeito macaense.

 

 

 

OUTRAS PRESENÇAS

Também estiveram presentes à cerimônia o deputado estadual Chico Machado (PSD) e o vereador Maxwell Vaz (SD), ambos de Macaé, além de vários empresários que participaram da cerimônia. Para o deputado estadual Chico Machado a inauguração foi um momento histórico para a cidade, "uma vez que investir na cidade melhora o estado e o país, e será o começo de uma nova era para o petróleo e turismo". Também participaram da solenidade a presidente da Infraero, Marta Seillier e os representantes do Ministério da Infraestrutura: Ronei Glazmann, secretário Nacional da Aviação Civil, e Viviane Esse, secretária Executiva Adjunta do Ministério.   

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias