Médico da UPA de Cabo Frio é flagrado debochando de pacientes e cobrando para continuar atendimento

Registros foram gravados durante consulta na Unidade na semana passada. Médico foi demitido pela Prefeitura


Um vídeo feito por pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cabo Frio, na semana passada, flagrou um médico debochando e cobrando dinheiro para continuar o atendimento de um paciente. 

As imagens divulgadas na página 'Rio de Nojeira', no Facebook, ganharam as redes sociais e causaram indignação da população. O vídeo mostra o momento exato em que o médico João Alfredo Figueiredo chama o paciente de burro e afirma que só atende os casos mais graves por ter muito tempo de formado.

"Você é burro e não entende, por isso que você tá usando camisa do Flamengo, inclusive", ironiza o médico no vídeo.

No final do atendimento, o médico chega ainda a dizer que o valor das próximas consultas é de R$50 "pro mês todo. é um preço simbólico para esse cara não encher o meu saco, o diretor do hospital".

O RJTV2, da IntertTV, afiliada da Rede Globo na Região dos Lagos, exibiu uma matéria no último sábado (9) sobre o caso. 

O paciente Jonathan Gonçalves Mendes afirmou à emissora que foi atendido pelo médico na madrugada de quinta-feira (7) e resolveu gravas a consulta após ouvir várias reclamações de outros pacientes. Ele afirma que o médico estava transtornado.

Uma outra paciente que também foi atendida pelo médico relatou que chegou à Unidade com dor de dente. Ela foi atendida pelo médico e, segundo a mulher, ele "parecia não estar sóbrio".

Ela afirmou que o médico receitou que a paciente tomasse morfina, um analgésico opioide recomendado para dores agudas, quando não há opção de analgésicos de menor potência.

Ainda de acordo com a paciente, funcionários da farmácia da UPA disseram que ela não era a primeira a receber uma receita "estranha" naquele dia.

Conforme a reportagem do RJ2, o médico afirmou, por meio de redes sociais, que havia sido desligado da UPA de Cabo Frio e que "não incomodaria mais essas pessoas", já que não faria "mais isso que dizem mesmo".

A Prefeitura de Cabo Frio informou que o secretário de Saúde, Márcio Mureb, decidiu demitir o médico João Alfredo Figueiredo após analisar as imagens. Ele não era concursado e havia sido contratado em dezembro de 2018. A comissão de ética da UPA vai, ainda, encaminhar o relatório ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj).

De acordo com a nota da Prefeitura, a Secretaria de Saúde não havia recebido nenhuma denúncia formal sobre o médico.


 

*Com informações do RJ InterTV 2ª edição.

Categorias: Cabo Frio Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias