VÍDEO/ 'Cuidem umas das outras e façam o registro de ocorrência', alerta delegada da Mulher de Cabo Frio

Segundo Juliana Rattes, maioria dos casos ocorridos no Carnaval na cidade foram de violência doméstica


"Cuidem umas das outras e por favor, façam o registro de ocorrência". Esse foi o principal alerta dado pela titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Cabo Frio, delegada Juliana Rattes, nessa sexta (8), Dia Internacional da Mulher. Apesar de ainda não ter números conclusivos relativos aos casos de violência no Carnaval - que serão divulgados na próxima semana - ela ressalta que foram muitos casos no período.

"A gente teve bastante registro de violência doméstica nesse feriado, especificamente na terça (5) uma situação muito grave. A vítima do levada por uma desconhecida que a ajudou quando passava pela rua. Apesar de não termos os números ainda contabilizados, foram vários casos registrados nesse período", disse a delegada.

Juliana Rattes lembra que a campanha "é exatamente nesse sentido: que a mulher não aceite a violência e venha à delegacia fazer o registro, para que o agressor seja punido. E quero ressaltar também que nossa função não é só punir mas prevenir".

Lembrando ainda que a ingestão de álcool não é desculpa para violentar. "A lei não ampara essa desculpa, pelo contrário. A pena do acusado pode até aumentar por estar embriagado", disse Juliana.

A titular da DEAM salientou que não acredita no aumento do feminicídio, mas sim num crescimento do número de registros de ocorrência.

"Já trabalho na polícia há 11 anos e há 11 anos eu vejo essa violência doméstica. Temos que lembrar sempre: como fazer hoje para melhorar a situação da violência? Para mim o que pode realmente fazer a diferença é a educação, a conscientização. A mulher não pode aceitar nenhum tipo de violência: seja física ou verbal, como xingamentos e ameaças. Tudo isso é crime, é motivo de denúncia. Para os homens o meu recado é: mudem o seu comportamento. Se vocês são homens violentos, agressivos, mudem, porque esse tipo de comportamento não é aceito nem tolerado pela lei e muito menos pela sociedade, que está cada vez mais revoltada com casos de violência, que não é a forma certa para resolver os problemas que ele tem no relacionamento".

 

 

Categorias: Cabo Frio Polícia

Fotos da notícia




Outras notícias