A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionc1421842a96c1272b6ad24dea7ee39d581689d90): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

CABO FRIO / Fiscalização de pesca ilegal durante o Defeso do Camarão é intensificada | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

CABO FRIO / Fiscalização de pesca ilegal durante o Defeso do Camarão é intensificada

Período de proibição vai até o dia 31 de maio


A coordenadoria do Meio Ambiente de Cabo Frio intendificou o monitoramento dos barcos de pesca que atracam em Cabo Frio desde o dia 1º de março, quando teve início o Defeso do Camarão no mar. A proibição ocorre nas regiões Sul e Sudeste do país de acordo com a Instrução Normativa IBAMA nº189/2008 e permanece até o dia 31 de maio, período em que fica proibida a pesca de arrasto motorizado dos camarões branco, rosa, santana, sete barbas, entre outros.

O objetivo do defeso é proteger o período de reprodução e crescimento das espécies, garantindo assim, a integridade dos estoques pesqueiros e evitando a sua extinção. Quem for flagrado desrespeitando a norma poderá ser processado por crime ambiental e estará sujeito a multa cujo valor varia de acordo com a quantidade de camarão, além da apreensão dos equipamentos de pesca.

Segundo a Instrução Normativa IBAMA nº189/2008, o desembarque das espécies mencionadas foi tolerado somente até o segundo dia corrido após o início do defeso.  A cadeia produtiva, que inclui pessoas físicas ou jurídicas responsáveis pela captura, conservação, beneficiamento, industrialização, comercialização e transporte de camarões deverá declarar à Superintendência Estadual do IBAMA, uma relação detalhada do estoque das espécies capturadas, indicando os locais de armazenamento.

Todas as ações de fiscalização são definidas e coordenadas pelo Ibama e realizadas pela Guarda Marítima e Ambiental (com apoio da Polícia Militar, quando necessário) e Marinha.

“Aqueles que forem flagrados desrespeitando a proibição, as penalidades previstas vão desde multa a detenção, além de apreensão dos apetrechos de pesca.  Os pescadores devidamente cadastrados e documentados têm direito a receber o seguro-defeso, um benefício de um salário mínimo mensal. Mas, para isso o pescador deve provar que exerce a pesca de forma ininterrupta, sozinho ou em regime de economia familiar, e ter cadastro ativo no RGP (Registro Geral da Atividade Pesqueira) como pescador profissional artesanal por pelo menos um ano antes do início do defeso.  A população também pode ajudar, evitando o consumo de camarão que pode ter sido capturados durante o período de defeso”, explica o coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

Categorias: Cabo Frio Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias