VÍDEOS / MEIO AMBIENTE - Flagrantes de despejo de esgoto em Cabo Frio e São Pedro revolta moradores e visitantes

Vídeos registrando diversas línguas negras nos municípios foram publicados nas redes sociais de grupos ambientais, que criticaram o serviço prestado pela Prolagos. Concessionária informa que vídeo do Canal do Itajuru retrata a saída da rede de drenagem pluvial, por conta das chuvas que caíram nos últimos dias de fevereiro e início de março


Flagrantes de despejo de esgoto em Cabo Frio e São Pedro durante o final de semana de Carnaval, compartilhados nos perfis de grupos ambientais da Região dos Lagos, tiveram grande repercussão negativa entre moradores e visitantes, que não se conformam com a degradação das belezas naturais dos municípios banhados pela Lagoa de Araruama.

No vídeo publicado pelo Movimento Lagoa Limpa, uma moradora relata com tristeza o lançamento de dejetos no Canal do Itajuru, localizado na Região Central de Cabo Frio, trecho que faz a ligação da Lagoa de Araruama com o oceano e que é fundamental para a sobreviência de todo o ecossistema da laguna que banha a Região dos Lagos.

 

Já o grupo SOS Lagoa elaborou um vídeo aéreo onde demonstra, detalhadamente, vários pontos críticos de despejo de esgoto na Ponta do Ambrósio, que fica na divisa de São Pedro com Cabo Frio, e que acaba contaminando diversos trechos dos dois municípios.

Apesar do lançamento de dejetos nestes locais e em outros pontos serem denunciados frequentemente pela população, nenhum resultado efetivo é visto na pratica, o que só aumenta a insatisfação dos moradores com as autoridades dos municípios e com a Prolagos, empresa que presta serviços de água e esgoto na região. Entre os principais questionamentos, o mais frequente é sobre a eficácia do 'sistema de tempo seco', adotado pela empresa e considerado inadequado por ambientalistas.

VÍDEO RETRATA A SAÍDA DA REDE DE DRENAGEM PLUVIAL, DIZ PROLAGOS

Segundo concessionária Prolagos, o vídeo que mostra o Canal do Itajuru retrata a saída da rede de drenagem pluvial, por conta das chuvas que caíram nos últimos dias de fevereiro e início de março. 

Sobre a Ponta do Ambrósio, a concessionária não possui sistema de coleta de esgoto no local. O bairro, no entanto, está contemplado em estudo para a implantação de rede separadora de esgoto, cujo projeto já foi apresentado à Agência Reguladora e está sendo analisado pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João e poderes concedentes. Além disso, nessa localidade, está previsto para este ano a construção de um cinturão para a captação em tempo seco.

 

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias