Após bloco interrompido pela PM, Arraial do Cabo divulga nota de repúdio

Polícia Militar informou que determinou que o evento fosse encerrado em função de condutas ilícitas como vias de fato nas areias da Praia entre os participantes e pela reprodução de músicas que incitam e enaltecem o crime


A Prefeitura de Arraial do Cabo emitiu uma nota de repúdio à ação da Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira (6), durante o Bloco CarnaArraial. O evento precisou ser interrompido cerca de 40 minutos antes do horário previsto em documento, às 2h, devido a truculência de alguns policiais.

Segundo a Prefeitura, os agentes agiram de forma despreparada, "de forma irresponsável, chegando a apontar armas para funcionários públicos que estavam apenas trabalhando".

Todo os eventos de Carnaval no município cabista ocorreram de forma tranquila, sem nenhum distúrbio ou briga entre foliões, além de respeitar o horário determinado pelo 25º BPM. "A Secretaria agradece todo o apoio da PM durante a realização do carnaval, mas preza pelo respeito e pela garantia da liberdade e dignidade de qualquer ser humano".

Nas redes sociais, o subsercretário de Comunicação e Eventos de Arraial, Rapahel Barreto, relatou o ocorrido.

De acordo com Raphael, a Polícia Militar parou o bloco da Prefeitura e um dos agentes chegou a ameaçá-lo com uma arma no rosto, ordenando que o bloco terminasse.

"Apontaram uma arma para mim e para demais servidores públicos como se fôssemos bandidos. Não houve nenhuma briga ou confusão no bloco. Nós estávamos apenas trabalhando e, como responsável municipal, naquele momento do evento não houve qualquer justificativa ou notificação para pararmos o evento pacificamente antes do tempo", lamentou.

 

COMANDO DO 25° bpm EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O OCORRIDO:

O Comando do 25ºBPM tomou conhecimento da insatisfação de alguns Representantes da Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Arraial do Cabo com relação ao encerramento do Evento "CarnArraial" que foi encerrado às 01:20h do dia 06 de março de 2019.

Apurações preliminares nos mostram que o citado Evento tinha Autorização para ser realizado do dia 01 de março à 05 de março, sendo acordado em reuniões preparatórias que não fossem reproduzidas músicas de apologia ao crime.

Valendo-se dos atributos do Poder Polícia, atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança em prol da coletividade, a Polícia Militar determinou que o Evento fosse encerrado naquele momento, pois estavam ocorrendo condutas ilícitas como vias de fato nas areias da Praia entre os participantes do Evento, que ora reproduzia músicas que incitam e enaltecem o crime.

A Polícia Militar sempre apoiará Eventos e Manifestações culturais realizados em conformidade com as normas de regulamentação, respeitando sempre a preponderância da Constituição Federal.
Informamos que estão sendo apuradas as condutas dos policiais militares, a fim de verificar se houve desvio ou abuso de poder por parte dos agentes públicos.

Roberto Christiano DANTAS
Tenente Coronel PM- Comandante do 25ºBPM

 

Categorias: Arraial do Cabo Polícia

Fotos da notícia




Outras notícias