A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session980dc967a1aacc82aaf41ad602ba49f6a53317b2): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

VÍDEOS / BÚZIOS - Barraqueiro relata ação abusiva do Inea na Praia do Forno | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

VÍDEOS / BÚZIOS - Barraqueiro relata ação abusiva do Inea na Praia do Forno

Wilyam Quintanilha, que trabalha há 15 anos no trecho e é reconhecido por realizar ações de preservação e limpeza no local, teve todo o equipamento de trabalho confiscado e destruído sem ao menos ser notificado ou receber justificativas por parte dos agentes do Instituto Estadual do Ambiente


Wilyam Quintanilha, que trabalha há 15 anos na Praia do Forno, em Armação dos Búzios, e que se tornou conhecido pelos frequentadores do local por realizar uma série de ações de preservação e limpeza no trecho onde atua, afirma ter sido vítima de uma ação abusiva realizada pelo Inea no início desta semana.

De acordo com o barraqueiro, ele teve todo o material de trabalho, incluindo um barco, confiscado e destruído sem receber nenhuma notificação oficial ou justificativa por parte dos agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Na ação, lixeiras e placas de sinalização instaladas pelo barraqueiro ao longo dos anos também foram apreendidas.

“Eu limpo e varro à praia todos os dias, fiz placas com informações turísticas e sou tratado desta maneira. Perguntei ao Marcelo Morel (novo chefe do Parque Estadual Costa do Sol / PECS) qual procedimento teria que fazer para reaver meu material, e ele me tratou de forma truculenta e mandou eu buscar um advogado para tratar o caso. Isso é absurdo” - desabafou Wilyam Quintanilha.

 

VEREADORES MANIFESTAM INSATISFAÇÃO COM PROCEDIMENTOS ADOTADOS PELA FISCALIZAÇÃO DO INEA E PREFEITO ANDRÉ GRANADO AFIRMA QUE TENTARÁ INTERVIR NO CASO

Após a repercussão negativa da ação do Inea no balneário, vereadores de Búzios lamentaram a postura dos agentes, afirmando que tudo poderia, e deveria, ter sido resolvido na base do diálogo.

Nesta quarta (27), uma reunião extraordinária foi convocada pelo prefeito André Granado com a presença do barraqueiro e a esposa dele, além dos vereadores que se sensibilizaram com o relato de Wilyam nas redes sociais e na Câmara Municipal.

"Agora a tarde, me reuni com o prefeito e os vereadores Josué, Niltinho e Dida para tratar sobre o ocorrido nesta terça (26) na Praia do Forno. Recebemos o trabalhador Wilyam Quintanilha e a esposa dele, Cíntia Quintanilha. Eles estiveram na Câmara durante a sessão desta terça e relataram sobre a abordagem agressiva que receberam por parte do agente do Inea, Sr. Morel, que atualmente foi nomeado para exercer o cargo de chefe do Parque Estadual da Costa do Sol. Embora a ação tenha sido promovida pelo INEA, há um paradoxo, tendo em vista que o ordenamento continua sendo da prefeitura. Muito melhor o diálogo, principalmente por se tratar do Meio Ambiente. Os senhores Wilyam e sua esposa não são bandidos, ao contrário, são trabalhadores que também cuidam do espaço onde executam suas tarefas. O prefeito, Dr. André, ficou de tentar ajudá-los no que couber à sua administração, principalmente agora que o feriado de Carnaval esta às portas" - revelou a vereadora Joice Costa.

Na tarde desta quarta-feira (27), o Portal RC24h entrou em contato com Marcelo Morel, chefe do PECS, em busca da versão dele sobre os fatos, e ele afirmou que por questões de protocolo estabelecido pelo Inea, somente o órgão pode se manifestar oficialmente à imprensa sobre as ações, com exceções de casos específicos em que o próprio instituto orienta os responsáveis pelas operações a prestarem esclarecimentos.

 

NAS REDES SOCIAS, POPULAÇÃO BUZIANA SE MANIFESTA CONTRA MEDIDA TOMADA PELO INEA

Nas redes sociais, os vídeos onde Wilyam narra toda a história ganharam grande repercussão, e a população buziana se manifestou a favor do trabalhador:

“Já chegamos na praia em dia pós ressaca que ele nem montou o quiosque, foi só para limpar a areia e a água que veio cheia de lixo. Diariamente varria a areia da praia, plantava plantas nativas, colocou placas de madeira por toda redondeza de conscientização e direção. Tinha menos de 10 barracas na areia e nunca cobrou para ninguém sentar. O trabalho que ele fazia era realmente diferenciado, não visionava somente o lucro, mas o cuidado com a natureza. Enfim, tiraram o cara sem notificá-lo. Foi uma covardia” – declarou Hebert Sampaio Ribeiro.

“Já perdi a conta de quantos buzianos estão sendo maltratados na própria cidade, por vários órgãos públicos ou não. A história se repete, e infelizmente em breve estaremos com novas postagens sobre esse assunto, pois não temos quem nos ampare” – lamentou Kimberly Lopes.

“Pobre cidade rica... Nunca dando oportunidades aos seus... Wilyam Quintanilha, que você e sua família possam reaver tudo que for de seu direito... Fico na torcida por vocês e indignada com toda essa situação” – disse Luiz Tardelli.

“Tem uma frase que se encaixa muito bem: ‘O homem que se vende, não vale o preço que se paga'. Enquanto os nossos políticos estiverem usando seus cargos para trocas, nossa cidade vai morrendo asfixiada” – queixou-se Leonei Lima.

“Ele subiu de cargo e faz isso. Pessoas assim não deveriam trabalhar com o ser humano. Você vê que o problema dele é pessoal. Eu já ouvi relados de pessoas sobre abuso de poder. Esse governador tem que saber quem ele botou nesse cargo” – disparou Amanda Moreira, referindo-se ao novo chefe do PECS.

Categorias: Armação dos Búzios Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias