BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (22)

Violência comprovada na Prefeitura de Cabo Frio; Galpão de medicamentos fechado; Desfecho positivo; CPI da Educação aldeense; Manifestação contra prefeita em Araruama; Bom senso em Iguaba; Novos veículos para Búzios; Quem cuida, preserva; Laterça na investigação da PF; Manhã animada em Macaé... E muito mais!


VIOLÊNCIA COMPROVADA

O caso da violência sofrida pela superintendente de Artesanato da Prefeitura de Cabo Frio, Vania Carvalho, que foi agredida pelo também superintendente, de Postura, Porfírio de Assis, continua causando indignação. E foi comprovado. É que vazou o vídeo interno da sede da coordenadoria de Postura com as imagens do momento em que a servidora é agredida, quando tentava fazer uma selfie comprovando entrega de ofício o qual Assis se negou a receber e protocolar. Aliás, nos bastidores, andam dizendo que o vídeo pode ter sido editado e que a truculência teria sido ainda maior. O documento em questão se refere à liberação de uma taxa cobrada pela Secretaria de Planejamento para que o artesão tenha o direito de expor produtos na Praça do Guta, na Praia do Forte. O caso chegou até à Câmara de Vereadores. Além de Rafael Peçanha e Alexandra Codeço se posicionarem fortemente contra a "postura" de Assis, como publicado na coluna de ontem, o vereador Aquiles Barreto não está nada satisfeito e também fez questão de demontrar seu repúdio ao ato. É o machismo estruturam se confirmando dentro da prefeitura cabofriense.

 


 

GALPÃO FECHADO

O vereador e líder da oposição na Câmara Rafael Peçanha (PDT) foi ontem à tarde verificar in loco o imóvel que deveria ser o almoxarifado central da Saúde em Cabo Frio. O local - que fica na Avenida Joaquim Nogueira, bem ao lado da Comsercaf - está fechado desde que foi alugado, em agosto passado, por R$ 19 mil mensais. A Prefeitura disse que o almoxarifado está fechado porque passaria por obras de adequação. Mas lá já se vão seis meses. "É muito desrespeito com o povo da nossa cidade!", reclamou o vereador. Mas esse seria o menor dos problemas, segundo fontes da coluna. Mais absurdo que a locação caríssima de um imóvel que está fechado seria descobrir como acontece a entrega e distribuição dos remédios...

 

 


 

DESFECHO POSITIVO

O presidente do legislativo cabo-friense, vereador Luis Geraldo (PRB), se reuniu ontem com o secretário municipal de Educação Claudio Leitão e a subsecretária de Educação Denize Alvarenga para tratar das demandas dos moradores do bairro Maria Joaquina. A coluna inclusive registrou o encontro, que teve o objetivo de começar a resolver problemas estruturais das escolas e outras solicitações. Outra pauta do assunto foi a questão da demissão dos vigias, assunto que teve um desfecho positivo ontem, durante sessão da Câmara. A Prefeitura anunciou o cancelamento de licitação de sensores de alarme nas escolas e disse que fará processo seletivo para vigias. Aliás, nos bastidores comenta-se que Luis Geraldo foi um dos principais articuladores para que isso ocorresse.

 


 

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Semana que vem em Cabo Frio acontecem duas importantes audiências públicas: na terça (26), às 10h, sobre o Galpão do Sal, e na quarta (27), às 16h30, sobre a situação da Lagoa de Araruama, esta última convocada pela CPI que vai apurar eventuais irregularidades cometidas pela concessionária de água. Essa é a hora do cidadão poder se pronunciar e tirar todas as suas dúvidas e, principalmente, reivindicar que a coisa ande. Os dois encontros vão acontecer na Câmara Municipal.

 


 

CPI NELES!

A foto ao lado é o retrato do "almoço" que tem sido servido a vários estudantes da rede municipal em São Pedro da Aldeia. O clique foi feito ontem na Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense. Quando não é biscoito com suco, é arroz e feijão (somente). Pior que a foto, só a inércia dos poderes executivo e legislativo. O problema não é de hoje (além de merenda, faltam professores) e o prefeito Cláudio Chumbinho não fala um "a" sequer sobre o assunto. Na Casa de Leis, parece que apenas a vereadora Claudinha (PTB) está preocupada e já teve aprovada uma CPI que vai investigar a Educação. Nem as colegas vereadoras Mislene de André (PV) e Bia de Guga (MDB), que se elegeram justamente com discurso de mudar esse cenário, se manifestaram. O fato é que o prefeito continua quieto e dizem que tem até vereador já arrependido de votar a favor da CPI.

 


FORAM COBRAR DA PREFEITA

Pais de alunos com deficiência fizeram uma manifestação hoje na Praça da Bíblia, em Araruama, para cobrar da prefeita Lívia de Chiquinho (PDT) o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). As crianças estão fora da sala de aula desde o dia 11 de fevereiro pelo fato da prefeitura não ter colocado "professores de apoio" para atender a demanda. As unidades de ensino ficaram fechadas durante dois meses e no retorno do ano letivo a prefeitura não se estruturou para receber os alunos. Além da falta dos "professores de apoio", as condições precárias das instalações assustaram os pais. Carteiras quebradas, quadro negro no chão, janelas sem vidro e salas comprometidas. E aí prefeita, será que não dava para retirar um pouquinho da verba de mais de R$ 2 milhões para reforma do colégio de São Vicente de Paulo e investir na inclusão dessas crianças?

 

 


 

QUEM CUIDA, PRESERVA

Na tradicional caminhada matutina, nas trilhas da Prainha, o prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, fez uma pausa para limpar a sujeira deixada por visitantes. Infelizmente esse tipo de coisa tem sido uma constante por lá. Apesar de toda a mobilização da prefeitura a falta de conscientização (e de educação) ainda é um obstáculo. "Estamos recolhendo esse lixo agora e dando uma parcela miúda de contribuição. Mas se cada um fizer a sua parte a coisa será diferente. Nós amamos Arraial do Cabo. Quem ama cuida e quem cuida preserva", disse o prefeito.

 

 


 

QUESTÃO DE BOM SENSO

O bom senso prevaleceu e hoje a prefeita de Iguaba Grande Grasiella Magalhães e a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Aline Araújo, receberam o presidente da APAE, Cláudio Antônio, e os representantes da Feapaes Richard Tavares e Gerlane Oliveira, para reafirmarem parceria para 2019. Afinal prefeita, todos os munícipes são especiais e merecem ter dignidade e cidadania.

 

 


 

NOVO PARTIDO

Acontece na noite desta sexta-feira (22) a Plenária de Filiação do novo partido político nacional, a Unidade Popular Pelo Socialismo (UP), em Búzios. A UP é um novo partido que há dois anos tem feito uma campanha de coleta de assinatura. Segundo o diretório regional buziano, a Unidade coletou assinaturas em trens, favelas e universidades "com proposta de se aproximar mais da base e de montar um partido que realmente represente a gente. A ideia agora é apresentar o partido de fato", disse a Pétala Cormann (foto), líder da UP Búzios.

 


 

VEÍCULOS NOVOS

Ainda falando de Búzios, o prefeito André Granado está sorrindo à toa com a entrega de três veículos novos que vão servir às secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda. Ontem ele fez um vídeo falando sobre a importância das vans, de grande porte, todas vistoriadas pelo conselho municipal de saúde. Nesse segmento, segundo André, os pacientes que precisam se deslocar até à capital para consultas ou serem levados a hospitais de referência terão mais espaço. "Vai humanizar mais o transporte e minimizar o sofrimentos dos pacientes. Trabalho e segurança é o que queremos para nossa cidade".

 

 


 

LATERÇA NA MIRA

E o deputado federal Felício Laterça (PSL) hein? Quem diria! Está na mira da PF, corporação à qual ele pertence, é delegado federal. Ele é um dos alvos da operação que os agentes fazem no Rio desde ontem, no caso Marielle Franco (PSOL), vereador carioca assassinada há 11 meses. De acordo com a investigação, ele participou de um encontro, juntamente com outros dois delegados, com um PM que teria testemunhado a conversa sobre o plano do assassinato da vereadora. A conversa foi entre o vereador Marcelo Siciliano e o miliciano Orlando Oliveira de Araújo, em junho de 2017. Depois, os três delegados levaram a testemunha à Polícia Civil.

 


 

BATE PAPO NA 95 FM

Hoje foi uma manhã para lá de animada nos estúdios da 95 FM, de Macaé, que recebeu o prefeito de Santa Maria Madalena, Beto Verbicário (DEM), o qual participou de um bate papo ao vivo no programa do Robson Oliveira. Beto Verbicário foi recebido pelo diretor-geral da rádio, Glauco Lopes, que aliás é um grande fã de Beto. O prefeito madalenense ressaltou que quer levar o nome da cidade não só para Macaé como para toda a região. Disse ainda que a cidade, berço de Dercy Gonçalves, "está bombando" em atrativos culturais e esportivos, e que o Carnaval será o melhor daquela região. O diretor-geral da 95 FM ressaltou a alegria em ver Beto à frente de Madalena. "É um homem que ama a cidade, que dedicou toda sua vida pelo desenvolvimento de Madalena", disse Glauco, que também nasceu dentro da política - é filho do ex-prefeito de Macaé Sílvio Lopes e já foi deputado estadual por dois mandatos.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias