A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionea2ff05d771101e9c8520c74bd6086f49f82e494): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

CABO FRIO / Sereias da Mata entra em exposição no Espaço Cultural Torres do Cabo | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

CABO FRIO / Sereias da Mata entra em exposição no Espaço Cultural Torres do Cabo

Exposição propõe retrospectiva das obras da “artivista" Renata Dorea


O Espaço Cultural Torres do Cabo, na Praia do Forte, recebe como convidada a cabo-friense grafiteira, como ela gosta de ser chamada, “artivista", Renata Dorea neste sábado com a exposição “Muros pelo caminho: Sereias da Mata" às 19h. Na ocasião, a artista encerrará a pintura de um mural que está sendo produzido no espaço no decorrer desta semana.

A exposição conta a retrospectiva imagética das obras de Renata Dorea através de fotografias. “O convite para a exposição no Espaço Cultural Torres do Cabo é uma grande honra. Vai ser uma retrospectiva do meu projeto ‘As Sereias da Mata’, que são 100 sereias negras espalhadas pelo Brasil. que já rolou em Minas Gerais, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, e agora está chegando aqui em Cabo Frio. Anseio pela união entre tradição e vanguarda a fim de dispor novos traçados na historiografia da arte cabo-friense. A partir dessas e de outras iniciativas alcançaremos uma verdadeira valorização da cultura local de uma nova geração de artistas cabo-frienses que se faz desejosa de espaço de interlocução com aqueles que tanto contribuíram e ainda hoje contribuem com todo o circuito artístico da cidade” comenta Renata Dorea revelando ainda que “o artivismo dialoga diretamente com o acervo de imagens do projeto expográfico da mostra que pretende impulsionar a retrospectiva anunciando imagens que dividem-se em três categorias: processos, desenhos e muros”.

Instalada no salão de entrada do Espaço Cultural, localizado na Avenida 13 de novembro, número 520, Praia do Forte, a montagem está acontecendo desde o dia 9 como o objetivo de iniciar a pintura de um painel em homenagem a cidade de Cabo Frio, que será concluído na data de abertura da exposição neste sábado. A proposta consiste em apresentar as imagens através de uma ambientação temática que seja capaz de tecer a compreensão entre o acervo imagético e sua disposição, partindo da rede de pesca, alusão a atividade histórica e patrimônio imaterial da Região dos Lagos, a pesca como elemento de interseção entre o espaço da galeria e os registros para possibilitar ao público a dimensão de uma experiência lúdica da obra de Renata Dorea.

“O graffiti está para a artista Renata Dorea como uma linguagem que lhe permite exporar novas potências formais. O conteúdo ancestral transbordou das telas libertando-se em busca das ruas. Assim, o que antes era pintado na trama agora encontra-se no concreto. As sereias melaninadas invadem a cidade, trazendo para a superfície urbana as camadas históricas recalcadas. Essa reapropriação do espaço urbano não pretende emoldurar a arte mas trazê-la para a vida cotidiana expandindo a percepção construída do que pode ser ou não ser Arte com "A" maiúsculo”, comenta a curadora da exposição, Isabela Assumpção.

Co-fundadora do Laboratório de Descolonização da Universidade Federal de Juiz de Fora e diretora do documentário Afrodites, Dorea se apresenta como “artivista”, na construção de novos repertórios imagéticos que renunciam o discurso colonial. “O movimento da rua para à galeria faz dessa exposição o anúncio de que a imagem do artista como um ser exótico foi superada na dinâmica da arte contemporânea”, conclui a artista.

Categorias: Cabo Frio Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias