BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (13)

MedscanLagos e Centro da Imagem em acordo pacífico; Leitão convocado na Câmara; Ricardo Martins no comando da CPI do Hospital da Mulher; Sindicatos e os atrasados; Mudança no governo Renatinho em Arraial; Janio esclarece; Dr Serginho emenda regimento da ALERJ; PSOL forte na Região; Lívia na reunião de pais; Grasi jogando xadrez em Iguaba; Prolagos e Marinha; e muito mais...


SOLUÇÃO PACÍFICA

Uma solução muito aguardada aconteceu nesta quarta-feira (13). Os representantes da MedscanLagos e do Centro da Imagem, finalmente entraram em acordo. Acordo esse que aconteceu de forma amigável no gabinete do prefeito, Dr. Adriano Moreno, e na presença do líder do governo, o vereador Miguel Alencar (PPS). Nesta reunião, as partes estabeleceram acordo de compartilhamento igualitário na prestação de serviço de exames de imagens para os usuários do SUS. Dessa forma, a população de Cabo Frio e toda Região dos Lagos, se beneficia com serviços de alta qualidade de ambas as empresas. Isso significa tão somente o fim das filas de espera que chegaram a demorar até quatro meses. Importante destacar que esse acordo só foi possível através da intervenção de Miguel, que puxou a responsabilidade para si e costurou com muita habilidade o desfecho oportuno para todos os envolvidos, principalmente, os pacientes.

 

 

 

VIGIAS NA PAUTA

Na sessão de ontem teve tribuna livre na Câmara de Cabo Frio, com os vigias escolares manifestando indignação com as recentes demissões da Educação. O vereador Jefferson Vidal (PSC), a aproveitou o ensejo para surfar na onda (ele que não é bobo, nem nada) fez um duro discurso contra o governo. Para quem não sabe, o secretário Claudio Leitão decidiu demitir todos os vigias para redução das despesas de contratação na tentativa de baixar os índices da LRF. Mas demissão é sempre muito dolorido. Os servidores se organizaram e vêm pressionando com apoio dos parlamentares. Jefferson avisou que vai fazer um requerimento solicitando a presença de Leitão na próxima sessão para que explique os fundamentos das demissões. Em tempo, Jefferson usou aquela frase de efeito para mandar um recado: “prefeito não tira vereador, mas vereador tira prefeito”. Seria isso uma ameaça indireta? 

 

 

 

VIGIAS NA PAUTA II

E ligeirinho na dividida, novamente o vereador líder do governo, Miguel Alencar (PPS), agiu. ainda durante o pronunciamento dos vigias na Tribuna Livre, e antes de mesmo de Jefferson falar em requerimento. Durante a sessão, mandou um whatsapp se antecipando e pedindo que o secretário Leitão comparecesse à Câmara na próxima quinta-feira (14), o que foi aceito de bate pronto mediante apenas a um ofício (não foi necessário o requerimento). O curioso é como o governo de Adriano, especialmente o próprio secretário de Governo, Duca Monteiro deixa o circo pegar fogo e não age antes das bombas explodirem. É uma gestão reativa e não pró ativa. A bomba é armada e só então entra um salvador (que nos últimos episódios tem sido o próprio Miguel). Cada dia fica mais cristalino que 90% dos desgastes sofridos pelo prefeito Adriano tem a ver com a inabilidade de alguns secretários.

 

 

PRESIDENTE DA CPI

Ao contrário do que havíamos antecipado, o nome do presidente da CPI do Hospital da Mulher que vai acontecer na Câmara de Cabo Frio, será o vereador Ricardo Martins (SD). Essa informação ainda não é oficial. Mas caso a escolha se confirme, será assertiva. Afinal, ficaria com cara de marmelada se o próprio líder do governo, Miguel Alencar (PPS) assumisse, conforme havia vazado anteriormente. Com Ricardo comandando os trabalhos de investigação, a apuração dos fatos tente a ser mais independente, como deve ser. 

 

 

 

 

 

 

SINDICATOS INFORMAM

OS Sindicato dos Servidores de Cabo Frio (SINDISAÚDE e SINDICAF) informa que as negociações acerca dos salários e 13° ainda devido aos servidores da ativa, aposentados e pensionistas, referente aos anos de 2015/2016, teve como resultado uma proposta costurada entre o Governo Municipal e Sindicatos, para pagamento parcelado na forma: Pagamento aos servidores da ativa em Fevereiro/2019 do restante do valor devido dos 13° Salários de 2015/2016; Pagamento aos aposentados e pensionistas em Março/2019 de 50% do valor devido do 13° Salário/2016; Pagamento aos aposentados e pensionistas em Abril/2019 dos 50% restantes do valor devido do 13° Salário/2016; Pagamento aos servidores da ativa em Maio/2019 de 50% do valor  devido do salário de Dezembro/2016; Pagamento aos servidores da ativa em Junho/2016 dos 50% restantes do valor devido do salário de Dezembro/2016. Ainda segundo os sindicatos, os demais itens da pauta negociados com o governo serão apresentados em Assembleia Geral do SINDSAÚDE-SINDICAF, conjuntamente com essa proposta de parcelamento de salários em atraso, para deliberação da Categoria Profissional. Vamos trazer os informes posteriores por aqui. É só o servidor ficar ligado.

 

 

 

PSOL FORTE

O pessoal do PSOL de São Pedro da Aldeia, leia-se Renato Reis e Vinny Melo, estiveram no Rio, reunidos nessa terça-feira (12), com a equipe do deputado estadual Flávio Serafim (PSOL), para entregar um ofício solicitando ao parlamentar que interceda junto ao governo do Estado, em especial ao DER, para pedir a instalação de uma passarela na RJ 140, altura da UPA aldeense (a mais próxima fica a 1km) e ainda pedindo manutenção da iluminação ao longo da RJ 106, que segundo a população, está há três anos no breu. Esses novos psolistas agitam. Mesmo se mandato, sabem articular com muita desenvoltura. Vide o caso do PSOL de Cabo Frio. O setorial de Mulheres foi o verdadeiro responsável pela CPI do Hospital da Mulher na ALERJ e Câmara cabofriense. E não é só isso. Essa é a mesma galera que está botando pressão contra derrubada do galpão de sal, contra Prolagos e ainda saiu no apoio às vítimas de pedofilia do caso Budega. Forte demais essa turma nova que assumiu o partido aqui na Região. Olho neles, hein?!

 

 

 

JANIO ESCLARECE

Depois da nota divulgada aqui na Boca Miúda de ontem, informando que Janio Mendes consegui um cargo de Diretor Financeiro da ALERJ, o ex-deputado entrou em contato para se defender, Segundo disse, “É natural o questionamento da imprensa e da população sobre o tema, por isso é importante esclarecer que não se trata de mera indicação política. Meu currículo me capacita para cumprir todas as exigências da função. Sou advogado e professor, tenho especialização em Gestão Pública, experiência como Secretário de Finanças do Município de Armação dos Búzios, além de ter ocupado o cargo de secretário também no Município de Cabo Frio. Fui vereador por quatro mandatos e deputado por dois mandatos o que me garante conhecimento sobre o funcionamento do Parlamento”, disse ele através de nota.

 

 

 

MUDANDO REGIMENTO

Nesta quarta-feira (13), o deputado estadual, Dr. Serginho (PSL), em parceria com a deputada Alana Passos (PSL) apresentaram uma emenda ao Projeto de Resolução, com objetivo de alterar o regimento interno da ALERJ, para impossibilitar que deputados presos não empossados, consigam nomear assessores em seus respectivos gabinetes. Vale salientar que atualmente, o regimento assegura que os deputados sigam licenciados por até 60 dias, caso não sejam soltos. Essa emenda põe fim a essa mamata também. Outra novidade de Dr. Serginho é que ele foi designado pelo PSL para fazer parte como membro da CPI do hospital da Mulher de Cabo Frio: “Tive a oportunidade de conversar com a deputada Renata do PSOL, em que traçamos algumas diretrizes do trabalho investigativo. Por sinal, em que pese a divergência ideológica dos partidos envolvidos, tivemos uma excelente conversa sobre nossas atividades parlamentares e dizimamos qualquer controvérsia que possam ter criado sobre a hipótese de trabalharmos juntos”, revelou ele.

 

 

 

MUDANÇA NO GOVERNO

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna fez mudanças no secretariado hoje. A mudança foi na chefia de gabinete. Saiu Márcia Mendonça e assumiu Sergio Fernandes, que já esteve à frente da Fazenda. A mudança foi confirmada pelo secretário de Comunicação e Eventos Ronnie Plácido. Marcia não foi exonerada, apenas remanejada, passando a ficar somente na função de secretária do prefeito.

 

 

 

 

 

 

RAINHA DO XADREZ

Jogar xadrez não é para qualquer um. Muito menos xadez da política. Quem domina esse jogo, tem que ser respeitado. Mesmo com todos os erros e acertos. É o caso da prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães. De bolo em mãos (foto) e mel na boca, ela passa a lábia em todo mundo e avança casa a casa até dar o xeque-mate na oposição. Depois que ela desarticulou os opositores trazendo para seu lado dois importantes vereadores para reforçar a base, Vantoil e companhia andam “fulos da vida” com os colegas que “viraram a casaca”. Embora Jeffinho do Gás (PTC) diga que não era bem assim, de fato é. Já Miquéias (MDB), todo mundo sabe que uma hora é do governo, outra hora da oposição. Com esse coração “volúvel” dele, fica fácil para rainha do xadrez de Iguaba enquadrar o rei, o bispo e de sobra encurralar os peões. Quem segura essa mulher? A oposição ficou baratinada nessa última semana. A pergunta que não quer calar: será que a CPI dos Remédios vai seguir?

 

 

 

 

 

IEGM DE BÚZIOS

Enquanto isso, outro que passou sufoco no ano passado, mas deu a volta por cima, foi o prefeito de Búzios, Dr. André Granado (MDB). Quando todos achavam que ele estava morto, vem “meio fênix”, ressurgindo das cinzas, e pasme você, ainda conseguiu o reconhecimento como administrador competente através do Índice de Efetividade da Gestão Municipal, do Tribunal de Contas do Estado, atingindo uma pontuação de 0,66; sendo a média geral 0,54; e a nota máxima 0,71. Importante considerar que o pior índice foi de 0,44. Com isso, Búzios tirou nota B, no TCE. Granado estava eufórico quando recebeu a informação no começo da noite de ontem. Também não é pra menos, depois de ter descido ao inferno, pace voar em céu de brigadeiro. A sorte parece que mudou para direção de André. Enquanto isso, a oposição anda apática ultimamente. O que será que aconteceu para bater esse desânimo?

 

 

 

 

 

ESCOLAS DE ARARUAMA

Na manhã desta quarta-feira (13), a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PDT) participou juntamente com a secretária de Educação, Fernanda Pinto, da reunião dos pais e responsáveis, na Escola do Engenho Novo, que está sendo construída, mas em fase bastante adiantada de finalização. Elas aproveitaram a oportunidade para informar a data do início das aulas, que deverá ser no dia da inauguração, 28 de fevereiro. Mas se por um lado a prefeita estava divulgando suas andanças pelas escolas municipais, do outro, denúncias da oposição pipocavam dando conta de que o município está deficitário no atendimento às crianças especiais, por conta da determinação da justiça que impede que o município faça novas contratações. O juiz quer a prefeita ao invés de contratos, faça um concurso em 180 dias. Até lá, os pais e as crianças com Síndrome de Down enfrentam dificuldades.

 

 

 

 

MARINHA E PROLAGOS

O comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, Capitão de Mar e Guerra, Vinicius Azevedo Lima visitou a sede da Prolagos, na manhã desta quarta-feira (13), acompanhado do tenente Mariano. Eles foram recebidos pelo presidente Sérgio Braga e pelo diretor executivo Marcos Valério de Araújo. Os militares conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO) e se surpreenderam com a tecnologia aplicada no saneamento. “Fiquei muito impressionado com o trabalho desenvolvido no CCO e com a preocupação da concessionária em acompanhar toda a operação de água e esgoto à distância utilizando a automação”, comentou o comandante.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias