Praia do Peró, em Cabo Frio, recebe mutirão de limpeza neste final de semana

Projeto “Limpeza dos Mares, Peró de ponta a ponta” tem uma extensa programação, que inclui duas caminhadas em trilhas


Um fim de semana voltado para a cidadania. No próximo sábado e domingo (16 e 17), na Praia do Peró, em Cabo Frio, várias entidades, o poder público e centenas de voluntários vão participar de um grande mutirão de limpeza e culto à natureza nos 7,2 quilômetros da praia que conquistou a Bandeira Azul. O projeto “Limpeza dos Mares, Peró de ponta a ponta” tem uma extensa programação, que inclui duas caminhadas em trilhas, voltada para a preservação do meio ambiente e cuidados com o lixo na praia, cujas águas são completamente livres de poluição.

O projeto será dividido em duas etapas. No sábado, no Pontal do Peró e na Praia das Dunas, no lado esquerdo do Peró. No domingo, na área urbana e ao longo da praia e da restinga até a Praia das Conchas, incluindo o trecho de 500 metros certificado com a Bandeira Azul. Nos dos dias, as atividades começam às 7h30 e os organizadores aconselham os participantes a levarem água, protetor solar e usar boné. As ações também terão a participação do projeto Praia Limpa, do Ministério Público Federal (MPF).

"O combate ao lixo nas praias envolve uma série de medidas. Estamos cobrando do poder público a coleta e colocação das lixeiras. Dos quiosqueiros e ambulantes, a limpeza da área que ocupam e dos produtos que vendem. Por fim, entram as iniciativas de limpeza, envolvendo também voluntários, que trabalham algo que é crucial: a conscientização dos frequentadores. Vamos todos participar dessa limpeza nessa praia tão preciosa que é a do Peró", disse o procurador da República Leandro Mitidieri, do MPM de São Pedro da Aldeia, que está à frente das medidas que visam ao ordenamento das praias da Região dos Lagos.

A programação de sábado começa com um café da manhã na Casa de Gaya, na via de acesso ao Pontal do Peró. Às 8h30, entrega do material de limpeza na tenda montada na praia para limpeza do Pontal e Dunas do Peró com apoio de garis da Comsercaf. No mesmo horário, concentração para a caminhada solidária, do Pontal até Caravelas (Búzios). Os participantes devem levar dois pacotes de biscoitos (maisena e cream cracker. Em seguida, oficina sobre reciclagem de lixo e exposição o projeto Bandeira Azul e Mar sem Lixo. No final, triagem e pesagem do lixo recolhido.

No domingo, a programação começa com café da manhã servido em frente à torre do Grupamento Marítimo de Salvamento (GMAR) às 7h30. Logo a seguir começa a limpeza da praia e da restinga, com o reforço de mergulhadores e dos atletas de canoas havaianas, que farão a limpeza na área junto ao Morro do Vigia. Às 9h, começa a caminhada pela trilha Anzol-Damiana (leve). Para se inscrever, basta levar dois pacotes de biscoitos (maisena e cream cracker), que serão doados a instituições de caridade.

O programa do domingo também inclui oficina de reciclagem e exposição sobre Bandeira Azul e Mar sem lixo. Serão doadas sacolas biodegradáveis na tenda montada no calçadão. No mesmo local, às 11h, exibição do Teatro Prolaguitos, triagem e pesagem do lixo recolhido.

"Além de exercer a cidadania numa atividade super saudável, as pessoas terão oportunidade de, em dois dias, conhecer a exuberante beleza natural da Praia do Peró, das Conchas ao Pontal", comentou Machado Silva, do movimento Amigos do Peró.

 

*Colaboração Paulo Araújo.

Categorias: Cabo Frio Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias