BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (11)

Será que a máfia dos depósitos vai acabar? Prefeito Chumbinho na mira do deputado; Reunião sobre Galpão do Sal só na semana que vem; A prefeita deselegante; Renatinho propõe o Pacto da Lagoa; Sucessão em Búzios... E muito mais!


SERÁ O FIM DOS DEPÓSITOS?

O deputado estadual Subtenente Bernardo "botou para quebrar" hoje de manhã, durante um protesto pacífico, liderado por ele, realizado em frente a um depósito de veículos no Baixo Grande, em São Pedro da Aldeia, um dos muitos espalhados pelo Estado e utilizado para abrigar veículos rebocados em blitze da PM. Estava cheio, muita gente fez questão de participar e a adesão só não foi maior por causa do horário. Bernardo avisou que esse é só o primeiro protesto. E disse mais, que vai, sim, pedir a abertura de uma CPI que investigue a "máfia dos depósitos", aliás coisa que ele já tinha prometido antes mesmo de tomar posse. Sem trava na língua, ele soltou para quem quisesse ouvir que o prefeito aldeense, Cláudio Chumbinho, seria conivente com o esquema. Isso porque, segundo o parlamentar, sua equipe jurídica descobriu documentos que comprovam que o CNPJ do depósito é o mesmo do fornecedor de medicamentos e material de limpeza da prefeitura de São Pedro da Aldeia. E agora prefeito?

 


CHUMBINHO SE CALA

A coluna esperou, esperou... e nada! Até o fechamento desta, o prefeito Cláudio Chumbinho não havia se posicionado ante a denúncia do deputado estadual Subtenente Mauro Bernardo. Mais cedo, a assessoria de Comunicação do prefeito disse que a nota de esclarecimento estava sendo redigida, mas que só iria ser liberada após a revisão do procurador do município. O que não ocorreu até as 19h40.

 


 

DOCUMENTO FALSO

E pode ter mais caroço nesse angu do que imaginamos. Muito observador que é, o deputado Mauro Bernardo atentou para um documento na porta do depósito do Baixo Grande, que seria uma licença emitida pelo Corpo de Bombeiros quanto às condições do funcionamento do espaço. Após o evento do protesto, um dos assessores jurídicos dele voltou ao local para conferir a documentação. E não é que o papel da licença não estava mais lá? Foi arrancado. O deputado imediatamente ligou para o comandante dos bombeiros, a fim de confirmar a veracidade do alvará. E, pasmem, o comandante disse ao parlamentar que jamais emitiu qualquer liberação para lá. Portanto o documento, ao que tudo indica, era não era verdadeiro. O deputado falou na lata: "se eu estivesse lá e confirmasse que o documento era realmente fosse falso poderia dar voz de prisão na hora".

 

 

 

GALPÃO DO SAL

A votação sobre a derrubada do Galpão do Sal, na Passagem, em Cabo Frio, que poderia acontecer hoje, foi adiada. Não era para menos, haja vista a polêmica que se instaurou pelo fato de um local com tamanha importância histórica e cultural correr o risco de ser demolido para dar lugar a um empreendimento imobiliário. Por causa disso, a expectativa é que o Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (CMUPAC) de Cabo Frio se reúna na próxima segunda-feira (18). O CMUPAC enviou o processo que envolve os galpões para a Prefeitura. No âmbito legislativo, a Câmara deve marcar a realização de audiência pública nos próximos dias.

 

 

 

CONSPIRAÇÃO ELITISTA

Enquanto Friburgo (que não tem as belezas e atrativos de Cabo Frio) prepara um Carnaval unindo prefeitura, Convention & Visitors Bureau e Associação Comercial para fazer uma programação especial e garantir que a cidade seja mais competitiva na hora de atrair turistas, em Cabo Frio, que tem tradição histórica no Carnaval, a coisa é justamente ao contrário. Uma pequena elite metida à besta conspira contra os blocos, espalha fake news e chega a ameaçar o prefeito Dr Adriano com representação no Ministério Público. Tudo para impedir que quatro blocos (apenas) desfilem na Orla Malibu. Essa elite protofascista se julga donos da praia e detentores da verdade. "Isso inclui o secretário de Turismo Radamés Muniz que também está ao lado da elite conspiradora", denunciou Joir Reis, presidente da ABACCAF. O que tem de gente com saudade da ex-secretária de Turismo, Fabiola Becker (na foto, ao lado de um comentário do presidente do convention friburguense) não está no enredo. "Ela pelo menos tentava ajudar a gente. Esse aí é puxa tapete", disparou Joir. 

 

 

 

MANTENDO ORIGEM

Se por um lado a Associação dos Blocos tem dois ou três elitistas conspiradores contra folia dentro da Secretaria de Turismo e entidades sem representação, por outro, tem uma Secretaria de Cultura inteira que se mantém com os pés no chão (não renegam as origens) e compra briga dos Blocos. Diferente do grupo anterior que ocupava a pasta. Hoje os blocos contam com a secretária Meri Damaceno, que tem sido incansável na defesa dos blocos. E mais combativo ainda nessa defesa, é o Felício Batista, diretor de Carnaval que já conquistou o coração e a confiança de todos. Ambos são favoráveis aos desfiles na Orla e não escondem isso de ninguém, chegando a comprar briga dentro do governo. "Eu entrei no governo para defender as bandeiras que acredito e não mudar para atender aos interesses de empresários", disse Felício. Os blocos e seus foliões estão totalmente apaixonados pela dupla. "Foi uma das escolhas mais assertivas do governo Adriano", segundo Joir Reis da ABACCAF.

 

 

 

QUIOSQUEIROS NA CÂMARA

O presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio recebeu na manhã desta segunda (11) representantes da Associação de Quiosques da Praia do Forte. Na ocasião os empresários relataram os diversos problemas com os banheiros no local e me comprometi em levar ao executivo tais demandas. Aliás, esse papel que Luis está fazendo deveria ser de Radamés, mas ele está mais preocupado em conspirar contra o Carnaval. Entre os quiosqueiros, só se fala na saudade de Fabíola.

 

 

 

PACTO DA LAGOA

Como faz todos os dias, o prefeito de Arraial do Cabo Renatinho Vianna já estava cedo fazendo a caminhada neste domingo (10). Desta vez o cenário escolhido foi a orla da lagoa em Figueira, no Parque das Garças. A exemplo dos últimos vídeos, o prefeito reforçou que não só ele, como todos os outros da região têm que lutar pela manutenção de um dos principais ecossistemas do Estado e do Brasil, que é a lagoa de Araruama. "Quero convocar todos os que têm interesse em defender a lagoa. Devemos ser unidos, coesos e defender o que temos de melhor. Conclamo todos os prefeitos para lutar por esse nosso grande patrimônio", disse Renatinho, reforçando que vai convocar uma reunião com todos os prefeitos. Depois que a reunião acontecer (ainda será marcada) será gerado um ofício (com base na ata do encontro) e encaminhado ao governador (Witzel). "Se os prefeitos estiverem comprometidos não tem como dar errado", acrescentou.

 

 

 

QUE DESELEGANTE!

A gente já tinha comentado aqui na coluna que ninguém tinha certeza se a prefeita Lívia de Chiquinho iria à solenidade na Câmara, na última sexta (8), em comemoração ao aniversário da cidade. A dúvida se justificava pelo fato da Casa - que começou há uma semana o novo biênio - tem nova mesa diretora, a Chapa Rosa, grupo de oposição liderado pela vereadora Penha Bernardes (foto), presidente da Câmara. E não é que a prefeita não foi? Penha lamentou, mas disse que a ausência da prefeita não ofuscou a beleza da festa. "Tivemos a presença de várias autoridades, deputados federais e estaduais, a juíza da cidade... Foi uma festa linda", disse a presidente do legislativo araruamense. Pegou mal hein prefeita? Será que a senhora não é capaz de deixar de lados as diferenças pessoais? A verdade é que isso só revela o tamanho da falta de maturidade da prefeita.

 

 

 

JEFFINHO FALA DA 'VIRADA'

Em Iguaba Grande o assunto continua sendo a 'traição' do vereador Jeffinho do Gás, que, de uma hora para outra, 'passou' para o lado da prefeita. Virou a casaca mesmo Jeffinho, que inclusive é um dos vereadores signatários das instalações de três CPIs na Casa (medicamentos, merenda e pronto socorro), estava sendo muito elogiado por sua oposição combativa (foto ao lado, tirada da rede social). Contudo, semana passada ele se desligou dos assuntos das Comissões, com a desculpa de que os trabalhos estariam sendo conduzidos de forma errada. E também fez um vídeo, na última sexta (8), para "justificar" que sua saída do lado da oposição em nada iria modificar seu trabalho como vereador. O fato é que ninguém entendeu nada sobre a súbita saída do parlamentar da bancada oposicionista, o que causou burburinho. "Continuo sendo a pessoa que sempre fui e continuarei a fazer o trabalho que fui eleito para fazer, ou seja, representar o meu povo iguabense e lutar pelo que é melhor para a nossa cidade, independente dos meus interesses pessoais", disse Jeffinho.

 

 

 

SUCESSÃO EM BÚZIOS

Rola um comentário na Rua das Pedras que o assunto sucessão no executivo buziano deve começar a ser discutido em março, após o Carnaval. Estamos tentando descobrir o nome que terá a bênção do prefeito André Granado. A verdade é que nem ele decidiu ainda. De olho nesse caminho, todos já sabem, estão Joice Costa, Lorram Silveira, Joãozinho Carrilho e Miguel Pereira. Certamente, a escolha do nome virá após muita pesquisa. André pode ser polêmico, ter fama de maluco, mas nunca perdeu uma eleição para prefeito. A oposição, que tem andado apática, aguarda as jogadas do prefeito para decidir o que fará. A oposição (leia-se Alexandre Martins e Gladys) tem se mantido apática. Talvez essa apatia seja mera estratégia.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias