CARNAVAL PARA TODOS: Domingo (10) é dia de eleger o Rei Momo e a Rainha do Carnaval para pessoas com deficiência em Cabo Frio

Concorrentes enviaram vídeos durante a semana e a escolha acontece às 19h30, no Boulevard Canal. E mais: críticas ao carnaval cabo-friense leva Abaccaf a divulgar nota de repúdio


Neste domingo (10) acontece a escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2019 para pessoas com deficiência em Cabo Frio. Durante a semana, os postulantes ao cargo enviaram vídeos de dois minutos os quais serão julgados com base na alegria, desenvolvtura e amor ao carnaval. A dupla será eleita a partir das 19h30, no Boulevard Canal, ao lado do restaurante Tia Maluca.

A Associação dos Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (Abaccaf) é quem promove o evento, com apoio da secretaria de Cultura do município.

Antes disso, a Abaccaf promoveu nos últimos dias oficinas gratuitas do Carnaval para Todos (foto), voltadas para deficientes e seus familiares. Os cursos aconteceram na Quadra da Vermelho e Branco, na Pasagem, e na Casa da Família do Deficiente, no Jardim Caiçara.

 

NOTA DE REPÚDIO

Na última semana, rolaram muitas críticas ao carnaval cabo-friense - que este ano volta a acontecer na Praia do Forte - relativas à ordem pública, trabalho de ambulantes, entre outras. O fato levou a Abaccaf a divulgar uma nota de repúdio, como segue.

Esta Associação vem por meio desta manifestar repúdio a pequena minoria que tem se pronunciado contra o Carnaval de rua de Cabo Frio.

Argumentos infundados, pautados em politicagem e extremismo elitista visando apenas o consumismo e o ganho financeiro de alguns em detrimento à maior manifestação Cultural do Planeta não podem mais existir em nosso município.

Ignorar a necessidade de centenas de ambulantes que sobrevivem da pequena renda do verão e principalmente do Carnaval é um absurdo;

Não respeitar milhares de amantes da cultura do Carnaval é impossível de imaginar;

Ferir o direito de ir e vir de agremiações carnavalescas que há décadas faz o Carnaval de Cabo Frio é um abuso;

Prejudicar todo um planejamento que possuí uma causa tão nobre como a inclusão de pessoascom deficiência no Carnaval e realmente algo entristecedor;

Assim, nos dá ABACCAF e todos os Blocos Associados tornamos público nossa insatisfação quanto as últimas declarações de representantes do convention & visitors bureal onde afirmou ser um retrocesso a volta dos trios elétricos a Praia do Forte alegando atrapalhar o comércio daquele pequeno trecho da orla.

Asseguramos a todos associados e a sociedade cabo-friense que estamos tomando todas as providências para garantir um Carnaval ordeiro, seguro, atrativo, rentável para os nossos comerciantes como um todo e não só para uma pequena parcela da Praia e principalmente para garantir um Carnaval Inclusivo dando dignidade a pessoa com deficiência.

Categorias: Cabo Frio Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias