BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (8)

Galpão pode virar patrimônio imaterial; Vereadores falam sobre governo desarticulado; Teve até beijinho de parlamentares; Dr Adriano e o Carnaval de Cabo Frio; André Granado agradece no Facebook; Naldinho quer processar um; A 'aparição' de Chumbinho... E muito mais!


GOVERNO DESARTICULADO

"À secretaria de Governo compete atuar como órgão central do sistema de articulação política do Governo Municipal, nas relações com as esferas de governo, demais poderes e órgãos da Prefeitura, e nos assuntos técnicos, administrativos, políticos e sociais". Essa é a teoria de como deveria funcionar. Na prática, é a função mais política e menos técnica que existe numa gestão pública. O secretário de Governo deve dar condições de governabilidade ao prefeito, estar disposto a "descacar abacaxis" e "engolir sapos", ser conciliador, ser o cartão de visita do prefeito. Acima de tudo, é preciso experiência e ser muito político. Praticamente um diplomata. E o secretário atual da pasta não é nada disso, muito pelo contrário. Em Cabo Frio, estamos diante de um governo totalmente desarticulado. E esse foi um dos pontos altos de discussão na sessão de ontem da Câmara. O vereador Aquiles Barreto (SD) não deixou por menos. "Falta articulação política dentro do governo para resolver assuntos simples e fáceis de serem resolvidos. Questões simples como marcação de consultas ou homologação de PCCR, não estão sendo resolvidas. Quero fazer essa cobrança aqui", disse. Letícia Jotta (PSC) também usou parte de sua fala para criticar o que não está funcionando. "Tenho que me reportar a você que é nosso líder", disse ela ao vereador Miguel Alencar (PPS), líder do governo na Casa. "O maior problema deste governo é a articulação, é ouvir, é a discussão. Todos os problemas que estão acontencendo na cidade vêm da falta de articulação e diálogo. Precisamos ter um diálogo aberto para representar e ajudar o povo, precisamos que as coisas aindem. Estamos cansados de falar e não sermos ouvidos. Ouviu meu líder? Esse é um puxão de orelha amigável", emendou Letícia.

 

 

 

GALPÃO: PATRIMÔNIO IMATERIAL

O local onde funcionavam os galpões de sal em Cabo Frio, no bairro da Passagem, está no centro de uma polêmica, como já se sabe. De um lado, os donos pensam seriamente em entregá-lo à especulação imobiliária. Até porque, quando o imóvel foi vendido, foi dito ao proprietário que ele poderia vendê-lo posteriormente. Do outro, historiadores, memorialistas e parte da população querendo manter a história viva na cidade. O assunto foi levantado na sessão de ontem da Câmara, que quer resolver o imbróglio sem que haja demolição do local. Quem sabe transformá-lo em patrimônio imaterial. O vereador Aquiles Barreto disse que vereadores estavam estudando algumas possibilidades. "O local conta a história da cidade. Foi lá que os trabalhadores deixaram de ser escravos, tiravam dali o seu sustento, carregando o sal que seria vendido. Pode ser um patrimônio imaterial, mesmo não existindo o galpão antigo. Aquilo conta a história de uma riqueza. Acho que antes de propor o tombamento, podemos mostrar ao empresário que quer transformá-lo em especulação imobiliária algumas opções que estão se levantando. Quem sabe não poderia ser um mercado municipal, fazendo-se a reconstrução do galpão por fora. Por dentro poderia haver comércio, exposição de artes, danças... Tem que dar opção, mas tem que resgatar a história e a cultura", disse.

 

 

GALPÃO II

Mas é preciso que haja uma articulação rápida em cima dessa questão. Os vereadores também colocaram isso em pauta durante as falas sobre o imbróglio do galpão da Passagem. O CMUPAC - Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural tem reunião na próxima segunda-feira (11), para quando está marcada uma votação que pode definir o destino. Para o bem ou para o mal. Uma proposta da Câmara é tentar adiar essa votação e marcar uma reunião para iniciar o processo de tombamento do bem imaterial, para que se encontre um denominador comum que possa restaurar a história.

 

 


GALPÃO III

Mas tem mais um capítulo nessa história que está deixando muita gente com a pulga atrás da orelha. O que se comenta nas ruas da cidade é que o atual secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, o arquiteto Felipe de Oliveira Araújo, seria o mesmo que o proprietário que queria demolir o local contratou para fazer um projeto de um empreendimento na área. Será que há interesses excusos por trás desse imbróglio? Só se comenta isso... Embora ele negue, ninguém acredita. Onde há fumaça há fogo. O povo aumenta mas não inventa. Só que essa ânsia toda fragiliza a imagem do prefeito Dr Adriano, mais uma vez. Nas ruas e nos segmentos interessados, é o prefeito que está levando a fama de "demolidor". 

 

 

 


CPI DO HOSPITAL DA MULHER

Também ontem, a Câmara de Cabo Frio aprovou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de irregularidades no Hospital da Mulher. Trata-se de uma comissão temporária, que tem como objetivo apurar denúncias referentes aos óbitos de nascituros, problemas no atendimento médico, disponibilidade de medicamentos, insumos e material hospitalar, bem como problemas na estrutura disponível para o trabalho dos profissionais da saúde. A composição da CPI será definida na próxima terça (12). Depois disso, os integrantes terão 90 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90 dias, para concluir as investigações.

 

 


TEVE ATÉ BEIJINHO

Acabou o rancor. Agora é só amor. Depois de alfinetadas mútuas na primeira sessão do ano, na terça (5), os vereadores Jefferson Vidal (PSC) e Vanderlei Bento (PMB) voltaram às boas. Nem parece que há três dias um lembrava que o outro nunca levantava a bunda da cadeira para nada e o acusado retrucava "xingando" de mulherzinha quem falou... Turras postas de lado, quem esteve na Casa legislativa ontem disse que teve até beijinho entre os colegas. Pena que as fontes não fotografaram o momento. Mas a pergunta que não quer calar é: quem é a mulherzinha afinal?

 

 


VISITA AO NOVO DELEGADO

Quem esteve ontem na Delegacia de Cabo Frio, a 126ª DP, foi o presidente da Câmara de Vereadores Luis Geraldo (PRB), que foi recebido pelo novo titular, delegado Sérgio Caldas, que assumiu no início do ano. Na ocasião, o presidente do legislativo municipal deu as boas vindas a Caldas, cumprimentando-o e lembrando que a Câmara Municipal é parceira com as instituições do Município, especialmente na luta pela melhoria da segurança pública. 

 

 


CARNAVAL DE CABO FRIO 

O prefeito de Cabo Frio Dr Adriano participou ontem da reunião da associação dos blocos da cidade que está nos ajustes finais para a folia desse ano. O prefeito garantiu que vai dar apoio com banheiros químicos, disponibilizando a Guarda Municipal e fazendo pedido de reforço ao governador para Polícia Militar. Não haverá subvenção, ou seja, governo não vai investir nos blocos, mas assegura apoio logístico e no ordenamento. Na conversa, o prefeito disse aos integrantes das agremiações que determinou agilidade aos órgãos municipais para resolver os trâmites referentes aos dias de folia. Outro pedido que ele fez, é que o Carnaval deste ano aconteça em clima de paz para que os foliões aproveitem a festa com tranquilidade. No começo da semana, a PM informou que não haveria reforço da capital para o período de festas. Mas de acordo com o prefeito, um ofício foi enviado ao governador Wilson Witzel pedindo que um contingente seja destacado para Cabo Frio.

 

 

 

FICOU BARATINHO

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou o ex-prefeito de Cabo Frio, Alair Côrrea pelo crime de peculato. De acordo com a denúncia, entre 2015 e 2016, ele desviou recursos das contribuições da Associação dos Fiscais do Município, que deveriam ter sido depositados na conta da entidade, para o pagamento de servidores. O texto diz que o ex-prefeito desviou um total de R$ 25.410,00 dos cofres da entidade, agindo em conjunto com o ex-secretário municipal de Fazenda, Axiles Francisco Correa. Os valores eram descontados do pagamento dos fiscais, conforme prévia autorização, para posterior repasse aos cofres da Associação. Só que eles não repassavam. Embora essa notícia não seja exatamente uma surpresa, o que surpreende mesmo, foi o “singelo valor” de pouco mais de R$ 25 mil. Tem quem acredite que isso é merreca perto de outras denuncias que estariam por vir. Será?

 

 

 

GRANADO AGRADECE NA REDE

O prefeito de Búzios André Granado surpreendeu ao fazer um agradecimento no Facebook. Ele, que raramente aparece nas redes sociais, fez questão parabenizar os deputados, Dr Serginho (estadual, PSL), de Cabo Frio, e Soraya Santos (federal, PR), de Macaé, por "em tão pouco tempo estarem trazendo uma grande conquista para a nossa região", disse André. É que o MEC autorizou a criação de faculdades de medicina em Búzios e Cabo Frio. "Aproveito também para agradecer pelo empenho que irá  ajudar a muitos jovens da nossa região a realizarem seus sonhos e bem pertinho de suas casas", disse o prefeito.

 


 

 

 

LIGOU PARA ESCLARECER

Por falar em Dr Serginho, ele ligou pela manhã para esclarecer que não assinou o pedido de abertura da CPI do Hospital da Mulher (como publicado na coluna de ontem) porque ninguém pediu a assinatura dele. Disse que também teria assinado, se alguém tivesse pedido. Ele acha que não pediram por ele ser do PSL (a iniciativa de abertura da CPI foi do PSOL). Mas fez questão de dizer que apoia a Comissão e adiantou que deverá ser um dos membros, a ser indicada pelo PSL. Já o deputado Mauro Bernardo garante que ninguém o chamou também: "Quando a lista estava circulando pela Alerj com a deputada Renata Souza, eu a chamei, porque queria saber o que era, já que tinha ouvido falar que se tratava da CPI. Eu fui atrás". Na foto, ele aparece com o colega deputado Subtenente Bernardo (PROS), que pediu para participar da CPI também. "Meu amigo e colega Subtenente Bernardo me encontrou hoje em Cabo Frio, acima de qualquer coisa temos compromisso com a cidade. Ele me chamou para tratarmos da pauta de reabertura do IML da cidade. Vamos juntos!", disse Dr Serginho. 

 

 


NALDINHO VAI PROCESSAR

Deu o maior chabu a notícia de que o advogado de um comerciante de São Pedro da Aldeia vai entrar com representação no MPRJ por improbidade administrativa dos vereadores Naldinho Linhares (MDB) e Bruno Costa (MDB), que é presidente da Casa, divulgada aqui na coluna. Depois de muita insistência, Naldinho resolveu se pronunciar. Disse que tudo é uma mentira e que não passa de politicagem. E que vai processar o comerciante. "Quem inventou vai ter que provar. Nunca sentei para conversar com esse homem. Quero que ele prove que um dia comprei algumja coisa com ele. Não sou maluco. Vou provar na justiça que isso é mentira e vou processá-lo por calúnia e difamação. Se ele diz que eu sentei pra negociar, que prove. Falar é fácil", afirmou Naldinho. Já Bruno Costa continua calado. Mas, como se diz, "quem não teme".

 


VAI GRAVAR VÍDEO

Tem um grupo em Iguaba, de oposição à prefeita Grasiella Magalhães, e do qual o vereador Jeffinho do Gás (PTC) fazia parte, que está lamentando a virada de casaca do parlamentar (como divulgado aqui ontem). De oposição combativa, Jeffinho agora é até contra CPI que investigue irregularidades na prefeitura. Ele, que iria inclusive, compor uma comissão de investigação na Câmara, se recusou a assinar convocações feitas pela CPI dos medicamentos (que está em andamento). Ninguém entendeu nada. Mas querem entender. A reposta, segundo Jeffinho, veio através de um vídeo que o vereador postou na rede social.

 

 


BEÇO QUER VOLTAR

Embora em recesso até dia 18 de fevereiro, o suplente de vereador Beço da Pitangueira quer que na volta dos trabalhos seja discutida a titularidade dele, que é suplente de Thiago Fantinha, preso desde o ano passado por envolvimento em homicídio na cidade. Esse assunto tem sido evitado, porque pessoas ligadas a Fantinha têm esperança que ele seja solto. Mas essa esperança parece cada dia mais distante. Por outro lado, Beço da Pitangueira luta pelo legítimo direito de ficar com a vaga.

 

 


JOICE E OS TAXISTAS

A presidente da Câmara de Búzios, vereadora Joice Costa (PP), recebeu ontem em seu gabinete, junto com o secretário-geral da Casa, Marcelo Albino, o presidente da Associação dos Taxistas, Arthur Valles. Segundo Joice, o bate-papo foi para tratar de assuntos referentes à entidade.

 

 

 


APARIÇÃO DE CHUMBINHO 

O prefeito Cláudio Chumbinho, e o secretário de Educação, Alessandro Teixeira, visitaram ontem o prédio que atenderá os alunos da Educação Infantil no bairro Praia Linda. Também estiveram lá o subsecretário da Infraestrutura, Flávio Evangelista, a diretora e dirigente da unidade escolar, Verônica Leite e Patrícia Cardoso. A cerimônia de inauguração do espaço acontecerá no dia 15 de fevereiro. "Estive na unidade escolar para vistoriar o espaço e acompanhar as etapas de finalização para entrega do prédio. Alessandro Teixeira falou sobre a estrutura do prédio. "Nos próximos dias, o município ganha com a inauguração de uma nova unidade de educação infantil no bairro Praia Linda. O prédio tem uma estrutura confortável, um espaço preparado e adaptado para receber os alunos. A nova escola faz parte de um processo de locação para atender a comunidade local".

 

 

'GERAÇÃO DE IDIOTAS'

E o Chiquinho da Educação tá irritado da vida. Postou ontem no Facebook um vídeo "descendo o pau" no ex-assessor dos Jeovani (Marcia e Miguel), que essa semana botou a boca no trombone contra a prefeita Lívia de Chiquinho, sobre Ação Civil Pública ajuizada pelo MP contra o município. É que a prefeita, apesar de inagurar novas escolas e promover várias atividades ligadas à Educação, não cumpriu com o investimento mínimo de 25% na Educação (segundo o Ministério Público) e não disponibilizou uma conta separada para a pasta (condutas ilegais). "Estão vendo o governo ganhar corpo e querem tirar o brilho da prefeita. Você é muito pequeno. Não perca tempo com essas fake news", disse Chiquinho em seu Facebook.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias