A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionf25e4c8df6a5e826e58541cfe697edf7e133eea0): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Cabo Frio registra queda impressionante no número de afogamentos | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Cabo Frio registra queda impressionante no número de afogamentos

Os valores correspondem a uma redução de, aproximadamente, 88% em relação ao mesmo período de dezembro de 2017 e janeiro de 2018


O 18º Grupamento de Bombeiro Militar de Cabo Frio divulgou os números de registros de afogamentos no período de dezembro de 2018 e janeiro de 2019. Os valores correspondem a uma redução de, aproximadamente, 88% dos casos, em relação aos anos anteriores.

Em dezembro de 2017, o GBM de Cabo Frio realizou 1559 salvamentos no mar. Já em dezembro de 2018 foram apenas 257 socorros. Na comparação entre os meses de janeiro de 2018 e de 2019 os números são ainda mais impressionantes. Com uma queda de 93%, os socorros caíram de 1188 para apenas 84.

Segundo o comandante do 18°GBM, Marcelo Fidalgo, neste período não houve óbito por afogamento na região protegida por guarda-vidas do grupamento. "Estes resultados, extremamente positivos, dentre outros fatores, se devem às intensas atividades preventivas realizadas pelo 18º GBM. Uma das medidas mais eficazes tem sido a distribuição de panfletos pelos guarda-vidas aos banhistas. Durante a panfletagem os militares têm a oportunidade de interagir com os banhistas, passando informações importantes sobre segurança na praia. A informação tem servido para conscientização em massa e tem sido bem aceita nas areias de Cabo Frio. Um banhista, conhecedor dos perigos das ondas, valas e valões, sai automaticamente do grupo dos afogados potenciais", comemora Fidalgo.

O comandante esclarece ainda que houve um avanço significativo na forma de trabalho da unidade. Enquanto antes os Bombeiros usavam quase que exclusivamente a capacidade física para, durante socorros, salvaguardar vidas, hoje a mentalidade é de evitar até mesmo que as pessoas passem pelo desespero de um afogamento.

"Pra manter esta rotina de prevenção, oficiais e supervisores, diariamente, orientam e relembram a tropa da importância de se garantir a integridade física e psicológica da população. As sequelas de um afogamento podem ser irreparáveis e a nova doutrina evita que experiências desagradáveis marquem a vida do cidadão", conclui Fidalgo.

Para os casos extremos, quando o socorro é necessário, os Guarda-vidas continuam a postos, prontos para salvar, mas agora com aliados: uma população bem informada e esclarecida dos riscos do mar.

Categorias: Cabo Frio Polícia

Fotos da notícia




Outras notícias