A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session29cad70d920098b1dfa856f1008e77b8a23f4bcc): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

MEIO AMBIENTE / Sensores para monitorar a Lagoa de Araruama são instalados | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

MEIO AMBIENTE / Sensores para monitorar a Lagoa de Araruama são instalados

Ação faz parte do estudo de hidrodinâmica da laguna contratado pela Prolagos


Uma estação meteorológica e quatro sensores foram instalados em pontos estratégicos da Lagoa de Araruama para subsidiar o estudo de hidrodinâmica realizado pela Coppe/UFRJ a pedido da Prolagos. A iniciativa tem como finalidade criar um sistema de simulação computacional para mostrar a resposta da Lagoa de Araruama a cada ação proposta. É possível simular dragagens, abertura de canais em diferentes pontos e acompanhar o que vai acontecer com a qualidade da água a partir de cada uma dessas medidas.

Nesta etapa estão sendo realizados estudos de campo para monitorar a velocidade e direção do vento e o nível da lagoa. “Esses medidores permitirão que o modelo hidrodinâmico seja calibrado, identificando as mais diversas variáveis. Com isso, poderemos verificar, antes de fazer investimentos, se as ações propostas terão mais efetividade”, explicou o doutor em Oceanologia, professor Julio Wasserman, coordenador adjunto do projeto, que tem a coordenação geral do professor doutor Paulo Cesar Rosman, Ph.D. em Engenharia Costeira.

De acordo com o pesquisador, os sensores deverão permanecer por cerca de 15 dias e os dados serão inseridos no programa que fará as simulações. “Estamos construindo elementos de conhecimento da Lagoa de Araruama. Esta é a primeira vez que é feito o monitoramento simultâneo de diversos pontos. Com as informações coletadas, esperamos que o modelo computacional represente fielmente a realidade”, disse Otávio Pecly, da área de engenharia costeira e oceanográfica da Coppe/UFRJ.

O projeto é comemorado pelo ambientalista Arnaldo Vila Nova, da Ong Viva Lagoa, que há mais de 40 anos se dedica a estudar a lagoa. “Este estudo vai orientar onde mexer na laguna, onde dragar, abrir ou fechar. Será uma ferramenta muito mais apropriada e nos permitirá trabalhar com mais eficiência e aplicar recursos onde, efetivamente, dará um melhor resultado” - acrescentou o Arnaldo.   

O projeto tem duração de seis meses e ao final o documento será compartilhado com representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal e Consórcio Intermunicipal Lagos São João para que tenham subsídios técnicos para definirem suas ações em prol da Lagoa de Araruama.

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias