BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (6)

A CPI do Hospital da Mulher; O imbróglio do Galpão do Sal; Deputado réu; Improbidade administrativa; Saiu otimista da reunião; CPI das Quentinhas é legal... E muito mais!


CPI DO HOSPITAL DA MULHER

Foi protocolada ontem, na Câmara Municipal de Cabo Frio, a CPI do Hospital da Mulher, que será presidida pelo líder do governo, o vereador Miguel Alencar (PPS). A comissão vai investigar os óbitos de nascituros e recém-nascidos. Outra CPI com o mesmo intuito foi aberta na Alerj, pela deputada Renata Souza (PSOL). Amanhã, na sessão do parlamento cabo-friense, devem sair novas informações sobre os trabalhos da comissão. Inclusive essa investigação deveria abranger não só a questão dos óbitos, mas também as contratações ocorridas na unidade. Exemplo: o diretor-geral do hospital trabalha ao lado da esposa. Isso não é caso de nepotismo? Se não é ilegal, nos parece no mínimo imoral. A verdade é que a Saúde de Cabo Frio, toda ela, deveria ser objeto de CPI. A secretaria de Saúde deveria passar por um pente-fino. Comentário na Câmara é: “que tem um secretário do calibre de Márcio Mureb, não precisa de adversários ou inimigos políticos”. E já que estamos falando do doutor, recebemos a informação que ontem, por volta das 17h, o secretário de Saúde estava no shopping Park Lagos passeando com roupa de academia, como quem parecia estar indo ou voltando da malhação. Já o prefeito mesmo, tem sido visto saindo meia noite e até uma da manhã da prefeitura. Enquanto isso, as vísceras do governo estão expostas pela Saúde municipal. Que coisa, hein?!

 

 


CPI DO HOSPITAL DA MULHER II

Das 24 assinaturas conquistadas pela Deputada Renata Souza (PSOL) para abertura da CPI na Alerj, da nossa região, somente Mauro Bernardo (PROS) assinou. E mais que isso, o "terror da corrupção" também procurou pessoalmente a colega de parlamento para dizer que quer participar ativamente das investigações.

 

 

 

 


GALPÕES DE SAL

Um dia antes de ser debatida em nova reunião (que acontece hoje) do Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (CMUPAC), a derrubada dos galpões de sal, na Passagem, em Cabo Frio, virou assunto da sessão solene de abertura do ano legislativo da Câmara, ontem. Integrantes do PSOL pediram a vereadores para assinar carta com posicionamento contrário à destruição dos galpões. O presidente da Casa, Luis Geraldo, discursou na tribuna em tom crítico ao projeto. "Fico triste quando vejo a Fazenda Campos Novos do jeito que está e quando vejo pessoas querendo acabar com a nossa história ali na Passagem, em relação aos galpões de sal". Dez dos 17 vereadores assinaram. Há luz no fim do túnel? Sobre a reunião: pegou fogo. Quase teve pancadaria entre os participantes.

 

 

 

DEPUTADO RÉU

Equipe de reportagem do RJ2, da Rede Globo, esteve na porta da Alerj atrás dos deputados que respondem a processos na Justiça. Um deles é de Cabo Frio, o recém-eleito Dr. Serginho (PSL), que responde a processo por lesão corporal leve, injúria e ameaça. "Na verdade, esse é um processo que corre em Nova Iguaçu. Houve um atrito entre mim e o ex-namorado da minha irmã", respondeu o deputado ao repórter. Ele negou que tenha cometido os atos. Atualmente, dos 70 deputados estaduais do RJ, 16 respondem a processos na Justiça ou estão presos suspeitos de crimes como corrupção, compra de votos e falsidade ideológica.

 

 

 

 

PL DA POLÍCIA

O deputado Dr. Serginho (PSL) apresentou hoje Projeto de Lei em prol de policiais civis e militares, bombeiros militares, Degase e agentes penitenciários do Estado. A proposta institui "assessoria jurídica gratuita, bem como a defesa técnica". "Na luta por nossos policiais e na forma do que propusemos durante a campanha, apresentei hoje projeto de lei visando assegurar assistência jurídica gratuita, por intermédio da Procuradoria do Estado, a todos aqueles policiais e agentes de segurança, que venham responder processos em decorrência do exercício de suas funções", disse o parlamentar.

 

 


IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

O advogado de um comerciante de São Pedro da Aldeia vai dar entrada, a qualquer momento, numa representação por improbidade administrativa (enriquecimento ilícito e danos ao erário) no Ministério Público, pedindo ação de responsabilidade civil e, possivelmente, criminal, de dois vereadores de São Pedro da Aldeia. A dupla teria dado o maior calote na loja e o comerciante botou a boca no trombone. Segundo um dos donos do estabelecimento, o fato ocorreu no final de 2017, quando foram encomendados vários produtos numa loja de materiais elétricos. Detalhe: parte desses materiais encomendados eram entregues na Câmara e a outra parte, nas casas dos próprios, para uso pessoal, mas "pago" pela Casa. A cereja do bolo: pagaram uma parte e ficaram de acertar o restante posteriormente... o que não aconteceu. Estamos dando um doce de abóbora de coração, para descobrir quem são os tais vereadores... que vergonha!

 


SAINDO OTIMISTA 

O prefeito Renatinho Vianna voltou ontem do Rio, confiante com a reunião que tratou sobre a liberação do Porto do Forno, importante fonte de arrecadação do município, e que está com as atividades paradas há quase um ano, após embargo. No Rio, acompanhado do presidente do Porto, Zezé Simas, o prefeito cabista se encontrou com membros da secretaria estadual de Turismo, Firjan, Senai entre outros que estão mobilizados para ajudar, segundo ele mesmo revelou. Até sexta (8), Renatinho disse que deverá volta à capital para protocolar documentos que ainda faltam: “Agora, depois da reunião de ontem, estou muito mais otimista de que conseguiremos resolver a questão em breve”, comentou o prefeito.

 

 

FISCALIZANDO OS FISCAIS

Os trabalhos do legislativo de Búzios também foram retomados ontem, como na maioria dos municípios da Região dos Lagos. E a presidente da Casa, vereadora Joice Costa (PP), começou a todo vapor. Um dia antes ela recebeu vereadores e funcionários para um café da manhã. E hoje tratou de chamar alguns fiscais do município - de Transporte, Posturas e Urbanismo - para saber como anda a produtividade deles.

 

 

 

CPI DAS QUENTINHAS

Lembra da CPI das Quentinhas em Iguaba? Aquela que levou ao afastamento da prefeita Grasiella Magalhães por fraude na licitação das mesmas? Pois é, na época, um cidadão entrou com ação popular alegando ilegalidade nas investigações na abertura da CPI e pedindo anulação dos trabalhos. Mas, há alguns dias, saiu uma sentença contra a ação. A juíza Maira Veiga declarou total legalidade na abertura da Comissão e julgou extinto o pedido da ação popular que queria por fim às investigações. "Buscamos sempre realizar um trabalho imparcial visando a apuração dos fatos e respeitando a legalidade", disse o vereador Vantoil Martins, líder da oposição na Câmara.

 


 

SAÚDE MOTORIZADA

O prefeito de Búzios André Granado, recebeu hoje dois carros novos para a Saúde do município, que serão utilizados para atender as demandas da Atenção Básica de Saúde, que fazem parte do Programa Saúde da Família. Os veículos, no valor de total de R$ 90 mil, foram adquiridos via emenda parlamentar disponibilizada pela deputada federal Benedita da Silva (PT). "A importância do bom dialogo no âmbito estadual e federal visando retorno social se dá também na conquista de emendas para realizar obras, ou também para adquirir bens públicos de importância como esses dois carros novos que serão utilizados para o bem estar do cidadão", disse. Estava presente no ato da entrega o médico cardiologista, capitão dos bombeiros, Fábio Henrique Passos Wakinin. 

 

 

ESCOLA BILÍNGUE

A prefeita Lívia de Chiquinho participou ontem do Prêmio Professor Regente Escola Bilíngue, no teatro municipal. Ela homenageou gestores escolares e alunos que passaram para a Escola. Araruama é a única cidade da Região dos Lagos que possui uma instituição de ensino bilíngue com orientação militar. "Foi uma noite de muita importância e informação para educandos e educadores. Araruama vive hoje uma educação potencializada", destacou a prefeita. Só falta agora respeitar os investimentos mínimos na Educação, conforme denuncia do MP recomenda.

 

 

PCCR DO IBASCAF

O presidente da Câmara de Cabo Frio, vereador Luis Geraldo (PRB), recebeu hoje uma comissão de servidores do Ibascaf (Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio). Esse deve ser o fim da peregrinação por que passaram os servidores que, depois de muito esperarem e tomarem chás de cadeira homéricos na prefeitura, eles conseguiram que Adriano assinasse homologação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria. Agora só falta ser aprovado pela Câmara e Luis Geraldo se comprometeu de colocar o projeto de lei na pauta desta quinta-feira (7).

 

 

 

TRATANDO DA EDUCAÇÃO

O recém-eleito deputado estadual Welberth Rezende (PPS), de Macaé, esteve em Campos hoje para uma reunião com o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, juntamente com o secretário de Educação de Macaé, Guto Garcia, para tratar de questões relevantes para o município macaense: a construção da escola do bairro Lagomar, reforma das escolas estaduais no município, além do retorno da Coordenadoria de Educação. 

 

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias