BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (28)

Milícia assume assassinato em São Pedro; Prefeito de Cabo Frio relaxa na serra; Pedófilos não passarão; Justiça manda retirar veículos apreendidos; Conselho Tutelar de Araruama pede socorro; A difícil missão da CPI... E muito mais!


MILÍCIA ASSUME EXECUÇÃO

Membros de um grupo de milícia denominado Tigres de Libertação assumiram a execução do procurador-geral da Câmara de São Pedro da Aldeia, Fausto Ferreira Leite Neto, morto a tiros na noite deste domingo (27). Caso gravíssimo e, apesar do grupo assumir o crime, ainda não há pistas oficiais de autores ou motivação. O certo é que o assassinato causou comoção e medo pela cidade, onde o assunto não cala desde ontem. O corpo do procurador está sendo velado na 1ª Igreja Batista de São Pedro da Aldeia e será sepultado nesta terça (29).

 

 

 

 


ENALTECE E AMEAÇA

Aliás, essa página que se denomina Tigres de Libertação afirma ter ramificações no mundo inteiro. Eles enaltecem a milícia como organização que vai reparar "danos" no Brasil e fora dele, e dão recado às mídias sociais e blogs, caso se sintam ameaçados: "A ordem é bem clara: caso ocorra alguma represália contra minha pessoa (...) quero que todos os militantes pertencentes a nossa organização rebele todas as partes do mundo incluindo rebelar todos os estados brasileiros. A Ordem é se minha privacidade for violada por blogueiros ou até mesmo sofra questões judiciais a Ordem é para parar o mundo inteiro com ataques mortais contra os responsáveis", disse um post de hoje. O 'Tigres' também diz que está torcendo pela recuperação do presidente do Brasil. "Bolsonaro, desejo uma recuperação rápida a você meu presidente. Um abraço dos TIGRES. Garantiremos que seu filho Flávio Bolsonaro seja inocentando das acusações".

 


PREFEITURA E CÂMARA LAMENTAM

Não só pela rede social, mas também a Prefeitura e a Câmara aldeenses lamentaram muito a morte de Fausto Ferreira Leite Neto. O presidente da Casa legislativa, vereador Bruno Costa (foto), estava consternado com a tragédia. "É com enorme tristeza que hoje me despeço do amigo e grande profissional Fausto Ferreira Neto. Além de um companheiro de vida, Fausto mostrou toda a sua competência na Câmara de Vereadores como procurador do legislativo, prestando um excelente serviço à população aldeense. Neste momento difícil, peço que a justiça de Deus e a Justiça dos homens sejam feitas. Os meus mais sinceros sentimentos a família e amigos." O prefeito Cláudio Chumbinho se solidarizou com a família de Fausto. "Em respeito e em razão da prematura perda do profissional da advocacia, a Prefeitura do município de São Pedro da Aldeia informa que todas as bandeiras serão hasteadas a meio mastro".

 

 


PEDÓFILOS NÃO PASSARÃO

Nesse domingo (27), iria acontecer em Cabo Frio, um evento no Charitas, organizado pelo maestro Ângelo Budega, que há nove anos, foi acusado de pedofilia, depois de abusar de uma menina de apenas 10 anos, durante uma aula do projeto social dele, o "Apanhei-te Cavaquinho". Na época, em 2010, foi um grande escândalo que chocou a cidade, afinal, o citado desfrutava de enorme prestígio junto ao poder público e toda mídia. Não se sabe como o acusado conseguiu abafar o caso. Fato é que desde aquela época, algumas pessoas ligadas à cultura do município, tanto nos governos Alair Corrêa, Marquinho Mendes e até Dr. Adriano, sempre dão um jeitinho de "passar o pano" para Budega. Sempre havia alguém o protegendo, duvidando e desqualificando as denúncias gravíssimas, e mais que isso, querendo dar um 'carguinho' na prefeitura ao músico de imagem estilhaçada. Chegaram a convidá-lo para tocar no Dia do Livro Infantil, na Biblioteca municipal, e até mesmo, ao lado de uma famosa cantora adolescente da cidade, que participou do The Voice Kids. Mas nesse fim de semana, decidiram tirar a peneira que tapava o sol. Uma das vítimas do acusado soltou o verbo na internet, revelando que também foi abusada, quando tinha 9 anos. Foi chocante! A secretária de Cultura, Meri Damasceno, quando informada da revelação da jovem vítima (que atualmente tem 22 anos), decidiu simplesmente cancelar o evento agendado. Usou como desculpa a chuva de sexta, mas a verdade é que Meri, quando viu o print com relato, tomou a atitude enérgica e assertiva. Pedófilos não merecem conviver em sociedade, ainda mais tendo acesso às crianças. Parabéns à Kéren-Hapuk e a secretária de Cultura pela coragem. Chega de fingir que isso não aconteceu. Pedofilia é o crime mais odiento que existe. Basta de omissão, proteção e fingimentos. Cabo Frio mudou e não cabe mais operações "abafo caso". Estamos de olho.

 

 


RELAX NA SERRA

O click aí do prefeito Dr Adriano foi de um internauta do Portal, feito no fim de semana, em São Pedro da Serra, distrito de Friburgo. Decerto foi tomar um ar mais calmo e longe do mar. E distante do caos em que se transformou a cidade que ele administra há seis meses. Dr Adriano tem casa lá por aquelas bandas... Com quem será que o prefeito de Cabo Frio estava falando no momento da foto?

 

 

 

 

 

 


IBASCAF NA LUTA

Servidores do Ibascaf, o Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio, não aguentaram tanto tempo de espera e foram até a Prefeitura hoje à tarde cobrar seus direitos. Eles esperavam que Dr Adriano os atendesse para saber a quantas anda o plano de cargos e salários - que está na mesa dele desde 24 de setembro do ano passado, esperando pela homologação. O plano já passou pelo Ministério Público e pela secretaria de Fazenda, que afirmam não haver nada que impeça a legitimação do mesmo. Até mesmo a Câmara já se posicionou a favor. "Estamos de maneira pacífica e ordeira para sermos atendidos", disse um dos servidores ao Portal. Mas até as 18h35 eles ainda não haviam sido recebidos. Somente o vice, Felipe Monteiro conversou com o grupo.

 

 


CASA VIROU CAT

Finalmente, ontem, desmontaram e retiraram a casa do Papai Noel em Cabo Frio, que estava fechada desde o Natal, na praça Porto Rocha. O fato já foi falado aqui na Boca Miúda e parece que funcionou. Quem avisou foi o secretário de Turismo do município, Radamés Muniz, que trouxe uma novidade. A Casa vai ser utilizada como Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Tamoios, no Segundo Distrito. Mas quem bancou a montagem e desmontagem não foi a Prefeitura não, mas empresários da cidade que se reuniram e colaboraram com a ação.

 

 


QUE FASE!

A vereadora de Cabo Frio Alexandra Codeço não anda numa fase muito boa não. Depois de ter sofrido denúncia do Ministério Público, na última sexta (25), por crime de peculato e desvio de material hospitalar e medicamentos, foi denunciada por um internauta. O fato aconteceu ontem, no estacionamento do shopping Park Lagos, onde o carro dela foi clicado numa vaga para deficiente físico. A coluna fez contato com a vereadora, que disse ter emprestado o veículo a um amigo que é cadeirante. Mas, instantes depois, ela foi vista bem perto do carro, a caminho do interior do shopping. Que coisa, hein?!

 

 


PROVIDÊNCIAS E RESPOSTAS

O prefeito Renatinho Vianna encaminhou hoje um memorando, em caráter de urgência à Procuradoria-Geral do Município solicitando providências e respostas quanto a incapacidade do funcionamento do esgoto em Arraial do Cabo e sobre os altos valores cobrados nas contas dos munícipes. A medida é decorrente dos transtornos que a cidade passou após a forte chuva da última sexta (25), que alagou diversos pontos da cidade, ocasionou prejuízo a moradores e deixou três praias e a lagoa impróprios para banho. No documento, Renatinho pede que a PG emita análise e parecer sobre o contrato com a Prolagos "para que sejam questionados a incapacidade de funcionamento do esgoto em todo o município, bem como os valores absurdos que a empresa tem cobrado da população".

 

 

RETIRADA URGENTE

A justiça de Arraial do Cabo intimou o Estado, Detran e DER que retirem todos os veículos depositados na rotatória em frente ao posto do BPRv da RJ-140. E proibiu que outros sejam colocados lá novamente. A decisão saiu na última sexta (25) e é decorrente de ação civil pública proposta pela Prefeitura no dia 7 de janeiro. Há muito tempo que os veículos retidos ficam "largados" por ali, a céu aberto, sujeitos a virarem depósito de ferrugem e dengue (e outras mazelas), pois muitos motoristas demoram a buscar ou nem buscam os veículos apreendidos. Ainda segundo a sentença, proferida pela juíza Juliana Gonçalves, a retirada deverá ser feita em até 15 dias sob pena de multa diária. Os réus também deverão promover a limpeza da área em, no máximo 72 horas após a retirada dos veículos.

 

 


SALVEM O CONSELHO!

Um local que deveria ter plenas condições em receber crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, abusos e todo tipo de violência psicológica está "mal das pernas". Assistentes sociais e demais funcionários do Conselho Tutelar de Araruama, estão trabalhando praticamente por amor mesmo. Acontece que o local possui três aparelhos de ar condicionado que estão colocados na parede e não estão instalados. A impressora está quebrada há meses (o equipamento é vital para o bom funcionamento para imprimir declaração, ofícios, memorandos). Tem um bebedouro novinho que veio no pacote que o governo federal doou (junto com computadores e a impressora), que está jogado no canto. O pessoal só consegue trabalhar nesse calor porque funcionários da secretaria de Política Social, Trabalho, Habitação, Terceira Idade e Desenvolvimento Humano instalaram ventilador de teto. E aí prefeita Lívia? Vai tomar providências?

 


DIFÍCIL MISSÃO

O vereador de Iguaba Grande Vantoil Martins, que preside da CPI dos medicamentos de Iguaba Grande, está tendo dificuldades em conseguir que servidores da área da saúde, especificamente os que atuam no setor, prestem depoimentos que vão integrar as peças do processo de investigação da comissão. Estranho...Estava tudo indo tão bem. O que será que aconteceu nos últimos dias? Vamos acompanhar os próximos capítulos.

 

 


SAÚDE DE BÚZIOS

O prefeito de Búzios André Granado esteve na última sexta-feira (25) na inauguração da UBS Maria Rosa da Conceição Santiago, no bairro Baía Formosa. Aliás o evento ficou lotado. Não é para menos, já que a população do bairro clamava, há muito, por uma unidade que eles não precisassem se deslocar para pontos distantes de sua residência para receber atendimento de saúde. Na foto, o sorridente André está com o secretário de Saúde Fábio Passos no momento do descerramento da placa. Inclusive o prefeito (há quem jure de pé junto) teria se encontrado com seu vice, Henrique Gomes, um dia depois, para um café da manhã e bate papo, do tipo "deixa disso, vamos ser amigos de novo". Porém, pessoas próximas de André negaram veementemente que houve tal encontro.

 

 


CHICO MACHADO CONFIRMADO

O TRE confirmou que o ex-vereador de Macaé, Chico Machado (PSD), ficará com uma das cadeiras da Alerj na legislatura 2019-2022. O resultado veio após uma retotalização dos votos para deputado estadual nas Eleições 2018 que colocou o candidato do PSD na lista de eleitos, no lugar de Pedro Ricardo (PSL), que ficou como suplente. Realizado na sede do TRE-RJ, na última quinta (24), o procedimento foi determinado por decisão do TSE, que deferiu a candidatura de Felipe Peixoto (PSD), cujos votos não haviam sido computados devido ao indeferimento de seu registro no primeiro grau.

 

 


LINHA DURA

Políticos da Região dos Lagos tentaram, em vão, fazer com que o governador Wilson Witzel (PSC) anulasse o ato que nomeou Marcelo Morel, ex-chefe da Guarda Ambiental de Búzios, para o comando do Parque Estadual da Costa do Sol, unidade de preservação fragmentada que vai de Saquarema a Búzios. Vereadores e representantes de prefeitos chegaram a vir ao Rio pedir a anulação do ato. Conhecido como "Rambo", Morel comandou várias ações, com apoio da Justiça e do Ministério Público, para derrubar construções de bacanas e de vereadores em áreas do parque. Também atuou, convocado pelo TRE, como duro fiscal nas eleições municipais. O moço assumiu na última terça (22) com a promessa de criminalizar os responsáveis por incêndios criminosos, que abrem espaço para a especulação imobiliária na Região dos Lagos, e contra a pesca predatória: "Pescador artesanal é o que usa bote e puçá", sentenciou.

 

 


CONDENADOS EM CASIMIRO 

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Casimiro de Abreu, Alessandro Macabu Araújo, conhecido por "Pezão", foi condenado a 36 anos e dois meses de prisão; o ex-chefe de gabinete Jairo Macabu Soares foi condenado a 26 anos e um mês, com a perda do cargo público; e o ex-assessor- especial Wilson da Silva Oliveira Neto, a quatro anos e dez meses. Os três participavam de um esquema criminoso, no período de 2013 a 2015, exigindo dos servidores repasses mensais de parte dos vencimentos. Divana Saturnino da Silva, sogra de Jairo que foi nomeada pelo ex-prefeito para um cargo em comissão na Câmara, também foi condenada, e terá que prestar serviços comunitários. A sogra do ex-prefeito recebia vencimentos que variavam entre R$ 2,5 mil e R$ 5 mil, mas somente ficava com R$ 500,00, repassando o restante aos acusados.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias