UFF e UFRJ disponibilizam 630 vagas para Macaé pelo Sisu

As inscrições para o primeiro processo seletivo do Sisu deste ano começam nesta terça-feira (22) e podem ser feitas até sexta (25)


A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) disponibilizam 630 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sendo 510 para este primeiro semestre letivo, em 13 dos 14 cursos das duas Instituições de Ensino Superior (IES), que funcionam na Cidade Universitária de Macaé. As inscrições para o primeiro processo seletivo do Sisu deste ano começam nesta terça-feira (22) e podem ser feitas até sexta (25), gratuitamente, somente online, pelo site http://sisu.mec.gov.br/.

A UFRJ oferece 330 vagas no primeiro semestre, sendo 120 para Engenharias (Civil, Mecânica e de Produção); 30 para Medicina; 50 para Farmácia; 40 para Enfermagem e Obstetrícia; 40 para Nutrição; 25 para Ciências Biológicas; e 25 para licenciatura em Química. Na UFRJ o acesso ao Sisu é semestral e o curso de Bacharelado em Química só tem vaga disponibilizada para o segundo semestre.

Na UFF, são 60 vagas para Ciências Contábeis no primeiro e 60 no segundo semestre; 60 para Direito no primeiro e 60 no segundo; e 60 vagas anuais para Administração.

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Integram o Sisu 129 instituições públicas de todo o país com um total de 235.476 vagas, segundo dados do MEC. Só podem se inscrever os estudantes que tiraram nota acima de zero na prova de Redação do Enem 2018, cujo resultado foi divulgado na última sexta-feira (18).

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu e ficar atento à nota de corte estabelecida pelas IES por curso. Diariamente, a partir do segundo dia de inscrição, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso.

A Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da Prefeitura de Macaé, que também funciona na Cidade Universitária, não tem critério pelo Sisu. Ela oferece acesso utilizando as notas do Enem no seu processo seletivo, realizado uma vez por ano, que também tem a opção de os interessados fazerem a prova própria.

As IES da Cidade Universitária oferecem acesso, ainda, por meio de transferência interna e reingresso, mediante processos próprios.

Cronograma do Sisu:

· 22/1 a 25/1 - período de inscrições:

· 28/1 - resultado da chamada regular:

· 28/1 a 04/2 - prazo para participar da Lista de Espera:

· 30/1 a 4/2 - matrícula da chamada regular, devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.

· 7/2 - convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

 

*Fonte: PMM.

Categorias: Educação Macaé

Fotos da notícia




Outras notícias