BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (17)

O novo 'Prefeitinho' de Cabo Frio; Censura no Face; Semana Santa em Arraial promete; Quatro anos depois, em Búzios... Audiência do rotativo em São Pedro; Sob o sol de Iguaba; Os escorpiões de Araruama... E muito mais!


'PREFEITINHO'

Abrimos a coluna hoje com mais uma da série "os escândalos da Prefeitura de Cabo Frio". De novo na área da saúde. Simplesmente o prefeito Dr Adriano transferiu quase todas as competências da secretaria de Administração (da secretária Elicéia da Silveira) para a pasta da Saúde (de Márcio Mureb). Sabem por quê? Porque Elicéia queria realizar um processo seletivo para a contratação de funcionários da área de saúde, como tentativa de por fim aos "esqueminhas" que beneficiam profissionais amigos do prefeito (ou do secretário) em detrimento da população. Mureb esperneou, reclamou, fez birra e brigou com Elicéia. E levou a melhor, porque Adriano, mais uma vez, cedeu. Pelas ruas da cidade, Mureb está sendo chamado de "Prefeitinho". Pelo decreto, que dá plenos poderes ao secretário de Saúde, a pasta da Administração ficará responsável apenas pela transferência de documentos, pastas e demais informações relativas aos servidores do quadro pessoal do setor (vide decreto ao lado) . Até as contratações vão ficar nas mãoes de Mureb agora... Isso porque o prefeito é médico.

 


NOVA CENSURA

Um vídeo postado pela jornalista que assina essa coluna, hoje cedo, por volta das 8h, foi simplesmente retirado do ar no Facebook porque alguém denunciou. Acontece que o vídeo em questão é uma denúncia sobre o descaso do atual governo municipal. A Casa do Papai Noel continua montada (e fechada) na praça Porto Rocha, 11 dias após a Folia de Reis, comemorada em 6 de janeiro, data que marca o último dia das decorações natalinas, quando as mesmas costumam ser retiradas. Mas a casona continua lá, ocupando um espaço para nada! Alguém deve ter se sentido ofendido e reclamou com o Face, em seguida o vídeo foi retirado do ar. Essa é a nova censura em vigor...

 

 


FAGNER, ALCEU VALENÇA E NANDO REIS

O secretário de Comunciação e Eventos de Arraial do Cabo, Ronnie Plácido, anunciou com exclusividade para a coluna BM que a programação da Semana Santa do município vai ser de botar muita inveja nas cidades vizinhas. Estão sendo cogitados nomes como Fagner, Alceu Valença e Nando Reis, a pedido do prefeito Renatinho Vianna. E Ronnie, que agora tem se dedicado aos eventos "Palco Sunset" e "Tardezinha Musical", que por sinal estão "bombando", contou outra novidade: esse ano o Festival de Lula, tradicional no município cabista, vai ser diferente, e deve envolver os restaurantes da cidade, a exemplo dos festivais gastronômicos. Na foto, Ronnie rodeado pelos integrantes da banda Melim, sucesso da atualidade que foi um dos shows que bombaram no início do verão cabista.

 

 


QUATRO ANOS DEPOIS...

Depois que o MP ajuizou ação civil pública contra a prefeitura de Búzios, porque o município não cumpriu a lei que obriga a nomeação e sinalização de ruas (Lei 804/2010), André Granado anunciou que "o projeto para implantação de placas de sinalização de logradouros em todo município, assim como de construção de abrigos para passageiros de transporte coletivo já faz parte do orçamento municipal de 2019". Mas isso já era para ter ocorrido há quatro anos, já que desde 2014 existe a lei. Pelo menos o projeto já deveria estar pronto, mas, segundo a Prefeitura, isso ainda não ocorreu devido à crise dos anos anteriores. "Com isso, o município tentou fazer a troca do serviço por exploração do espaço público com mídia, o que evitaria custos para o município. Mas, não houve nenhuma empresa interessada", alegou a Prefeitura.

 

 

CANAL DIRETO

Aconteceu nesta quinta-feira (17) mais uma edição do 'Canal Direto com o Prefeito', dia da semana em que André Granado recebe a comunidade buziana juntamente com os secretários para agilizar as demandas da cidade. Hoje eles receberam cerca de 70 pessoas. O encontro acontece toda quinta, às 8h. Após o encontro com o prefeito, os participantes são recebidos pelos secretários municipais, para encaminhamento das demandas. 

 


AUDIÊNCIA DO ROTATIVO

Uma audiência pública realizada hoje discutiu a concessão do estacionamento rotativo em São Pedro da Aldeia, instituído por lei. O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal, e poderia ter uma participação maior da população se tivesse ocorrido em horário fora de expediente. Aconteceu às 9h e poucos participaram. Mas valeu pelas participações de qualidade no debate. Tanto é que a vereadora Claudinha - uma dos sete vereadores que participaram - saiu de lá dizendo que a Casa agora tem uma missão: a de alterar alguns pontos da lei, considerados questionáveis e abusivos. "Foi uma audiência de suma importância. Mas saímos daqui com uma missão, que é alterar essa lei é abusiva. Nós não concordamos com a maneira como foi feita essa lei em 2013", disse (veja vídeo). Quem também não poupou críticas à lei em questão foi o ex-vereador Adalberto Amaral. Acontece que Amaral era vereador em 2013, quando a Câmara aprovou o projeto... Por que está reclamando só agora?

 

 


ENQUANTO ISSO, EM IGUABA...

Enquanto Grasiella Magalhães, a prefeita, não retorna de Nova Iorque, onde curte um frio nevado, "seu povo" de Iguaba Grande sofre embaixo de um sol escaldante na busca por uma oportunidade de emprego. Hoje foram abertas as inscrições para um processo seletivo na área de Educação. Interessados têm até amanhã (18), de 8h30 às 17h, no prédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMECE), na Cidade Nova.

 

 


CAÇA AOS ESCORPIÕES

Ao invés de dar "boquinha" para a filha dos outros e botar fantasma na prefeitura de Araruama, Lívia de Chiquinho deveria era contratar mais agentes de saúde, no caso, de controle de endemias. A população está temerosa pelo crescimento da população de escorpiões na cidade. Principalmente perto das praias. Ontem mesmo um cidadão viu uma "família" de uns cinco ou seis correndo pela areia da Praia da Pontinha. No centro da cidade já se tem notícia de alguns por lá também... Ainda não se sabe o porquê dessas visitas nada agradáveis.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias