Campanha 'Dezembro Vermelho' reforça prevenção à AIDS em Búzios

Cidadão pode se dirigir à unidade de saúde mais próxima e solicitar a realização do teste de HIV


Os moradores de Búzios estão convidados a participar da campanha Dezembro Vermelho, dedicada às ações de prevenção à AIDS. O intuito é de reforçar o trabalho que já é realizado durante todo o ano nas UBS de cada bairro. A qualquer momento, o cidadão pode se dirigir à unidade de saúde mais próxima e solicitar a realização do teste de HIV. Da mesma forma, a distribuição de preservativos é liberada em todas as unidades, as conhecidas camisinhas masculinas e femininas. Sem burocracia alguma, basta solicitar na farmácia do posto.

Em caso de acidentes que gerem exposições sexuais desprotegidas, abusos sexuais e sexo eventual sem preservativos, a pessoa tem como opção procurar ajuda de prevenção medicamentosa. O paciente exposto deve ir ao Hospital para ser atendido por um médico, seguindo o protocolo de profilaxia “Pós Exposição Sexual”. Este tratamento inclui a aplicação de anticoncepcionais, e medicamentos para evitar o HIV, vacinoses e sífilis. A pessoa também receberá orientação, e encaminhamento para serviço de controle de infectologia, onde será realizado o acompanhamento sorológico, e a continuidade dos medicamentos.

No próximo dia 19, a UBS de Vila VerdeNesta realiza algumas ações junto à população, visando divulgar formas de prevenção ao vírus da AIDS. Após atividades físicas e um delicioso café da manhã, a comunidade participa de palestra informativa sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. 

Categorias: Armação dos Búzios Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias