Terceira etapa do Aloha Spirit começa nesta sexta (23) em Cabo Frio

Campeonato acontece na Praia do Forte. Entre as modalidades estão Canoa Havaiana, Stand Up Paddle, Natação em águas abertas, Paddleboard, Surfski, Triathlon Waterman e Apneia, além da Beach Run


O maior festival de esportes aquáticos da América Latina, o Aloha Spirit, chega à Cabo Frio nesta sexta-feira (23). Para esta terceira etapa do Campeonato Nacional, que acontece o o dia 25 de novembro, já estão confirmados cerca de 750 nas modalidades de Canoa Havaiana, Stand Up Paddle, Natação em águas abertas, Paddleboard, Surfski, Triathlon Waterman e Apneia, além da Beach Run. As competições começam oficialmente no sábado (24). A partir das 6h30 tem abertura da arena e entrega dos kits aos atletas, e às 7h30 a primeira prova de natação águas abertas (1.500 metros).

O festival foi realizado pela primeira vez no ano de 2009, em Ilhabela (SP), a competição começou pequena, somente com canoas havaianas e reunindo apenas 60 atletas.

A exemplo de 2013 e 2017, o palco será, novamente, a Praia do Forte, considerada uma das 25 melhores do Brasil segundo pesquisa realizada, este ano, por um site de viagens. A chegada dos atletas na cidade está prevista para acontecer a partir de quinta-feira (22), mas alguns já est na cidade devido o Sul Americano de Vaa, que acontece até quarta-feira (21), também na Praia do Forte.

“Cabo Frio é um cenário perfeito para a competição tanto por suas belezas naturais, quanto pelo apoio dos atletas da região que comparecem em peso ao evento”, explicou João Castro, diretor da agência Ecooutdoor Sports Business, realizadora do Aloha Spirit.

Dividido em três etapas, o Aloha reúne grande número de atletas de várias partes do país. Em Cabo Frio estarão presentes representantes do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Santa Catarina, Pará, Sergipe, Paraná e Amazonas, além do Chile, Argentina e Uruguai.

“Mesmo não sendo um evento oficial, o Aloha Spirit se consolidou como o maior festival de esportes aquáticos do país, o maior da América Latina e um dos três maiores do mundo. Por isso, além de atletas amadores, sempre contamos, também, com a presença dos melhores do Brasil. Para esta terceira etapa, por exemplo, já temos confirmação de Patrick Winckler (paddleboard); Lena Guimarães e Luiz Guida ‘Animal’ (stand up paddle); Mauna Loa (Canoa OC6), Arthur Pedroza (natação) e também do Sebastián Cuattrin, primeiro canoísta brasileiro a participar dos Jogos Olímpicos (Barcelona 1992), tetracampeão pan-americano e 46 vezes campeão brasileiro em diferentes distâncias, que vai competir no surfski”, informou João.

A programação do Aloha Spirit será aberta nesta sexta-feira (23), às 8h30 horas, com uma campanha de conscientização ambiental “Aloha Spirit Mar Sem Lixo”, com coleta de microlixo na orla, realizada em parceria com a ONG Mar Sem Lixo, e apoio da Prefeitura de Cabo Frio, QArt, Prolagos, Seu Lixo Meu e Porto Real. “A gente entende que esportes praticados no mar têm tudo a ver com preservação do meio ambiente. Por isso, essa é mais uma das novidades que o Aloha Spirit está trazendo para a etapa de Cabo Frio. Será uma ação aberta ao público, que acontecerá entre o canto da Praia do Forte e a Praça dos Quiosques, pertinho da pista de skate. Quem quiser participar, é só chegar cedo e retirar o kit com camiseta e material nos quiosques da praça”, convidou João Castro.

Durante o dia também estão previstas apresentações gratuitas de teatro infantil através de parceria Prolagos / Aloha Spirit (14h), cinema na praia com exibição do desenho “Moana”, através do projeto Festival Aloha Spirit de Cinema (14h40), com apoio do Ministério da Cultura, e encerramento do receptivo (19h), tudo na arena montada no canto da Praia do Forte.

Categorias: Cabo Frio Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias