NESTA TERÇA (13) - Aniversário de 403 anos de Cabo Frio tem extensa programação cultural

Atividades acontecem em diversos nos dois distritos


Uma programação especial em comemoração ao aniversário de 403 anos de Cabo Frio será promovida nesta terça-feira (13). Este ano, o evento será mais mais tradicional, com alvorada, hasteamento das bandeiras e retretas, entre outras atrações familiares que serão realizadas nos dois distritos. 

A programação começa às 7h, com alvoradas em Cabo Frio e Tamoios, com as bandas Santa Helena e XIII de Novembro. Às 8h30 acontece a solenidade de hasteamento das Bandeiras, em frente à Prefeitura, com a presença de autoridades. Em seguida, às 9h, na Praça Porto Rocha, a equipe da Secretaria de Saúde promove atividades com recreação e atendimento odontológico. 

Aproveitando a proximidade do Natal, a festa também terá a presença de Papai Noel. Às 14h, em Tamoios, o “bom velhinho” chega no Ginásio Poliesportivo, e, às 17h, na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio. 

Para encerrar a programação, às 19h tem retreta com as bandas XIII de Novembro e Santa Helena. Em Tamoios os músicos sairão do Ginásio, e, em Cabo Frio, da Praça Porto Rocha.

Outras atividades estão previstas para o aniversário da cidade, além da programação oficial. No dia 13, às 10h, a Secretaria de Cultura promove o projeto “Música na Fonte”, na Fonte do Itajuru, com o músico Júnior Carriço, o grupo Capoeira Ilê, e participação do projeto “Vozes da Rua”. A entrada é gratuita e aberta ao público de todas as idades.

Já a Secretaria de Turismo promove o projeto “Caminhos da História Especial”, com trajetos a pé, de ônibus e de barco, pelos principais pontos turísticos e históricos de Cabo Frio. 

Segundo o superintendente Paulo Cotias, “a ideia é oferecer a moradores e visitantes um dia especial, com atividades ao longo do dia, onde o público poderá aproveitar três diferentes modalidades de passeios históricos, todos gratuitos e abertos a todas as idades”. A primeira modalidade de passeio começa na Praça Porto Rocha, às 9h, com embarques, de hora em hora, em ônibus cedido pela Auto Viação Salineira para a visitação aos pontos históricos da cidade. O roteiro inclui Forte São Mateus, bairro da Passagem, São Bento e o Largo de Santo Antônio. As saídas acontecem das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Para quem curte uma caminhada, o Caminhos da História Especial terá duas edições, uma às 10h e outra às 14h. A Praça Porto Rocha é o ponto de partida da expedição, que segue contando a história da Igreja Nossa Senhora da Assunção, Charitas, Praça Dom Pedro II, Rua Érico Coelho, Convento Nossa Senhora dos Anjos, Fonte do Itajuru e Morro da Guia, com subida até a capela. “Tanto o trajeto de ônibus quanto o a pé já fazem parte do nosso projeto. A novidade fica por conta do roteiro náutico histórico, com dois passeios de barco gratuitos pelo Canal do Itajuru, contando a história da cidade, desde a fundação aos dias atuais. A primeira saída está programada para às 11h e a segunda às 15h, com capacidade para 80 passageiros em cada embarque. A saída será do Terminal de Passeio de Barcos, no Boulevard Canal, e as vagas serão distribuídas por ordem de chegada”, explicou Paulo Cotias.

Categorias: Cabo Frio

Fotos da notícia




Outras notícias