ENEM 2018 / Provas começam neste domingo (4) com linguagens, ciências humanas e redação

Candidatos devem ficar atentos às regras do Enem para evitar problemas


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 2018, uma das provas mais esperadas pelos estudantes que buscam entrar no Ensino Superior, começa neste domingo (4). No Brasil, 5,5 milhões de inscritos farão a prova, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O exame será realizado em duas etapas. A primeira prova será aplicada já nesse domingo, quando os estudantes farão provas de linguagem, ciências humanas e redação. Já a segunda etapa será no dia 11 de novembro, com as provas de ciências da natureza e matemática.

Horário da prova

Os estudantes devem ficar atentos para o horário da prova. Este ano, o horário de verão começa mais tarde, à 0h do dia 4 de novembro. Os relógios brasileiros serão adiantados em uma hora nos estados em que o horário de verão é válido.

Confira o horário:

Abertura dos portões: 12h (Horário de Brasília)

Fechamento dos portões: 13h (Horário de Brasília)

Início das provas: 13h30 (Horário de Brasília)

Encerramento das provas: 19h (primeiro dia) e 18h30 (segundo dia)

 

Saiba o que é proibido levar

Antes de tudo, é aconselhável que o estudante tenha em mãos o cartão de confirmação de inscrição. No dia, é proibido portar borracha, canetas de material não transparente, corretivo, dispositivos eletrônicos (como calculadoras, agendas eletrônicas, celular, tablet, gravador, pen drive e até relógio), fones de ouvido, anotações, lápis, lapiseira, livros e manuais.

Caso o estudante opte por levar qualquer um dos materiais proibidos, eles serão lacrados em um envelope, retidos durante a prova e entregues ao final do exame.

Também é proibida a utilização de óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou qualquer acessório que cubra os cabelos ou orelhas. Armas de qualquer espécie também ficam restritas no local da prova. Artigos religiosos, como burca e quipá, devem ser revistados.

Categorias: Educação País

Fotos da notícia




Outras notícias