TSE lança página na internet para combater fake news contra segurança do processo eleitoral

Notícias falsas sobre fraudes nas urnas eletrônicas e outras mentiras relacionadas ao pleito de 7 de outubro foram desmascaradas em página criada pelo Tribunal


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma página na internet para ajudar a esclarecer o eleitorado brasileiro acerca das informações falsas e falaciosas que vêm sendo disseminadas pelas redes sociais, as fake news. As informações contrariando fake news relacionadas às eleições gerais, que aconteceram em 1º turno no último dia 7 de outubro, estão disponíveis através do link Esclarecimentos sobre as eleições.

"Qualquer pessoa poderá ter acesso a informações que desconstroem boatos ou veiculações que buscam confundir os eleitores brasileiros. Diante das inúmeras afirmações que tentam macular a higidez do processo eleitoral nacional, nessa página o TSE apresenta links para esclarecimentos oriundos de agências de checagem de conteúdo, alertando para os riscos da desinformação e clamando pelo compartilhamento consciente e responsável de mensagens nas redes sociais", defende o TSE.

O Tribunal reafirma ainda que tem encaminhado todos os relatos de irregularidades que chegam ao seu conhecimento para verificação por parte dos órgãos de investigação, especialmente o Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Polícia Federal (PF).  "A finalidade é garantir a verificação de eventuais ilícitos e a responsabilização de quem difunde conteúdo inverídico. Até o presente momento, nenhuma ocorrência de violação à segurança do processo de votação ou de apuração realizado durante as eleições 2018 foi confirmada ou comprovada".

*Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Categorias: Política País

Fotos da notícia




Outras notícias