Colunista RC24h - Vera Heringer: Essa semana o assunto é Redesign

Vamos saber mais um pouco do processo de reformular ou melhorar o produto, mantendo as origens


Essa semana o assunto é Redesign. Sabe o que é? Processo de voltar a desenhar um produto, fazendo-lhe alterações e melhoramentos nos seus aspectos técnicos e funcionais.

 


Nessa matéria,  vou falar desse processo na decoração, mas esse movimento impacta em outros setores, por exemplo no marketing.

 

 

 

 

Como nunca antes visto, os brechós de móveis ganhoaram  força, hoje é muito fácil comprar um mobiliário de época  e valorizar uma peça que silenciosamente conta histórias do seu tempo.

 

 

O lado ruim são peças sendo vendida por preços que não valem,  muita especulação em cima de coisas que tem a marca do saudosismo ou simplesmente a função de criar um contra ponto na decoração.

 


Os responsáveis por multiplicar e fazer essas peças chegar em casa com facilidades são os brechós.  Esse nome tem como origem um mascate chamado Belchior, século XIX, ficou conhecido por vender peças de segunda mão.

 

 

As peças antigas,  ganharam força com o programa  Admirável móvel novo, tem um grande acervo que foram clássicos de várias épocas.Também reformam as peças de pessoas que querem manter um móvel de família ou simplesmente é um admirador de peças de época.

 

 

 

O redesign tornou-se tão comum, que tem pessoas fazendo e não sabem que aderiu a um movimento que traz o carimbo da sustentabilidade, de reaproveitar.   O  bom dessa moda, é que o planeta agradece, menos sofás, cadeiras,  estrados, cabeceiras, janelas, portas, cômodas, etc, jogados nas ruas ou nos rios.  Tem muita gente vendo essas peças nas calçadas e está  levando pra casa,  e outras que jogavam por ai, vendem nos brechós. Esse movimento fez a decoração tornar-se mais democrática, deu liberdade para misturar, brincar com as formas, cores e sentimentos.

 

 

Na edição anterior o assunto foi à alma da casa, o redesign é um movimento que
dá personalidade a casa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Vera Heringer é Colunista de decoração, coordenadora de curso de Design, especialista em soluções para interiores residenciais, comerciais e corporativo.

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias