#ModaRC24h: A febre dos slides

Eles estão com tudo, os chinelos de borracha com uma única e larga tira


Eles podem não ser mais novidade porém, se mantêm na lista de desejos dos fashionistas – e dos agora nem tanto – que buscam conforto com estilo. Estou falando do slide, modelo muito usado em ambientes esportivos desde os anos 1970 quando a Adidas criou a versão mais famosa, o Adilette, chinelão de borracha com uma única e larga tira que eu considero a versão mais jovem da prima alemã Birkenstocks (esta, criada em 1966). Aqui no Brasil, o modelo só ganhou fama na década de 1990, com modelos assinados pela marca Rider.

 

 

Depois do boom, o Rider caiu no esquecimento, assim como seus parentes de todo o mundo. Virou chinelo de tiozão, sem qualquer apelo de moda, simplesmente um modelo funcional para atletas. O motivo exato de seu retorno triunfante à cena fashion não é certeiro, mas podemos dizer que o filme Rede Social, de 2010, trouxe luz ao slide, calçado favorito do personagem central deste roteiro que trata sobre a criação do Facebook, o próprio criador da rede, Mark Zuckerberg. Embora seja o frequentador assíduo das listas de mais mal vestidos, Mark, um colecionador de slides com muitas dezenas de pares no closet, não deixa de ser uma inspiração de sucesso, né nooonnnn?! E foi logo depois do filme e da fama crescente de Zuckerberg que os slides começaram a pipocar aqui e acolá.

 

 

Outro fator que colaborou – e muito – para o retorno dos ditos é a tendência que se denominou de normcore, que é a busca de conforto e certo ar de normalidade no visual. E o que seria melhor que um bom chinelão tradicionalíssimo para refletir esse desejo? E assim os slides surgiram em looks de gente que sabe muito bem o que está combinando, virando estrela do street style já há uns dois anos.

 

 

E o desejo pelos slides não para, com novas marcas criando suas versões. Além das gigantes esportivas, como Nike e Adidas, grifes renomadas, como Michael Kors e Givenchy, tem os seus. E a um pouco tempinho chegou ao Brasil o modelo criado por Rihanna para a Puma (foto destaque), decorado por um punhado de pele em várias cores. Lindo de se ver, como a maioria dos looks excêntricos desta musa da moda, esgotou nas lojas paulistas antes mesmo do lançamento oficial, e vários perfis de venda do Instagram e muiiiiitaaaass “lojinhas” da 25 de março em Sampa, dispõem de réplicas e originais.

 

Claro que esse tipo de modinhas é ideal usar quando é lançado.... Sabe como é?! O negócio vai se popularizar e vamos encontrar vaaaaaarios “néns” usando o chinelinho de pezinho que a gente gastou os tubos para comprar!!!!

 

Coisas da moda!!!!!Uó!

 

*Paola Simões atua no mercado da moda há 17 anos. Atualmente exerce a função de Visual Merchandising para algumas lojas da Região.
 
Formada em Designer pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), História da Arte pela Bircham International University e Figurino e Indumentária na instituição Senai Cetiqt (RJ) / Contato: 22 988517570 /  paolasimoesmd@gmail.com

 

Categorias: Comportamento

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