BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (11)

O prefeito que mantinha servidores trabalhando na casa dele; O apoio do prefeito MM em 2018; Festival da Lula em Arraial; As promessas de Serginho; As contas de Grasiella; Pressão em Búzios e muito mais...


QUEM SERÁ?

Um ex-prefeito de uma cidade da Região dos Lagos tinha por hábito colocar funcionárias domésticas para atender a própria casa, servidores da Prefeitura. Uma delas, estava lotada no Executivo como assessora especial, com salário de R$ 2 mil, porém, ela na verdade trabalhava na casa do ex-prefeito, cuidando os afazeres do lar. Acontece que, acabou o mandato e a mulher foi mandada embora sem eira e nem beira, sem nenhum direito e até salário. Ao que parece, essa prática de colocar servidores contratados para trabalhar na casa de pessoas do governo era uma prática corriqueira na gestão do ex-prefeito. Mas como a corda arrebenta sempre para o lado mais fraco, quem ficou no prejuízo, é claro, foi a doméstica.

 

 

 

AO VIVO NO RC24H

O entrevistado desta semana no #15MinutosNoRC será o prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, que vai conceder entrevista ao Portal nesta quarta-feira (12), às 11h30m. MM vai falar sobre os 100 dias do governo, dos avanços, demissões e muitos outros assuntos, inclusive, eleição para deputados no ano que vem. A entrevista vai ser transmitida ao vivo pelo Facebook. Não perca!

 

 

 

 APOIO COMPROMETIDO

Carlos Victor Mendes é candidatíssimo a deputado federal. Ele vai tentar buscar os votos que o irmão caçula, Marquinho Mendes, conseguiu na última eleição para o Congresso Nacional. No entanto, o prefeito de Cabo Frio já falou que o apoio dele será para Leonardo Picciani. E agora? Como fica o coração de irmão?

 

 

 

 

SEGUNDO TURNO DO PT

A eleição para a escolha do presidente do diretório municipal do PT em Cabo Frio seguiu para o segundo turno. Quem vai disputar a vaga são: Rubens Bello, que teve 88 votos na primeira etapa da disputa, e Priscila Soares, que recebeu 64 votos.

 

 

 

 

 

FESTIVAL NA PRAIA DOS ANJOS

O secretário de Governo de Arraial do Cabo, Renato Gonçalves, é só empolgação. Tanta felicidade tem motivo: o famoso “Festival da Lula” da cidade vai acontecer, neste ano, na Praia dos Anjos. O evento era realizado na Praia Grande, mas para evitar fechar ruas e conturbar o trânsito e também por causa do período de maré alta, o governo decidiu transferir a festa de local. “Estou muito feliz porque o Festival da Lula vai acontecer na ‘minha amada Praia dos Anjos’, o que é muito bom”, disse o secretário que é nascido e criado no bairro. O Festival da Lula de Arraial do Cabo começa nesta quarta-feira (12) e vai até domingo (16).

 

 

 

 

FAZENDO PROMESSA

O vice-prefeito e secretário de Ação Social de Arraial do Cabo, Serginho Carvalho visitou com a família a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida do Norte (SP). O comentário no Cabo é que ele esteve lá para fazer uma promessa à santa, para se eleger a deputado no ano que vem.

 

 

 

 

 

 

 

AMIGA FECHAMENTO

Quem acompanha a sessão da Câmara de São Pedro da Aldeia pôde reparar que, em toda abertura de plenária, o presidente da Casa Bruno Costa pede à segunda secretária, vereadora “Craudinha”, para ler um versículo da Bíblia. Na sessão da quinta-feira (7), a amiga e fechamento, como sempre faz, atendeu ao pedido e leu Mateus, capítulo 7, versículo 1: “Não julguem, para que vocês não sejam julgados...”. Leitura um tanto providencial, já que, desde o episódio do carro da muamba, Bruno Costa tem sido constantemente alvo de julgamentos de vereadores e também da população. Agora resta saber, será que o versículo foi, na verdade, um recado para os colegas de Legislativo?

 

 

 

 

APELANDO PARA OS VERSÍCULOS

Já na sessão desta terça-feira (11), Bruno Costa leu ele mesmo o versículo do dia e a escolha foi Jeremias 1 19: “E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti”. Leitura providencial, mais uma vez, já que o presidente da Câmara tem sido constantemente alvo de acusações, ainda não comprovadas, mas que pesam na recente carreira política dele. A última foi de um correligionário arrependido de Bruno Costa, que resolveu usar as redes sociais para botar a boca no trombone e contar que comprou votos para o chefe do Legislativo aldeense, na época da campanha. No meio da troca de acusações, Bruno Costa afirma que ‘ingenuamente’" foi alvo de um golpe do rapaz, que se dizia amigo e dormia e comia na casa dele. "Comia da minha comida e teve a coragem em dar um golpe no amigo. Parabéns", descreve o presidente da Câmara no Facebook. É, pelo visto, Costa vai ter que ler muitos versículos bíblicos para escapar das situações em que se encontra.

 

 

 

 

SABATINAS NÃO ACABAM

Em Búzios, as sabatinas a membros do governo, que estão atuando ou já foram desligados, continua. Depois da secretária de Educação e da ex-secretária de Saúde, agora será a vez dos farmacêuticos Keylles Ramos da Silva e Rony Freire Andrade, comparecerem no plenário da Câmara para esclarecer questionamentos a respeito da queima indevida de remédios e documentos da Secretaria Municipal de Saúde de Armação dos Búzios, conforme informado pela ex-secretária de Saúde, Raquel Soares de Freitas Haddad. A convocação foi feita via Requerimento N.º 0049/2017, apreciado na sessão desta terça-feira (11). Já o Requerimento N.º 0050/2017, dispõe sobre solicitar ao prefeito André Granado cópia de inteiro teor do processo administrativo de Sindicância da queima indevida de medicamentos e documentos da Secretaria Municipal de Saúde.

 

 

 

 

 

 

NO MURO DAS LAMENTAÇÕES

Outra figura pública que também estaria viajando, é a prefeita de Iguaba Grande. Depois de completar 40 anos, Grasiella Magalhães partiu para Israel. Na cidade, o comentário das boas e más línguas é que ela, na verdade, foi visitar o muro das lamentações, para fazer promessa para que o processo dela não entre para julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) tão cedo. Em momentos de aflição, toda mandinga é pouca, já dizia o filósofo popular.

 

 

 

 

 

AS CONTAS DE GRASI

Enquanto ela passeia pela terra santa, em Iguaba o cenário político pega fogo, por causa das contas de 2015. Antes de viajar, Grasiella deixou a missão para os vereadores da bancada governista, de aprovarem as contas dela o mais rápido possível. A pauta chegou a entrar para votação na sessão da quinta-feira passada, mas graças a pressão dos vereadores da oposição, Vantoil Martins, Marcilei Lessa, Alan Rodrigues e Alexandre da Farmácia, o presidente da Casa, Balliester Praguer, foi obrigado a recuar. Antevendo que a pauta voltaria para votação nesta terça-feira (11), a oposição voltou a pedir o adiamento, reforçado com o pedido dos presidentes dos partidos PSB, PSDC, PSDB e PTC. Todos querem mais tempo para avaliar as contas referentes ao exercício de 2015, do Executivo iguabense. E para piorar, a oposição entrou com novo requerimento pedindo que as contas sejam tornadas públicas e acessíveis a qualquer cidadão que queira investigar. Vale lembrar que essa queda de braço entre a situação e a oposição é justificada porque, apesar de ter o parecer favorável do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE), o corpo técnico apontou 21 ressalvas, que já justificariam a reprovação das contas. O que seria muito ruim para Grasi. Outro ponto que não podemos esquecer é o escândalo envolvendo o TCE e os conselheiros presos pela Polícia Federal. Grasiella teme que após esse bafafá, as contas sejam que foram aprovadas pelos conselheiros sejam revistas, o que é o caso dela.

 

 

 

 

O REPRESENTANTE DA PREFEITA

Apesar de não ter cargo oficial na Prefeitura de Araruama, a não ser o de primeiro cavaleiro da cidade, o marido da prefeita Lívia Bello, Francisco Ribeiro, o Chiquinho da Educação, segue comparecendo em eventos como representante da chefe do Executivo araruamense. Na sexta-feira (7), ele esteve na audiência pública, realizada pela Alerj, na Câmara de Arraial do Cabo, para apresentar a redelimitação do Parque Estadual Costa do Sol. O marido da prefeita estava acompanhado de dois secretários e do vereador Russo. Ao que parece, além de se apresentar como o representante da chefe do Executivo, em eventos oficiais, Chiquinho anda dando ordens aos servidores. Há quem diga que ele, além de distribuir broncas aos funcionários públicos, anda exigindo que eles falem bem do governo nas redes sociais. Aliás, a postura do primeiro cavaleiro da cidade não é das mais elegantes, Chiquinho há tempos anda batendo boca com as pessoas que criticam o governo, o que não anda pegando nada bem para o casal e nem para o governo. 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias