A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session42c4789d0bec8b204b13571ef54362d6e0ccdb6a): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (30) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (30)

Portal RC24h na Assembleia Legislativa do Estado do Rio; A aprovação das contas de Chumbinho pelo TCE; Pedido de reavaliação das contas de Grasiella em Iguaba; Os 40 anos do Edilson Duarte; Os planos da Prolagos para Arraial e muito mais...


LEÃO DA MONTANHA

Depois do escândalo da operação “O Quinto do Ouro”, da Polícia Federal, que acabou na prisão de cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE) e na condução coercitiva do presidente da Assembleia Legislativa, o depoimento do presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani, foi muito aguardado. O Portal RC24h acompanhou de perto o pronunciamento dele, na tarde desta quinta-feira (30). O clima estava muito pesado. A sessão foi presidida pelo deputado estadual, Janio Mendes (PDT), que é o terceiro vice-presidente da Casa. Às 15h Picciani subiu na tribuna e falou por 27 minutos. No discurso negou que tenha qualquer tipo de participação em esquemas fraudulentos e também que tenha proposto emendas. Assim que terminou o pronunciamento, ele fez como o pesonagem de desenho animado "leão da montanha' e saiu pela direita. A imprensa bem que tentou arrancar mais alguma coisa dele, mas ninguém conseguiu. O presidente da Alerj rapidamente entrou no carro e se foi.

 

 

 

 

O CLIMA PESADO

O clima na Assembleia Legislativa era visivelmente pesado. O deputado da Região dos Lagos, Janio Mendes presidiu a mesa diretora e foi difícil, os parlamentares queriam avançar, tomar as rédeas. O dia foi pesado e tenso, a imprensa presente, mas Janio manteve a postura compatível com o comando em um momento tão expressivo em nosso país.

 

 

 

 

 

SEM PRÉ JULGAMENTOS

Os parlamentares estavam evitando comentários, muitos até fugindo dos jornalistas. Encontramos o deputado Silas Bento (PSDB) que afirmou que a sensação era de apreensão, até porque os deputados não sabiam o teor do processo, pois ainda não receberam nenhuma informação do Ministério Público e da Polícia Federal. Cauteloso, Silas disse apenas que não se deve haver pré-julgamentos. Mas uma coisa ele confirmou, a fofoca está correndo solta nos corredores da Alerj e as especulações são muitas. “Esse clima assusta bastante. Viemos do interior e nunca vivenciamos um momento como este. Mas a única coisa que podemos fazer agora é ter cautela, respeito e buscar a justiça, sem pré julgar ninguém”, disse o parlamentar. De qualquer forma, os comentários nos corredores da Alerj é que, em todas as farmácias nos arredores do Palácio Tiradentes acabaram-se os estoques de calmantes e Rivotril.

 

 

 

 

QUEM AVISA AMIGO É

Mas não é só na capital que a prisão dos conselheiros do TCE foi repercutida. Em São Pedro da Aldeia, na sessão desta quinta-feira (30), o vereador Zezinho Martins (SD), falou sobre a prisão de Domingos Brazão. O edil chamou a atenção dos colegas da Casa, lembrando que no ano passado, as contas do prefeito Chumbinho, referentes ao exercício de 2015, foram aprovadas por oito votos a favor e dois contra, o dele e o de Vagner do Alecrim. Porém, as mesmas contas foram reprovadas pelo corpo técnico do TCE e também pelo Ministério Público. Mas, o conselheiro Domingos Brazão, em duas linhas, sem delongas ou considerações deu parecer favorável, desconsiderando a opinião dos técnicos do tribunal. “Quero chamar a atenção do corpo técnico da Prefeitura, para que trabalhem melhor na aplicação da verba pública, porque o escândalo chegou ao TCE. Tenho certeza que o lobby chegou a essa Casa para que as contas fossem aprovadas. Porque quem aprova ou reprova as contas do prefeito é a Câmara. É a nossa responsabilidade. O lobby acabou! O prefeito vai ter que trabalhar para que as contas dele sejam aprovadas. Jogo para os nobres companheiros a responsabilidade de fiscalizar o Executivo, pois esse é nosso papel”, disparou Zezinho Martins.

 

 

 

 

REAVALIAÇÃO DE CONTAS

Já em Iguaba Grande, os presidentes de seis partidos, mais quatro vereadores, formularam um documento para dar entrada no Tribunal de Contas do Estado (TCE), com o pedido de reavaliação das contas da prefeita Grasiella Magalhães, referentes ao exercício do ano de 2015. Segundo Hugo Canellas, depois do escândalo da operação Quinto do Ouro, ficou clara que houve um apadrinhamento e protecionismo com relação à chefe do Executivo iguabense. “As contas da prefeita tiveram 21 restrições apontadas pelo corpo técnico do TCE e, mesmo assim, obteve parecer favorável do conselheiro. Despois do escândalo que acabou na prisão de cinco membros do TCE, está mais que claro que teve favorecimento. Por essa razão queremos que as contas sejam revistas”, disse Hugo Canellas.

 

 

 

 

OS PLANOS DA PROLAGOS PARA ARRAIAL

Na reunião entre o prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, e o presidente da Prolagos, Carlos Roma Júnior, ocorrida na manhã desta quinta-feira (30), no Porto do Forno, a empresa apresentou todos os projetos que vão atender às exigências feitas pelo governo, para manter o contrato de concessão no município cabista. Entre os quais está a resolução do problema de esgoto da Praia dos Anjos, Estação da Prainha, abastecimento de água no bairro Pernambuca e também a instalação da cachoeira na Praia Grande. E mais: nos projetos apresentados pela Prolagos está prevista as obras de saneamento de todos os distritos. Só Pernambuca ainda está em análise, mas logo terá projeto também. A empresa se comprometeu que, até o final de 2018, todos os distritos estarão atendidos. E, segundo a Prolagos, este ano foi o melhor em questão de abastecimento da cidade.

 

 

 

 

CUMPRA-SE A LEI ORGÂNCIA

Em Cabo Frio, o vereador de oposição, Rafael Peçanha, protocolou ofício solicitando ao prefeito o cumprimento de diversos artigos da Lei Orgânica Municipal, no sentindo de publicar e enviar para os gabinetes dos vereadores todas as informações financeiras da atual gestão e também da passada, o que inclui balancetes, dotações orçamentárias e outros instrumentos. A transparência é uma obrigação legal e um dever constitucional. O edil quer saber quanto o município recebeu e como gastou nos últimos 90 dias, bem como um posicionamento oficial acerca das contas do governo anterior.

 

 

 

 

 

OS 40 ANOS DO EDILSON DUARTE

O ex-prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio Novellino, esteve na Escola Municipal Edilson Duarte, no Jardim Caiçara, visitando a unidade que completou 40 anos nesta quarta-feira (30). Em postagem no Facebook, ele lembrou que há 40 anos assumia como prefeito da cidade e na época a rede municipal de ensino só atendia as crianças até à 4a. série. “Mais de 100 crianças não conseguiram matrículas para a 5a. série na rede estadual. Decidi que elas não teriam seus estudos interrompidos. Há 40 anos eu e minha Secretaria de Educação, Cilea Barreto procuramos a diretora da Ferlagos, prof.a Yone Nogueira e ela na hora colocou as dependências da faculdade à nossa disposição. Há 40 anos nascia a E.M. Edilson Duarte. Em 1978 inauguramos suas próprias instalações. Em 1979 a ampliamos, tamanha foi a procura por novas matrículas, e é como ela se encontra. Hoje comemoramos 40 anos de sua fundação e as homenagens, com muita justiça, foram para sua primeira diretora professora Daracy. Agradeço a todos que nesses anos contribuíram para tornar o Edilson uma escola de referência na Região dos Lagos”, lembrou Bonifácio. Aproveitamos a deixa para parabenizar a toda equipe da escola, que é referência no ensino municipal.

 

 

 

 

VISITA AO HOSPITAL

Nesta quarta-feira (30), o prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, esteve no Hospital São José Operário, no bairro São Cristóvão, para conferir as instalações e o atendimento da unidade. Acompanhado do presidente da Câmara, Aquiles Barreto, e do líder do governo, vereador Miguel Alencar, MM almoçou com os amigos que lá estavam. “É muito bom ver que a nossa equipe está empenhada nos serviços prestados. O almoço estava ótimo! Agradeço o carinho de todos e aproveito para parabenizar os funcionários pela dedicação com a nossa cidade”, elogiou o prefeito.

 

 

 

 

 

ANULAÇÃO DE ATO ADMINISTRATIVO

O vereador Vanderlei Bento ajuizou uma ação de anulação de ato administrativo, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ). O objetivo é barrar a Resolução 044/2017, aprovada na semana passada, pela Câmara de Cabo Frio, que aprova as contas do prefeito Marquinho Mendes, referentes ao exercício de 2012, que já tinham sido reprovadas pela Legislatura passada. “Entendo que trata-se de uma ilegalidade, neste sentido, ingressei com a ação para anular o ato administrativo feito pelo presidente da Casa, vereador Aquiles Barreto, que ao meu ver, rasgou o regimento interno da Câmara Municipal de Cabo Frio, tendo como único objetivo mudar os resultados da judicialização das eleições de 2016, que a qualquer momento será julgada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, explicou o vereador.

 

 

 

ATÉ O KIBE LOCO

Só para registrar. Nem mesmo o Kibe Loco perdoou o prefeito de Cabo Frio e já logo lançou um meme que caiu nas redes sociais e rapidamente se espalhou.

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias