BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (28)

A malhação de Renatinho Vianna; O novo xerife do Porto do Forno; Aluguel por temporada em pauta em Cabo Frio; Segurança Pública em debate em São Pedro; As estratégias jurídicas do SOS Iguaba e muito mais...


DEUS AJUDA...

Quem cedo madruga”, diz o ditado popular. De olho no dito, o prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, estava nesta terça-feira (28), às 6h da manhã, se exercitando em plena Praia Grande, na companhia do amigo Diogo e o secretário de Esportes Ralf Gonzaga. Retomou o treinamento funcional. “Adoro acordar cedo e aproveitar essa praia maravilhosa que Deus nos deu”, explicou o prefeito. E quem cedo madruga, tem privilégio de ver o arco-íris, como foi o caso de Natinho. Bom presságio? Dizem que sim. Mas a verdade é que o prefeito, desde que assumiu a chefia do executivo, trabalha mais de 12h por dia e não vem se dedicando aos cuidados com a saúde. Resultado: a pressão andou disparando (Renatinho é hipertenso) e o ponteiro da balança já está marcando 99kg. A barriguinha que não tinha, apareceu. “Não posso descuidar da minha saúde”, revelou Renatinho.

 

 

 

NOVO XERIFE NO PORTO DO FORNO

Kaká Vitorino já o novo xerife da Companhia Municipal de Administração (COMAP). Ele foi eleito presidente interino do Porto do Forno pelo Conselho Administrativo. A turma ficou animada, muitos parabéns e celebrações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ALUGUEL POR TEMPORADA

O vereador Miguel Alencar participou de reunião com o Trade Turístico, realizada na tarde de segunda-feira (27), na sede do Sebrae/RJ, em Cabo Frio. O assunto foi o aluguel de casas por temporada. Participaram da reunião representantes da ASAERLA, Convention & Visitors Bureau, Associação dos hotéis e restaurantes, Procuradoria da Prefeitura, Defesa Civil e Secretaria de Turismo. A secretária de Turismo da cidade também esteve na reunião, assim como representantes da Associação dos Proprietários de Imóveis de Aluguéis de Temporada (APIAT). De posse das informações apresentadas no encontro, o vereador pretende elaborar um Projeto de Lei que normatize a atividade no município. A questão é delicada e a cada temporada tem gerado mais reclamações. Miguel acredita que com a ajuda de todos, a questão poderá ser resolvida.

 

 

 

UNINDO O ÚTIL AO SUSTENTÁVEL

O responsável pela Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Cabo Frio, Alessandro Teixeira, tem seguido com afinco essa premissa. Aliás, vale destacar que ele tem trabalhado sem parar, buscando parcerias para capacitar a população, se mostrando um secretário de alta performance, que não se intimida com a burocracia e vem buscando caminhos para avançar na secretaria. Ele já fechou várias parcerias, a maioria prevendo descontos nas mensalidades de cursos de capacitação para servidores municipais, universitários e a juventude cabo-friense. Alessandro já conseguiu descontos nas principais faculdades da cidade. E de fato, unindo o útil ao sustentável, ele vai avançando e trazendo muitos benefícios para a população. Puxou a responsabilidade da Escola Técnica Nilo Pessanha para a alçada dele e tem se mostrado mais do que um técnico, um grande articulador.

 

 

 

BOMBA A VISTA

A expectativa é grande para o Fórum de Cultura de Cabo Frio que acontece na quinta-feira (30). O evento que tem como objetivo discutir o Plano Municipal de Cultura e todas as vertentes culturais da cidade, bem como eleger o Conselho Municipal de Cultura, deveria ter sido finalizado no último sábado (25). Porém, sem conseguir chegar a um entendimento, os organizadores resolveram transferir para esta quinta as decisões finais. O problema é que não houve consenso em muitos pontos. Há quem diga que não há entendimento entre as pessoas de dentro do governo. Aliás, o que se espera para esta semana é muito bafafá entorno do fórum. Vamos esperar para ver.

 

 

 

SEM TAXAS PARA TEMPLOS RELIGIOSOS

Em Búzios, na sessão ordinária desta terça-feira(28), foi encaminhado um projeto de lei que visa isentar os templos religiosos da cidade, com finalidades filantrópicas e sociais, “de qualquer tipo de taxa municipal”. Para usufruir da isenção, o responsável deverá formular pedido junto à Secretaria da Fazenda Municipal, apresentando: registro de sua fundação e constituição, perante o Cartório de Registro de Pessoa Jurídica e credenciamento de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), perante a Receita Federal. O PL foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça para análise quanto à constitucionalidade.

 

 

 

SEGURANÇA PÚBLICA

A Câmara de Vereadores aldeense realizou reunião entre os vereadores e autoridades ligadas à área de segurança pública na cidade. Os vereadores quiseram ouvir do tenente e subcomandante da 2º CIA da PM, Amarildo Neves Pereira Filho, sobre as ações da Polícia Militar no combate à violência em São Pedro da Aldeia. Para que fosse realizada essa reunião, a sessão desta terça-feira (28) foi transferida para às 18h. O que motivou a reunião foi a onda de assaltos que está ocorrendo na cidade, deixando os moradores de diversos bairros apreensivos. Os vereadores acreditam que para combater a criminalidade, é necessária uma ação integrada entre Policia Militar, Guarda Civil Municipal, Conselho Municipal de Segurança (CMSSPA), sociedade civil e o Poder Executivo. Mas para isso, é necessário estruturar a GM. Ficou marcado para o dia 5 de abril, as 9h30m, mais uma reunião e, desta vez, serão convidados representantes da Guarda Civil Municipal, Conselho Tutelar, ACIASPA, Secretaria de Assistência Social, setor municipal de iluminação e a Coordenaria Municipal de Postura. Após essa reunião, será marcada uma audiência pública.

 

 

 

ESTRATÉGIAS JURÍDICAS

A coordenação do grupo SOS Iguaba se reuniu mais uma vez. E a reunião foi embalada por muito mistério. Há quem diga que a pauta do encontro foram as estratégias jurídicas que serão adotadas pelos advogados, para tentar derrubar a famigerada liminar que mantém a prefeita Grasiella Magalhães no cargo. A coordenação do SOS Iguaba quer dar velocidade ao julgamento do processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Na próxima quinta-feira (30), vai ocorrer nova reunião. O encontro vai ser na Rua Itália, no bairro Canellas City, na antiga Pizzaria do Wilson Bombril. A quem interessar possa, a reunião vai ser aberta ao público.

 

 

 

GUARDA CIVIL MUNICIPAL

Na audiência pública da Guarda Civil Municipal, realizada nesta terça-feira (28), na Alerj, a deputada estadual Márcia Jeovani falou sobre a situação da GM em Araruama, que segundo ela passa por sérios problemas. No evento foram discutidos vários assuntos pertinentes às Guardas Civis Municipais, no que diz respeito a direitos e também a capacitação. Márcia destacou que situações como as que estão acontecendo em Araruama não podem mais ocorrer. "Não foi dado prosseguimento ao trabalho que foi desenvolvido no governo passada e a Guarda Civil Municipal de Araruama está praticamente acabada. Nossa guarda trabalhava em parceria com as polícias Militar e Civil, fazia o patrulhamento das ruas. Éramos uma das poucas cidades a possuir a Ronda Maria da Penha, que hoje não existe mais. Muitos guardas foram demitidos e descartados e outros fazem o papel de guarda escolar, no lugar do auxiliar de disciplina. Queremos debater aqui formas para que isso não aconteça à categoria e que a capacitação dos guardas possa ocorrer em todos os Estado", disse a parlamentar durante a audiência.

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias