BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (23)

Marquinho Mendes e o nepotismo; Audiência pública do Ensino Médio; Conta transparente em Arraial do Cabo; Vereadores de Iguaba no pé da prefeita; Segurança pública em debate em São Pedro e muito mais...


AS MAIS LIDAS

A nota publicada por Berenice Seara, no começo da noite desta quarta-feira (22), revelando que o prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes nomeou a esposa como secretária de Assistência Social (o que meio mundo já sabia) e deu ainda cargos de confiança ao sogro e cunhado viralizou em 3 minutos na cidade. Recebemos esse link de mais de 20 pessoas diferentes e de várias correntes opositoras ao prefeito, quase simultaneamente. O mais interessante é que Berenice postou pouco depois das 18h e dois minutos depois já tinha até meme no Facebook, afinal, estamos no Brasil, onde a piada não se perde jamais. A matéria ocupou destaque do G1 nacional e foi a terceira mais lida do dia, no Extra online. O desgaste foi grande e deixou governo com riso sem graça.

 

 

 

NEPOTISMO

Mas há quem diga que por dentro do governo, que isso era "morte anunciada." Fontes dão conta de que Marquinho não estava confortável com essa situação de nomear a esposa. Embora o antecessor Alair tivesse abusado do mesmo nepotismo, Marquinho, durante a campanha criticou essa postura dos Corrêa e prometeu que faria diferente. Ele até tentou, mas... dizem que não conseguiu. Até o MP já tinha se manifestado mandando ele revogar a decisão.  Agora que a informação foi amplamente divulgada pela grande mídia, Marquinho pode recuar sim e exonerar a esposa. Mesmo a contragosto dela.

 

 

 

BARRADOS NO BAILE

Os vereadores de Cabo Frio estiveram na sede do Ministério Público aguardando a reunião entre o prefeito Marquinho Mendes, a secretária de Educação, Laura Barreto e os promotores, para discutir o problema da manutenção do Ensino Médio na rede municipal. Porém, diante da limitação de espaço, os edis foram barrados e não puderam acompanhar a reunião. Sendo assim, uma audiência pública foi marcada para a sexta-feira (24), às 14h, no auditório da Prefeitura, quando estarão presentes o prefeito, a secretária, os promotores, os representantes das escolas em questão e a vereança, além de representantes de turma. Oitenta e seis pessoas foram convidadas. Essa reunião vai pegar fogo. E na sessão desta quinta-feira, da Câmara de Cabo Frio, que vai falar na tribuna livre é a diretora geral da Escola Municipal Rui Barbosa, Márcia Sueli Marques, além das representantes das escolas Nilo Batista e Marli Capp.

 

 

 

 

 

 

SILAS COLUNISTA 

O deputado estadual Silas Bento está estreando nesta quinta-feira (23) como Colunista RC24h. E começa descendo sarrafo na questão da privatização da CEDAE. E faz com base em dados comparativos com tarifas praticadas pela PROLAGOS que foi privatizada no passado. Vale conferir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COM A SAÚDE

Marquinho Mendes participou da reunião da Comissão Regional de Gestores de Saúde da Baixada Litorânea, realizada na quarta-feira (22), em Cabo Frio. Segundo o prefeito cabo-friense, o foco da comissão é fortalecer o Consórcio Intermunicipal de Saúde, a fim de promover a união dos municípios e melhorar a qualidade do serviço em toda a região.

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTA TRANSPARENTE

A nova lei para os comércios em Arraial do Cabo foi aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Renatinho Vianna. Trata-se da Lei Nº 2.027 e dispõe sobre o regime de conta transparente em estabelecimentos comerciais onde o consumo e pagamento não ocorrem de imediato. Ou seja, em comércios como bares, restaurantes, quiosques, barracas de praia e similares, agora serão obrigados a fornecer uma comanda impressa ou fichas individuais para que o cliente possa manter o controle da conta. Os comércios que se enquadram na lei têm até 30 dias para se adequarem, podem ser notificados pela fiscalização municipal e até multado em até R$ 2.500 e, em caso de reincidência, será cobrado o dobro.

 

 

 

 

 

 

SEGURANÇA ALDEENSE

A crescente violência em São Pedro da Aldeia foi tema de debate na Câmara de Vereadores, na sessão desta quinta-feira (23). O tema foi levantado pelo edil, Zezinho Martins, que defende o armamento e capacitação da Guarda Municipal. Vários vereadores manifestaram preocupação com a onda de assalto nos bairros de São Pedro e as crescentes ocorrências de tiroteios e localidades onde a atuação do tráfico tem aumentado. O comandante do 25º Batalhão da PM, coronel André Henrique, foi convidado pelos vereadores para participar da próxima sessão, na terça-feira que vem, dia 28, para falar sobre a segurança e o policiamento no município aldeense. Depois desta reunião, será realizada audiência pública para tratar da questão.

 

 

 

 

 

 

 

VERGONHA NA FLEXEIRA

Ainda na sessão desta manhã, o vereador Zezinho fechou a plenária falando sobre a vergonha que foi a vacinação contra a febre amarela, na manhã de quarta-feira, no bairro Flexeira, quando centenas de pessoas se agruparam na fila para receber a vacina. “Foi um desrespeito com a população. Uma vergonha. A secretária de Saúde precisa de apoio e autonomia na secretaria. Precisa montar a equipe dela, para que possa trabalhar, senão, ela não vai conseguir fazer nada. Quero dizer ao prefeito que pare de montar a equipe para a secretaria. Para se ter uma ideia, a maioria da população de Praia Linda e Balneário foram vacinados em Iguaba Grande, onde foram atendidos sem filas, perguntas ou apresentação de documentos. Isso se deve à competência da equipe de Saúde, que dou os parabéns. Agora, se em São Pedro não há vacinas suficientes, que o prefeito vá até o Estado solicitar”, disparou o vereador.

 

 

 

 

 

 

 

MEIAS RESPOSTAS

Sobre a resposta da prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães, aos requerimentos feitos pelos vereadores da oposição. Como já relatamos aqui na Boca Miúda, a chefe do Executivo já começou a enviar a documentação para o Legislativo. Quer dizer, uma parte dos documentos pelo menos. Os edis solicitaram as documentações de todas as licitações feitas em 2017 e 2016, pela Prefeitura de Iguaba. Porém, a prefeita enviou a documentação somente das concorrências que ainda vão acontecer. Mas, segundo o vereador Vantoil Martins, pelo menos sete pregões foram realizados neste ano e a documentação dos mesmos não foi enviada à Câmara, assim como as informações dos que ocorreram em 2016. Ainda segundo Vantoil, os vereadores da oposição vão entrar com uma Ação de Exibição de Documentos na Justiça, em que exigirão do Executivo a apresentação dos respectivos mapas de comparação de cotação de preços das licitações públicas de Iguaba Grande. Ou seja, os edis estão ligados e atentos às movimentações do governo.

 

 

 

 

 

 

TAXAS DE REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS

O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Sérgio da Cunha, e a diretora de Meio Ambiente, Roseli de Almeida, foi recebido pelos vereadores de Iguaba Grande, para uma reunião, em que foi tratado o Projeto de Lei Ordinária nº 006/2017, de autoria do Poder Executivo, sobre valores e critérios de indenização ao município dos custos de análise e processamento dos requerimentos de licença, certificados, autorizações e certidões ambientais bem como suas averbações. Os edis tiraram dúvidas a respeitos das taxas para regularização ambiental e emissão de certidões de imóveis e pediram ao secretário a revisão das mesmas e também que sejam mantidos os valores atuais para os construtores que cumprirem com todas as leis referentes à legalização de imóveis.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias