BOCA MIÚDA: Os bastidores da política da Região dos Lagos nesta terça-feira (21)

Aquiles nega golpe; Marquinho reunido com Comte e bancada PPS; Janio em todas; Ayron pede construção de Hospital em Figueira; SOS Iguaba mais unido que nunca; Mantendo as aparências em SPA; A dor de Magno; André vai ter que dar satisfação quando viajar e Lívia acusada de desviar função de GMs...


"NÃO TEM GOLPE NÃO"

Assim disse o presidente da Câmara de Cabo Frio, Aquiles Barreto, que colocou em pauta nesta terça-feira (21), o pedido de anulação da sessão que rejeitou as contas referentes ao exercício de 2012, do prefeito Marquinho Mendes. Aquiles alega que a sessão foi inconstitucional e que a Procuradoria da Câmara identificou sete pontos falhos, que dão respaldo ao pedido de nulidade. O anúncio da pauta em votação emergencial, caiu como bamba na cidade. A oposião foi às redes sociais protestar. Aquiles defende-se alegando que Marquinho não conseguiu sequer ter acesso à ata da sessão que o tornou inelegível, por isso, nunca conseguiu se defender, como está previsto na lei. Ou seja, o bicho pegou e a oposição ficou enlouquecida. Isso sem falar na polêmica do colégio Rui Barbosa, que mobilizou vários estudantes e professores. Mas apesar disso tudo, da enorme pressão, de muitas réplicas e tréplicas, os trabalhos aconteceram sem mortos nem feridos. Mesmo debaixo dos protestos e embates da oposição, a matéria foi aprovada.

 

 

 

 

 

 

UM CHOPPINHO, POR FAVOR!

O secretário de Cultura, Ricardo Choppinho, largou estilo sambista e vestiu paletó hoje, exclusivamente, para falar da Semana Teixeira e Sousa, Conselho de Cultura, Biblioteca (Solar dos Massa) e CAV. O destaque foram duas importantes novidades: Solar dos Massa não vai mais abrigar a Biblioteca Walter Nogueira. Segundo explicou, depois da reforma e restauração, a estrutura predial não suporta mais todo estoque de livros e outros no seu interior, por ser muito antigo. Com relação ao CAV (que deixou de funcionar no Museu do Surf), vai ocupar o antigo Palácio das Águias, que pertence à prefeitura, local em que funciona atualmente uma agência do Itaú (em frente ao Canal). A bliblioteca deverá ficar em um prédio próprio da prefeitura, que fica em São Cristóvão. 

 

 

 

 

 

MARQUINHO ARTICULANDO COM PPS

O prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes e os vereadores Miguel Alencar e Guilherme Moreira participaram de um encontro com o deputado estadual, Comte Bittencourt, presidente estadual do PPS, nesta terça-feira (21) no gabinete do prefeito. Foi basicamente uma reunião da bancada do PPS local com a presença do cacique estadual. Em postagem no Facebook, eles disseram que o objetivo foi discutir com o parlamentar sobre projetos para o município. Marquinho busca outros apoios a nível estadual (ALERJ), já que os deputados de nossa região fazem oposição declarada e não parecem muito interessados em ajudar o prefeito. Enquanto isso...

 

 

 

 

 

 

ESTEVE EM TODAS

O deputado estadual Janio Mendes teve uma manhã cheia de compromissos, em Cabo Frio, nesta terça-feira (21). Primeiro ele participou a Caminhada do Dia Internacional da Síndrome de Down, promovida pela Apae de Cabo Frio. Depois esteve na cerimônia de abertura da Semana Teixeira e Sousa, na Praça Porto Rocha, quando discursou sobre a importância do escritor cabo-friense para a cultura da cidade. Atento a tudo! 

 

 

 

 

 

 

HOSPITAL NOS DISTRITOS CABISTAS

Na sessão desta terça-feira (21), o presidente da Câmara de Arraial do Cabo, Ayron Freixo, indicou ao prefeito Renatinho Vianna que use parte dos recursos das emendas parlamentares, que levarão ao município R$ 7,5 milhões, para construir um hospital nos distritos cabistas. Segundo Ayron, devido à distância e ao número de habitantes, os Figueira, Monte Alto, Sabiá e Pernambuca merecem uma unidade hospitalar para atender a demanda. O prefeito Renatinho Vianna já sinalizou positivamente para a indicação do presidente da Câmara. E mais, não só a área de saúde dos distritos será contemplada, como também a de saneamento básico.

 

 

 

 

 

NOTA DE FALECIMENTO

Autoridades da região estiveram presentes no velório e sepultamento de dona Arlete do Nascimento Soares de Carvalho, mãe do advogado Carlos Magno, procurador Geral de Cabo Frio. O corpo foi velado na capela mortuária de São Pedro da Aldeia. O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, acompanhado do procurador do município cabista, Dr. Davi Figueiredo foram dar apoio a Magno, que estava muito abatido. Aliás, por um período ele esteve um pouco ausente do cenário político, para poder cuidar da mãe. O Portal RC24h aproveita para expressar os mais sinceros sentimentos à toda família.

 

 

 

 

 

 

NA COLA DO PREFEITO

Em Búzios, a oposição continua na cola do prefeito André Granado. Na sessão desta terça, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal 01/2017, que propõe alterar regra sobre autorização de viagem do prefeito, foi aprovado em primeiro, com 6 votos favoráveis contra 2 votos contrários (vereadores Joice Costa e Niltinho de Beloca). O novo texto determina que o prefeito e o vice não poderão se ausentar do município por mais de 15 dias, nem do território nacional por qualquer prazo, sem prévia autorização da Câmara Municipal, sob pena de perda do mandato. No parecer da Comissão de Constituição e Justiça ressalta que “a modificação não está proibindo que o prefeito ou vice possam viajar ao exterior, mas somente exige autorização legislativa prévia.”

 

 

 

 

 

INTRIGA DA SITUAÇÃO

Depois que falamos aqui na Boca Miúda que o grupo SOS Iguaba estaria se dissolvendo, os integrantes do movimento, mais do que depressa, entraram em contato para ressaltar que estão mais unidos do que nunca. Segundo eles, a história de que a oposição estaria se bicando e se desentendendo é mentira, pura "intriga da situação". O grupo formado pelos vereadores Vantoil Martins e Alan Rodrigues, além de Rodolfinho Pedrosa, Hugo Canellas e Marcelo do Regional, inclusive, estava reunido na noite de segunda-feira (20). De acordo com eles, os encontros para discutir a situação da política do município acontecem pelo menos duas vezes na semana e Marco Antônio do PHS tem estado ausente porque atualmente está morando no Rio, por essa razão tem participado pouco, mas continua junto, firme e forte com o grupão que forma a opisição contra prefeita Grasiella Magalhães. 

 

 

 

 

 

MANTENDO AS APARÊNCIAS

Já em São Pedro da Aldeia, a aparente calma e tranquilidade em que discorreu a sessão desta terça-feira (21), na verdade maquiou o que está ocorrendo nos bastidores. Depois do barraco da semana passada, em que Bia de Guga e Zezinho cobraram do presidente Bruno Costa, explicações sobre o carro da muamba, nesta terça, a sessão foi tranquila, sem debates calorosos. Mas nos corredores, há quem diga que a situação é de cobra comendo cobra e o pau está comendo solto. Ainda sobre o barraco da semana passada, um internauta contou que, quando Bia de Guga foi fazer os questionamentos ao presidente da Casa, na tribuna, uma dona muito simples, falou: “Oh, minha filha, a gente quando tem telhado de vidro, não presta jogar pedras nos outros não”. Ou seja, se os políticos pensam que os mais humildes não estão prestando atenção em tudo o que acontece, estão muito enganados.

 

 

 

 

 

DESVIO DE FUNÇÃO

Em Araruama, os guardas civis municipais que atuam na segurança escolar estão indignados. Acontece que, alegando falta de funcionários e também a crise financeira, o governo Lívia de Chiquinho colocou todos para atuar como auxiliares de disciplina. Além do desvio de função, os guardas municipais reclamam da extensa carga horária, chegando a quase 11h diárias.  Os GMs que entraram em contato com o Portal RC24h estão indignados e desapontados ao mesmo tempo, pois em Araruama, assim como a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal não pode fazer greve.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias