BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (27)

Os factoides políticos em Cabo Frio; A bateção de boca de Alair na internet; Eleições indiretas em Arraial do Cabo; PF no município cabista de novo e muito mais


CRIANDO FACTOIDES

O não provimento ao agravo regimental de Marquinho Mendes (PMDB), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Processo 101, causou a maior confusão em Cabo Frio nesta quinta-feira (27). O prefeito Alair Corrêa (PP) foi o primeiro a postar no Facebook que MM tinha perdido recurso na Justiça e, portanto não seria diplomado como futuro chefe do executivo. Mas houve quem achasse que Alair estava tentando criar um factoide político, para tirar o foco das reclamações dos servidores por causa dos salários atrasados. Talvez Alair tentasse mostrar de forma um tanto atropelada que ele ganhou, pelo menos sob o próprio ponto de vista, a batalha judicial que vem travando com Marquinho desde 2008. Na postagem que fez na rede social, ele chegou a falar em oito anos de espera, em juízes comprados, que MM ganhou a prefeitura na mão grande, que ele nunca tinha se conformado com isso e que, por fim, tinha cumprido a missão dele, de tornar o adversário inelegível. Fato é que tal postagem gerou uma onda de boataria complicada.

 

 

CRIANDO FACTOIDES II

Após a postagem, o rebuliço foi armado e os advogados de defesa de Marquinho Mendes logo trataram de explicar o que tinha acontecido. Segundo dr. Davi Figueiredo, “quando houve o indeferimento do registro da candidatura de Marquinho Mendes pelo juiz eleitoral de Cabo Frio esta condenação do processo 101 foi considerada como uma das causas de inelegibilidade. Porém, o plenário do TRE/RJ afastou justamente essa condenação e considerou que o prazo de três anos já passou em 2011 e que a Lei da Ficha Limpa não poderia retroagir para atingir uma condenação ocorrida antes da vigência da citada Lei. Deste modo, a defesa está muito tranquila, já que a decisão tomada pelo TSE em nada influencia ou pode influenciar no resultado do registro da candidatura de Marquinho Mendes", explicou o advogado. Ou seja, tanto disse me disse, só serve para causar mais instabilidade numa cidade já imensamente fragilizada pela crise. Será que vale a pena? Cabe a reflexão!

 

 

BATENDO BOCA NA INTERNET

Aliás, não podemos deixar de citar que o atual prefeito de Cabo Frio tem perdido bastante tempo no Facebook, respondendo os questionamentos dos servidores. Não para de bater boca na internet. Lalá afirma que pagou o salário de agosto de todos os funcionários, que rebatem a afirmação dizendo que ainda não receberam. A troca de farpas está ferrenha: “Se o senhor quiser, lhe envio o meu extrato bancário para provar que não recebi”, disse uma servidora na postagem do prefeito. De duas uma, ou Alair Corrêa está mentindo ou está desinformado. Mas, pelo andar da carruagem é melhor ele conferir com o Departamento Pessoal da Prefeitura se todos os pagamentos relativos a agosto foram realizados de fato. Isso, com certeza, evitaria tantos desgastes. #ProntoFalei

 

 

ALIENAÇÃO OBSCURA

Não houve quórum para a sessão da Câmara de Cabo Frio desta quinta-feira (27). Na pauta, a única matéria para ser votada era a Mensagem Executiva Nº 4/2016 – Projeto de Lei Nº 53/2016, em que o prefeito Alair Corrêa altera o art. 1º da Lei nº 2.546, de 26 de dezembro de 2013, que “Autoriza o Poder Executivo a alienar, sob a forma de investidura, área de terra do Patrimônio Municipal nas condições que menciona”. O problema é que ninguém sabe explicar ao certo que área é essa e pra que o prefeito quer aliená-la.

 

 

DE LICENÇA

O presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, vereador Marcello Corrêa (PP), está de licença da Casa Legislativa. Ele foi flagrado em momento de descontração, em conhecido bar no Braga, onde costuma frequentar. Marcello, aliás, não foi poupado por servidores municipais, que tiraram foto e postaram no Facebook, com severas críticas ao edil. 

 

 

 

 

 

ELEIÇÕES INDIRETAS JÁ!

Já em Arraial do Cabo, depois que Andinho perdeu mais uma vez no TSE, não tem mais fuga, desculpa ou empecilho, a Câmara tem que promover a eleição indireta para escolher quem vai ser o prefeito até o final do ano. Será que o prefeito interino, Luciano Tequinho, vai continuar dando uma de sem braço? Já vem sendo apelidado de “galo enrolador”.

 

 

 

 

 

FEDERAL NA ÁREA

Uma viatura da Polícia Federal foi vista circulando por Arraial do Cabo nesta quinta-feira (27), novamente. A presença dos federais na cidade causa calafrios em muita gente. Diga-se de passagem, são muitas as visitas da PF ao município cabista.

 

 

 

 

MAIS PRUDÊNCIA

O ex vice-prefeito de Arraial do Cabo, Reginaldo Mendes (PT), tem chamado a atenção da população para um caso que, segundo ele, tem rolado nos bastidores da política cabista. Trata-se da Lei de Uso e Ocupação do solo/Plano Diretor. Segundo Reginaldo, há um movimento tomando forma, para que a lei seja alterada no apagar das luzes do atual governo. “MEXER em tal lei em final de ano, com mudança de governo em curso, com possibilidade de eleição indireta pela câmara é temeroso. Mais ainda caso isso ocorra ‘a toque de caixa’; sem ao menos uma audiência pública. Os interesses de alguns "investidores" não devem se sobrepor à LEI e muito menos aos interesses da coletividade”, postou Reginaldo no Facebook. Vale o alerta a toda população para essa questão e às movimentações do governo.

 

 

 

 

LOA EM ANDAMENTO

Em toda a Região, a Câmara de Búzios é uma das poucas que segue com o trabalho sem interrupções. E olha que lá, 90% dos vereadores não foram reeleitos. Mesmo assim, os edis seguem cumprindo com o trabalho. A LOA (Lei Orçamentária Anual) segue tramitando na Casa Legislativa. Nesta tarde, aconteceu reunião da Comissão de Finanças e Orçamento com os vereadores para a discussão sobre a mesma. Segundo o presidente da Comissão Lorram Silveira, as entidades, como por exemplo a APAE, já têm apresentado as demandas para serem incluídas no Orçamento. A Comissão já realizou uma audiência para tratar do Orçamento Municipal no dia 19 de outubro e pretende fazer outra em breve. A expectativa é que o projeto de lei que estima a receita e fixa a despesa do exercício financeiro do município até 10 ou 15 de dezembro.

 

 

 

RECEBENDO OS NOVOS VEREADORES

O presidente da Câmara de Vereadores de Búzios e vice-prefeito eleito, Henrique Gomes, deu início a uma agenda com os novos edis, com intuito de familiariza-los com os trabalhos do Legislativo. Ele já recebeu o vereador eleito João Carlos de Souza, o Dom. Ele recebeu de do presidente da Casa uma cópia do regimento interno e conheceu alguns setores da Câmara.

 

 

 

ESPECULAÇÕES BUZIANAS

As especulações em Armação dos Búzios quanto à composição do próximo governo de André Granado (PMDB) não param. Há quem diga que, uma das possibilidades, é da vereadora Joice Costa assumir uma secretaria. Desta forma, ela abriria vaga para Lorram Silveira que é o primeiro suplente da vaga. Na verdade, o prefeito reeleito ainda não sinalizou o que pretende fazer, se vai renovar o primeiro escalão, quem vai convidar ou qualquer outra medida. O jeito é aguardar para ver o que acontece.

 

 

ESPECULAÇÕES ALDEENSES

Já em São Pedro da Aldeia o comentário é que o próximo secretário de Saúde será Adalberto Amaral. Depois do desgaste que teve, ao defender Chumbinho na CPI da Saúde, ele não conseguiu se reeleger. Mas agora, o nome dele é apontado como o mais cotado para ocupar a vaga. Experiência ele tem, não só porque teve que gastar lábia para defender o governo na CPI, mas porque já foi sub-secretário de Saúde de São Pedro da Aldeia. Mas, há quem duvide dessa possibilidade. O jeito é aguardar para ver o que acontece.

 

 

ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu as datas para a realização de eventuais eleições suplementares em 2017. De acordo com a Portaria TSE nº 1078, de 20 de outubro de 2016, as eleições poderão ser realizadas nos seguintes dias: 15 de janeiro, 5 de fevereiro, 12 de março, 2 de abril, 7 de maio, 4 de junho, 2 de julho, 6 de agosto, 3 de setembro, 1º de outubro, 12 de novembro e 3 de dezembro. Na Região dos Lagos, a cidade que deve ter eleições suplementar é Iguaba Grande, onde os votos do primeiro e segundo colocados na eleição foram anulados. A primeira colocada é a prefeita Grasiella Magalhães (PP) sofreu derrotas na Justiça, de deixam ela ainda mais distante da reeleição. 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias