BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quarta-feira (5)

A polêmica dos indeferimentos dos prefeitos eleitos na região e muito mais


INDEFERIMENTO I

O indeferimento de algumas candidaturas vem gerando confusão em várias cidades da Região dos Lagos. A começar por Cabo Frio em que tanto Marquinho Mendes (PMDB) quanto Adriano (Rede) se posicionam como o prefeito eleito. Inclusive Alair Corrêa (PP) já está montando um governo de transição para Adriano, definindo até quem serão os responsáveis pelas atividades de transição. Enquanto isso, nesta quarta-feira (5), Marquinho esteve no Rio de Janeiro, reunido com o secretário de Estado de Saúde, com proposta para reabrir a UPA e também com os responsáveis pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para definir a municipalização de um trecho lá na região do segundo distrito, que passa ali na região do Florestinha. Agora fica difícil para o cidadão entender toda essa situação.

 

 

INDEFERIMENTO II

O que é importante destacar é que de acordo com o artigo 224, do Código Eleitoral Brasileiro, o segundo colocado não assume a vaga do candidato que possa ter o indeferimento definitivo pela Justiça, como sonha Adriano e os correligionários dele. O que na verdade irá ocorrer é uma nova eleição, caso MM não consiga o deferimento.

 

 

INDEFERIMENTO III

Importante destacar que estamos no Brasil. País cujo presidente é Michel Temer, que é do PMDB e muito próximo do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes. Longe desta coluna fazer qualquer conjectura política ou jurídica. Mas que estamos no Brasil, estamos!

 

 

INDEFERIMENTO IV

Em Arraial do Cabo, a situação nada tem de similar com o que acontece com Marquinho em Cabo Frio. MM tem alguns processos problemáticos e delicados. No caso de Renatinho Vianna, foi apenas uma multa de R$ 500, que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aplicou a ele, que já foi paga, já tem certificado, mas que os adversários provocaram na Justiça, criando embaraço para a candidatura dele. Mas os advogados não têm a menor dúvida de que a situação de Renatinho será revertida. Vale salientar que, a situação de Renatinho nem deveria entrar como indeferimento e que será facilmente solúvel.

 

 

INDEFERIMENTO V

Entrando em contato com o advogado e procurador do município de Armação dos Búzios, Sérgio Azevedo, ele disse que a situação de André Granado (PMDB) é perene. O registro da candidatura dele foi deferido e o Ministério Público Eleitoral não recorreu. Apresentou recurso o PDT, que não é a parte do processo e não há legitimidade. Não há como se modificar o deferimento do registro do prefeito eleito. Portanto, ninguém tira André da cadeira, prefeito e vai governar por mais quatro anos. Quem sonha com a possibilidade de Alexandre Martins (PRB) assumir. É outro caso, mesmo se a Justiça interferisse, o que não cabe mais, ainda assim Alexandre não assumiria, pois novas eleições seriam convocadas. Mas desse mal, Granado não sofre.

 

 

INDEFERIMENTO VI

Em Iguaba Grande, a situação é mais complicada que a de Marquinho Mendes, que tem de resolver vários pepinos na Justiça. Em Iguaba, a prefeita tenta uma reeleição que a Constituição não permite. Por lá, na opinião de diversos juristas e advogados, devem ocorrer novas eleições. Até porque, o segundo colocado, também está indeferido. Só o terceiro colocado que está livre da Justiça. Mesmo assim, a Lei Eleitoral não permite que o segundo ou o terceiro colocado assumam. Então, a possibilidade de novas eleições é bem real.

 

 

O GOSTOSÃO

Ricardo Azevedo, mais conhecido como Cacá, atual superintendente da Prolagos, está sendo sondado como um dos nomes para compor o secretariado do governo Marquinho Mendes, caso ele consiga o deferimento. Modesto, Cacá se limitou a dizer que não está nada confirmado, mas que Carlos Roma Júnior, presidente da Prolagos já está preocupado. Afinal Cacá é o braço direito da presidência da empresa. Será que Roma vai deixar Cacá ir embora? Gente competente é assim, disputado no mercado de trabalho, mesmo com 12 milhões de desempregado.

 

 

OPOSIÇÃO FORTALECIDA

Conforme anunciados anteriormente, a eleição em São Pedro da Aldeia foi definida com margem apertada de votos. E a questão é que a oposição, apesar de ter sido derrotada, sai fortalecida e com projetos claros e definidos para 2020. É esperar pra ver. Até lá, ou Chumbinho cria um sucessor ou o gol estará bem aberto para Elizangela.

 

 

SERÁ QUE TEM TRANSIÇÃO?

Em Araruama, o que todo mundo quer saber é se haverá governo de transição? Será que Miguel Jeovani (PMDB) vai conseguir sentar para fazer a transição com Chiquinho da Educação? Sabemos que Lívia (PDT) foi eleita, mas quem vai governar de fato é o marido.

 

 

OPOSIÇÃO?

Os eleitos, Vanderlei Bento (PMB) e Rafael Peçanha (PDT), se reuniram nesta quarta-feira (5), em Cabo Frio, para a surpresa de muitos. Afinal os dois são como água e óleo. Mas, mesmo assim, sentaram para conversar. Há quem diga que Rafael vem fazendo uns caminhos para tentar se eleger presidente da Câmara, por isso procurou Vanderlei Bento. Há quem diga, ainda, que ano que vem, Vanderlei se posicionará como oposição ao governo. Será que ele vai conseguir? A grande questão hoje é, oposição a Marquinho ou Dr. Adriano? É pagar para ver! 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias