Colunista RC24h - Kakáh Federico: Celulite – O fim do pesadelo!


Para um problema multifatorial, um tratamento multifuncional. É só assim que se combate esse terror que aflige as mulheres, que se ainda não têm, um dia terão se não mudarem seus hábitos. Hoje, 95% das mulheres sofrem com a celulite, afinal, ela surge de múltiplos fatores e cada vez mais fica difícil combatê-la. 


A celulite é classificada em estágios de 1 a 4, que vai do mais leve - onde não apresenta sinais da pele. até o mais extremo - onde a aparência fica tipo "casca de laranja". A partir do 2º grau desse estágio é mais difícil a cura, porém é possível amenizar o problema.


Sabe-se que a péssima qualidade alimentar aliado ao sedentarismo, assim como os desequilíbrios hormonais e os fatores genéticos, estresse, fumo, pílula anticoncepcional, colaboram para o aparecimento e a piora da celulite.


De concreto, sabe-se que a dupla: Alimentação e  exercícios físicos ajudam a diminuir os furinhos. Isso se forem hábitos adotados, diga-se de passagem, a longo prazo e não da noite pro dia e eliminá-la definitivamente, dependendo do caso é claro, ainda não é possível.


Péssimas notícias??? Nem tanto. Adotar uma alimentação mais saudável, com mais frutas e água e menos gordura e sal, certamente vai ajudar a saúde não só com a celulite, como também adotar para sempre a prática de atividade física regular. Não adianta gastar fortunas com drenagem linfática ou outras opções se continuar sedentária  e com uma vida dietética e completamente irregular, rica em refrigerantes, doces, salgados etc.


ALIADO Nº 1 - ALIMENTAÇÃO: Procure se alimentar o mais saudável possível, para isso procure um nutricionista, somente ele pode te orientar. Dietas de internet e blogueiras só ajudam ao efeito sanfona. Lembre-se: sua saúde vale muito, não a coloque em risco com dietas da moda!


ALIADO Nº 2 – EXERCÍCIO FÍSICO: A prática regular de exercícios aeróbios (corrida) e anaeróbios (musculação) promovem a perda de gordura(tecido adiposo), aceleram o metabolismo, melhoram a circulação sanguínea, o tônus muscular, com menos gordura, tem-se menos flacidez. Quanto mais massa muscular, maior gasto calórico, e maior diminuição da massa gordurosa.

 


Kakáh Federico – Profissional de Educação Física (UFRRJ), proprietária da Academia Vibe Gym, Pós Graduada em: Medicina do Esporte e da Atividade Física (UGF/RJ), Musculação e Treinamento Físico (UGF/RJ), Biomecânica, Cinesiologia e Condicionamento Físico (UGF/RJ). Membro efetivo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias