OMS diz que epidemia do vírus zika está em queda no Brasil

No entanto, segundo a entidade, casos podem aumentar em outros lugares do mundo


A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta segunda-feira que a epidemia de zika está claramente em regressão no Brasil. Segundo a entidade, a queda provavelmente está relacionada ao fim do verão. No entanto, a OMS acredita que o número de casos de pessoas afetadas pelo vírus pode aumentar “significativamente” nos próximos meses no mundo.

 

"A epidemia está em uma fase descendente no Brasil", afirmou Marie-Paule Kieny, subdiretora-geral da OMS, numa coletiva de imprensa em Paris. Segundo ela, o mesmo acontece na Colômbia e Cabo Verde.

 

A subdiretora-geral da OMS disse que impossível saber no momento se haverá uma reativação do vírus no futuro. No Brasil, foram registrados 1,5 milhão de casos de zika, e o vírus se estendeu a muitos países da América Latina. Marie-Paule indicou anteriormente que o vírus zika poderá se estender para outras zonas do mundo, como a Europa.

 

Sobre o risco de propagação da doença para a África, ela disse que por ora não há certezas:

 

"O vírus, e portanto a epidemia, poderá propagar-se para todos os lugares em que existe o vetor, por isso estamos organizando uma rede de vigilância na África".

 

Cerca de 600 cientistas participam nesta segunda e terça-feira de um simpósio internacional sobre o vírus zika no Instituto Pasteur de Paris.

Categorias: País

Fotos da notícia




Outras notícias