BOCA MIÚDA: Bastidores da Política da Região dos Lagos nesta segunda-feira (7)

Confusão no PT de Cabo Frio ameaça apoio a Marquinho Mendes; Renatinho Vianna vai para PRB; Ciro Gomes na Região; Carlindinho vai em solenidade do trio parada dura de SAMPE; Leitão no #15MinutosNoRC; SEPE vai encerrar 2015 e muito mais...


Confusão no PT
Para surpresa de todos, no fim do último sábado (5), quase de noitinha, Tutti, militante petista de longa data, me mandou uma mensagem via whatsapp afirmando que o partido o escolheu para ser o candidato do PT a prefeito de Cabo Frio. Eu confesso que estranhei a notícia, mas Tutti foi enfático e deu declarações sobre a questão, demonstrando que estava respaldado por outros membros da executiva: "Temos história dentro do partido e fora dele. Fico feliz pela indicação dos companheiros. Espero amadurecimento para que tenhamos uma candidatura própria. Estaremos sempre à disposição do partido seja como candidato ou não. Sou um militante de base que nunca fugi das lutas, está será mais uma delas que sairemos vencedores", disse Tutti. Ele explicou que a estratégia do PT é usar o tempo de TV (4 minutos) pra defender o partido e agenda política da sigla que passa por grandes turbulências depois da pseudo prisão de Lula.

 

 

 


Confusão no PT 2
Assim que soube, fiz uma conta rápida. E como fica Marquinho Mendes (PMDB) que prometeu votar contra o impeachment de Dilma pelo apoio do partido na cidade? Liguei pra ele. Ficou surpreso. Disse que não sabia de nada e que cedo, por volta das 10h, tinha falado com o presidente municipal, Eduardo Kita, que reafirmou compromisso, querendo marcar data de evento de oficialização de apoio. Liguei pra Kita imediatamente.

 

 

 

 

Confusão no PT 3
E no telefone, Kita disse que Tutti está doido. "O partido está em sua ampla maioria com o deputado Marquinho Mendes (PMDB). Não faço ideia de onde Tutti tirou essa candidatura própria. E essa questão já foi decidida na executiva nacional e estadual. Sendo assim, nem passa por mim. Isso já está sacramentado e o PT está com Marquinho nessa eleição", finalizou Kita. Agora vamos combinar: eita partido tinhoso esse tal de PT. 

 

 

 

 

 

 

Renatinho no PRB
Renatinho Vianna está de malas prontas para o PRB, partido que mais cresceu na Região dos Lagos nos últimos meses. Nesta segunda-feira (7) teve uma conversa definitiva com Hugo Leal, presidente do PROS, onde anunciou a mudança. O anúncio (quase oficial) se deu na filiação de Ayron Freixo, que reuniu a nata da política do Cabo.

 

 

 


Renato Vianna mandou "na lata"
Não há como não citar os discursos de alguns dos principais líderes, na Câmara de Arraial, nesse sábado (5), durante a solenidade de filiação do vereador cabista Ayron Freixo. Usaram a palavra Dr Davi Dutra, que salientou a importância da formação de uma juventude para conduzir o futuro político da cidade. Bonifácio destacou a condução coercitiva de Lula e atacou a grande imprensa sobre a manipulação da notícia. Dudu de Nardinho alfinetou PDT, lembrando que quando era do partido, não podia participar de atividades ligadas aos adversários. E por último, o surpreendente discurso de Renato Vianna, que numa tacada só esculhambou Andinho e aproveitou para destacar que não quer fazer parte de um governo de Renatinho, caso ele seja eleito. "Sei que meu tempo já passou e meu tempo será até ver meu filho prefeito de Arraial", disse o ex-prefeito, arrancando aplausos da assistência que estava lotada. Vale conferir o discurso que já alcançou pouco menos de 1.700 visualizações desde sábado à noite.

 

 

 

 

 

Trio parada dura
O que se viu esse fim de semana em São Pedro da Aldeia foi sinal de união dos políticos que têm coragem e disposição para enfrentar a máquina de Chumbinho. Um espaço pequeno, no Centro, dividido irmamente por três, e um discurso de unidade, em que um rolava a bola para o outro. Determinados numa mesma trilha, Zezinho Martins (SD), Robinho Raio X (PRB) e Rui Pinheiro (PSDB) deram demonstrações claras de quando existe uma meta, a vaidade pode ser deixada de lado. Iédio parece que perdeu um grupo que conta com dois políticos jovens e sem vícios da politicagem e um outro experiente, de família tradicional, que podem sim fazer a diferença nessas eleições de 2016. Mas a coragem, não falta ao trio. Discursos duros, porém coerentes, sem compromisso com governo (sem rabo preso) e demonstrando muita vontade de fazer uma política diferente.

 

 

 

 

Trio parada dura 2
E na oportunidade, Paulo Lobo que esteve presente, revelando certa afinidade com o trio, ainda ouviu uma indireta de Zezinho dizendo que "não será vice de ninguém". Outro destaque no evento, foi a ausência de Iédio, que segundo comentários dos presentes, com sua decisão unilateral (de ser candidato a prefeito) acabou isolado.

 

 

 

 

Trio parada dura 3
Mas o ex-prefeito Carlindinho, que não é bobo, apareceu sábado na solenidade de Robinho Raio X, que assinou filiação ao PRB, assumindo inclusive a direção da legenda no município. Deixou uma portinha aberta, afinal, como disse Iédio a Zezinho, política muda toda hora. No evento de Robinho, estiveram presentes o Eduardo Lopes, presidente estadual do partido, além de outros membros importantes da sigla.

 

 

 

Enquanto isso

Enquanto a oposição caminha unida, Chumbinho vai na rádio fazer 'remi-remi'. Deu uma de vítima acusando a oposição de ser raivosa. E nada de explicar sobre acusações graves dos vereadores de oposição (como por exemplo as denúncias da CPI da Saúde). Entrevista sem graça e sem conteúdo. Não disse a que veio.

 

 

 

 

 

 


Ciro Gomes na Região dos Lagos
Na próxima sexta-feira (18), a Região dos Lagos recebe o pré-candidato à Presidência da República pelo PDT Ciro Gomes, para uma série de palestras sobre os desafios que nossas cidades e o país irão enfrentar na próxima década. Ciro Gomes foi deputado estadual, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, deputado federal e Ministro da Fazenda e da Integração Nacional. A visita começa por Arraial do Cabo, onde será recepcionado por José Bonifácio na Praça do Guarani e fará palestra para aproximadamente 200 pessoas numa casa de festa. Em Cabo Frio, quem faz o cicerone será o deputado Janio Mendes e o evento acontece no Clube Costa Azul. De lá, Ciro ainda vai em Búzios e Araruama. Depois dos últimos episódios envolvendo Lula, Ciro tem sido uma esperança para quem é da esquerda menos radical.

 

 

 

 

 

 

 

#15MinutosComLeitão

O pré-candidato a prefeito em Cabo Frio pelo PSOL, Claudio Leitão, foi o entrevistado dessa semana no #15MinutosNoRC. Naquele estilo metralhadora, como sempre, sobrou chumbo grosso para todos os lados. Vale a pena conferir. Leitão como economista, culpa Alair pela crise na cidade. E nem podia se esperar comentário diferente dele. A publicação será nesta terça-feira (8).

 

 

 

 

 

 

 

Fim da greve

Os professores da rede municipal de ensino de Cabo Frio decidiram por fim a greve de três meses, numa assembleia que aconteceu nesta noite de segunda. As aulas retornam nesta terça-feira (8) mesmo, para alegria geral da nação, e assim, concluir o ano letivo de 2015. Até os sindicalistas pareciam aliviados na foto. Parte considerável da população estava avaliando a paralisação como algo ruim de maneira geral, embora considerassem que os professores tinham razão. Finalmente os estudantes vão acabar o ano passado.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias