A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session57c379206884080a0e3705468f9e9415df9f5c5c): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Colunista RC24h - Alexandre Costa - Medo de Amar: quando não conseguir amar torna-se um problema | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Colunista RC24h - Alexandre Costa - Medo de Amar: quando não conseguir amar torna-se um problema


Nem todos os que evitam envolvimentos afetivos, possuem o medo de amar. Existem pessoas que de alguma forma aprenderam a se sentir bem sozinhas e não desejam se envolver em um relacionamento íntimo.


Mas como saber quando realmente se está com medo de amar? Existe alguns possível indicadores: 


- Você costuma achar que o outro não irá gostar de sua companhia?

- Sente medo de receber negativas ao demonstrar seu interesse?

- Já se apaixonou sem permitir que o outro soubesse dos seus sentimentos?

- Já abandonou alguém por medo de ser abandonado antes?

- Afastou-se de um relacionamento por medo de se comprometer?

- Evitou entregar-se a uma relação por receio de perder a sua liberdade?

- Evitou ou terminou um relacionamento por acreditar que sentiria as mesmas decepções e dores de antigos amores frustrados?

Se algumas dessas situações já ocorreram em sua vida mais de uma vez, você pode ter ou estar desenvolvendo o medo de amar.


Outras características bem comuns em quem desenvolveu um medo patológico de amar é o fato de desejar ter um relacionamento em que possa amar e ser amado e, ao não conseguir, sofre e se sente muito solitário. O indivíduo tende interpretar que "tem azar" ou que a "culpa" é sempre do outro.


Uma pessoa pode desenvolver esse medo por várias razões. Em alguns casos, esse é decorrente do pareamento com experiências desagradáveis passadas e se manifesta por meio de comportamentos de fuga, na tentativa de evitar passar pelas mesmas experiências novamente.


Algumas dessas experiências frustrantes podem ter sua origem em ideias distorcidas de perfeição que o indivíduo possui sobre a vida a dois. A idealização de um "amor perfeito" tende a levar a exigências excessivas sobre o pretendente e consequentemente, a decepções. Estas idealizações nunca são alcançadas, por se tratarem de expectativas irreais.


Seja qual for a origem, o medo patológico de amar tende a causar sofrimento, abalando a autoestima, a autoconfiança e as relações sociais.


O primeiro passo para curar-se desse medo, é reconhecer que ele existe e em seguida, buscar formas e ajuda para enfrentar esta situação, desenvolver uma visão mais realista sobre o amor, valorizar as coisas boas que um relacionamento amoroso pode oferecer e tomar consciência que em um relacionamento "perfeito", também podem haver conflitos e problemas, mas que estes também podem ser solucionados e que isto nem sempre tem que ser motivos para o término.

 

Alexandre Costa – Colunista do RC24h, Psicólogo, bacharel em Teologia e pós-graduado em Sexualidade humana.     www.facebook.com/alexandre.costa.psicologo

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias