Colunista RC24h Alexandre Costa - Carnaval: alegria, euforia e excitação

O Carnaval é considerado em nossa cultura como sendo um evento extremamente alegre e prazeroso. Não é à toa que o carnaval é a festa mais popular do nosso país e é um contexto com muitos possíveis estímulos adequados para ativar emoções como a alegria, euforia e excitação


O Carnaval é considerado em nossa cultura como sendo um evento extremamente alegre e prazeroso. Não é à toa que o carnaval é a festa mais popular do nosso país e é um contexto com muitos possíveis estímulos adequados para ativar emoções como a alegria, euforia e excitação.


Estas emoções são desencadeadas quando um indivíduo é exposto a estímulos que o faz reagir desta forma. Qualquer emoção ou sentimento aflora em certos contextos específicos, sendo sempre ligados a eventos subjetivos (pensamentos, lembranças e imaginação) ou ambientais.


Quando alguém está no auge das emoções, como a alegria, euforia e excitação, a probabilidade deste exercer comportamentos compatíveis com as mesmas é muito grande, como por exemplo: sambar, cantar, sorrir, brincar, beijar, etc, e quanto menor for às barreiras para restringir estes comportamentos, serão maior suas manifestações. 


Dessa forma, o carnaval é um ambiente propício para extrapolar e liberar fantasias que seriam proibidas em outros contextos, sem haver censura ou punição moral, sendo permitido vivenciar estímulos prazerosos que são normalmente reprimidos socialmente.


Em um mundo cercado por crises econômicas, dívidas, insegurança e conflitos de todos os tipos, deixar a razão de lado por alguns dias e permitir-se ser guiado um pouco mais pelas emoções, por si só, já é algo muito prazeroso, à medida que há um alivio do peso das responsabilidades da vida.


Então, aproveite o seu carnaval da melhor maneira possível, mas lembre-se de manter o autocontrole. O segredo para poder curtir os dias de folia, mantendo boas experiências e sem sofrer com consequências negativas e arrependimentos futuros, se resume em uma única palavra: moderação.


 

Alexandre Costa – Colunista do RC24h, Psicólogo, bacharel em Teologia e pós-graduado em Sexualidade Humana.   www.facebook.com/alexandre.costa.psicologo

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias