Prefeito de Itu e sua comitiva conhecem gestão da Prolagos

Os paulistas estão avaliando os modelos de gestão de saneamento em outras regiões


A Prolagos - Concessionária de Água e Esgoto - recebeu na quinta-feira (4) a visita de uma comitiva da cidade de Itu (SP), que foi conhecer as instalações da empresa, a tecnologia utilizada nas operações dos sistemas de água e esgotamento sanitário e o modelo de gestão da empresa que faz parte do grupo AEGEA. O presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr.  recebeu os visitantes, entre eles, o prefeito do município paulista, Antonio Luiz Carvalho Gomes, o Tuíze, e o diretor-superintendente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Itu, Maurício Geraldo da Silva Dantas. A comitiva de Itu, município com mais de 167 mil habitantes, está avaliando os modelos de gestão de saneamento em outras regiões.

 

Durante a visita à sede da concessionária, em São Pedro da Aldeia,  o presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr., apresentou a estrutura da empresa, destacando as tecnologias utilizadas nos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos, como o Centro de Controle Operacional (CCO), que controla, 24 horas por dia, os sistemas que atendem os municípios da área de concessão (São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios e Iguaba Grande).

 

“Os projetos de inovação e as tecnologias aplicadas pela Prolagos têm atraído a atenção de gestores em várias regiões do país. A chancela do Grupo Aegea e o empenho de toda a equipe da Prolagos nos permite apresentar resultados muito satisfatórios. A participação de empresas privadas no setor de saneamento tem muito a contribuir para o desenvolvimento dos municípios brasileiros, e é com muita satisfação que nos sentimos parte desse processo.” ressaltou Roma.

 

A visita se estendeu até a  Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de São Pedro da Aldeia, onde o  grupo pôde conhecer a tecnologia utilizada por lodo ativado, sistema usado há onze anos pela Prolagos. O Gestor Operacional da empresa, Thiago Maziero, destacou ainda que o sistema utilizado apresenta uma grande flexibilidade operacional.

 

“Na alta temporada o número da população na área de concessão pode chegar a dois milhões de pessoas, dado o elevado contingente de turistas que visita a cidade, e nosso sistema apresenta capacidade de tratamento de todo o esgoto gerado no período.” diz Thiago.

 

O prefeito, Antonio Luiz  Carvalho Gomes, elogiou a tecnologia utilizada na empresa. 

 

”Percebemos a eficiência, a preocupação com o trabalho realizado, com o atendimento ao público e a qualidade técnica e operacional de toda a empresa. E isso, para nós, é muito importante. Esse foi o nosso objetivo ao vir conhecer como a Prolagos opera os sistemas, principalmente em uma região que tem uma variação populacional durante a alta temporada” disse o prefeito.

 

Aegea – É a holding de saneamento controladora da Prolagos, uma das maiores companhias brasileiras do setor privado. Atende cerca de 3,6 milhões de pessoas em 43 municípios de oito estados brasileiros. A empresa foi criada em 2010 como holding de saneamento do Grupo Equipav, que acumula mais de 50 anos de experiência na área de infraestrutura e mais de dez anos na área de saneamento. Atua como administradora de concessões públicas, operando em todos os processos do ciclo integral da água. Os ativos de saneamento são gerenciados por meio de concessões plenas ou parciais e parcerias público-privadas.

Categorias: São Pedro da Aldeia

Fotos da notícia




Outras notícias