Coleta de sangue para exames é comprometida durante a renovação de contrato com laboratório em São Pedro da Aldeia

Prefeitura aldeense reconhece que o problema está ocorrendo devido ao momento de transição, mas situação deve ser normalizada nesta segunda-feira (1)


Há alguns meses, os cidadãos aldeenses que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) têm percebido problemas na realização de exames de sangue, na rede pública de São Pedro da Aldeia. Alguns internautas entraram em contato com o Portal RC24h e relataram que os resultados nunca ficavam prontos. Outros informaram que, após 45 dias da realização do procedimento, tiveram que refazer a coleta de sangue, para novo exame. Um internauta, que preferiu não se identificar temendo represálias, contou à reportagem, que os servidores da saúde aldeense são obrigados a colher o sangue e enviar para o laboratório, que era obrigado a descartar o material por não poder realizar o exame.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Aldeia informou por meio de nota, que dentro das regras de contratualização dos SUS, está contratando o laboratório de análises clínicas que venceu a licitação, sendo o mesmo o único que cumpriu às exigências legais para ser credenciado à Secretaria de Saúde. Ainda de acordo com a nota, a secretaria informou que a situação entra na normalidade nesta segunda-feira (1). "Estamos passando por um momento de transição no município, e os exames serão retomados, na potencialidade, segunda-feira (1)", afirmou a secretaria na nota.

 

DENÚNCIA NO MINISTÉRIO PÚBLICO

 

O problema na realização de exames na rede pública de saúde aldeense não passou despercebido pela CPI da Saúde, que foi presidida pelo vereador Zezinho Martins (SD). De acordo com o edil, na quinta-feira passada, dia 28, ele entregou ao advogado a denúncia que será encaminhada ao Ministério Público como denúncia. "Não sei onde vamos parar com tamanha incompetência. Mas tem um por maior, será que não fizeram isso para inchar o número de exames para aumentar a Nota Fiscal? Por isso que temos que pedir investigação!", disse o vereador.

 

Segundo a Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia, o Ministério de Saúde, há muito tempo, não remunera os municípios por procedimentos realizados e sim por tetos financeiros fixos, incluindo àquele destinado ao pagamento de laboratório. "Na atualidade, qualquer município que imaginar arrecadação maior com procedimentos laboratoriais, expressa profundo desconhecimento da legislação vigente do Sistema Único de Saúde", finaliza a Secretaria Municipal de Saúde aldeense.

Categorias: São Pedro da Aldeia

Fotos da notícia




Outras notícias