Colunista RC24h - Vera Heringer: Cozinha


Oi Gente!

 

Hoje o assunto é cozinha, um dos lugares mais visitados da casa e mais gostoso. Espaço importante e comum a todas as habitações, principalmente as residenciais. A existência desse ambiente está relacionado desde sempre com a fome, e com o surgimento do fogo.


Para conhecermos mais sobre, é muito interessante saber sua evolução, perceber as mudanças que aconteceram nesse espaço, é como chegou nos dia de hoje sendo um dos ambientes mais frequentados de nossas casas.

 

 

 

 

Hoje, um espaço de receber.


Nesse link um resumo da história da cozinha.


Essa matéria quer contribuir com  a sua decoração, iniciando pela bancada, auxiliar na escolha do material dessa etapa. Então, bora!


Quais os materiais vai encontrar para fazer essa peça:  Pedras naturais, pedras industrializadas, vidro, inox, cimento/concreto.


As de pedras naturais são as mais comuns, utilizar mármore ou granito faz parte da nossa cultura. Os mármores são pedras macias menos recomendadas para cozinha, já os granitos mais resistentes podem ser utilizados com mais tranquilidade. A escolha das tonalidade, vai do gosto pessoal aliado a proposta de decoração. As bancadas são sempre personalizadas facilitando a criação de detalhes em seu acabamentos. É comum o profissional de decoração especificar detalhes para valorizar ainda mais o ambiente. O acabamento dessas bancadas normalmente são polidos com resinas específicas para selar seus poros e assim tornam-se impermeáveis. Os cuidados para manutenção da beleza dessa peça é muito simples, não colocar panelas quentes direto na pedra, deve ter sempre a mão um descanso para evitar o contato direto com a resina acontecendo aí um desgaste da proteção de sua bancada. A limpeza deve ser feita com sabão ou detergente neutro e água, produtos abrasivos removem a película de proteção (que é a resina) evitar cortar alimentos direto na bancada, usar tábuas de madeira ou vidro, é o recomendado. Para a manutenção do brilho você pode passar uma vez por mês cêra de carro, lavando antes com sabão, deixe secar bem, depois aplique a cêra, espere o tempo de secagem recomendado pelo fabricante do produto e dê o polimento. Pronto, só isso.


Algumas pedras naturais utilizadas são: branco dallas, preto são gabriel, verde-ubatuba, branco ceará, corumbá, amarelo brasil, branco itaúnas etc.


E as pedras industrializadas são os mármores composto: 


-A mistura de 90% de quartzo (o material natural mais abundante do planeta), ao qual se junta 10% de resina de poliéster como elemento aglutinante e pigmentos especiais. O processo chamado sistema de vibrocompressão a vácuo resulta nos mármores compostos que são: silestone, marmoglass, techinostone... os nomes variam conforme seus fabricantes.


-O Corian é um material sólido, não poroso e homogênio, composto de 1/3 de resina acrílica e 2/3 de minerais naturais. O principal mineral é TriHidrato de Alumina (ATH), derivado da bauxita, da qual o alumínio é produzido.


A principal característica do aço inox é a alta resistência à oxidação atmosférica. O aço inox pode conter também substâncias de níquel, molibdénio e outros elementos, que apresentam propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns. O aço inox é muito resistente a altas temperaturas e também a temperaturas abaixo de 0ºC.


É altamente indicado manter a bancada da cozinha de aço inox longe de qualquer tipo de riscos, sendo assim a aparência higiênica que o material possui será preservada por um bom tempo. Sua densidade média é de 8.000 kg/m³ além de ser um material reciclável.


- Vidro sua manutenção precisa ser frequente, pois tendem a ficar com marcas superficiais de uso, nas cozinhas a espessura tem que ser grande para resistir a impactos. Mas muitas vezes vale a pena pela sensação agradável e pela versatilidade do vidro.


-Cimento/concreto – resistente, bonito, de fácil manutenção e pode ser revestida.


Os cuidados para uma bancada sempre em bom estado é comum a todas elas independente do material (somente a cêra é recomendada para as pedras naturais).


E é isso, espero ter colaborado!! 

 

*Vera Heringer - Colunista do RC24h, bacharel em design de interiores, coordenadora/instrutora no curso técnico de Design de Interiores do Senac Cabo Frio. 

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias